O que é cpx.exe e como removê-lo?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários têm nos contactado com perguntas sobre como encerrar ou remover o cpx.exe processo. Alguns ficaram em conflito se o processo é realmente genuíno ou malicioso, dado o fato de que geralmente se recusa a fechar quando o usuário tenta selecionar Fim do processo dentro Gerenciador de tarefas . Normalmente, o usuário descobrirá vários processos de segundo plano diferentes chamados Aplicativo incorporado do Google depois de inspecionar os processos chamados por cpx.exe .





O que é cpx.exe?

Cpx.exe é geralmente considerado como um PUP (programa potencialmente indesejado) . o executável cpx.exe não é um arquivo do sistema e não é essencial para o bem-estar do seu sistema operacional de forma alguma. Uma rápida investigação em Gerenciador de tarefas revela que o executável chama um único processo em segundo plano: Aplicativo incorporado do Google .



Apesar do nome, o aplicativo incorporado Google não está relacionado ao Google de forma alguma. Na verdade, é um processo de adware que faz parte do adware s5Mark suíte. Esse adware é comumente fornecido com vários instaladores populares que estão disponíveis em vários sites de download confiáveis.

O executável CPX é conhecido por consumir muitos recursos da CPU e permanecer ativo, apesar de alguns esforços do usuário para desligá-lo. Por causa disso, o consenso geral é que o processo é usado para minerar criptomoedas.

O que é um programa potencialmente indesejado?

Os PUPs chegam regularmente em um determinado PC ao serem agrupados com outro software. PUPs são frequentemente oculto dentro dos instaladores de downloads de software populares na Internet e será instalado automaticamente junto com o respectivo programa.



Os PUPs podem causar problemas ao seu sistema por dois motivos diferentes:

  • Os PUPs podem conter adware ou spyware.
  • Os PUPs podem “emprestar” os recursos do sistema para minerar criptomoedas - isso drenará gravemente os recursos do sistema.

Devo remover cpx.exe?

A resposta curta é sim . Existem muito poucos motivos pelos quais você deseja manter deliberadamente um software que está constantemente consumindo uma grande parte dos recursos da CPU. No entanto, é muito provável que você não consiga remover apenas o executável cpx.exe.

A maioria dos usuários que estavam lidando com esse problema específico relataram que só foram capazes de lidar completamente com o cpx.exe após reinstalar o Chrome. Aparentemente, este processo malicioso é capaz de alterar o Google Chrome e outras compilações derivadas (como o Chromium). Nesse caso, a única solução para removê-lo indefinidamente é reinstalar uma versão limpa do Chrome.

Potencial ameaça à segurança

Conforme estabelecido anteriormente abaixo, o cpx.exe é na verdade um processo de adware pertencente ao adware s5Mark suíte. Você pode confirmar isso abrindo um Gerenciador de tarefas janela (Ctrl + Shift + Esc) e verificando Aplicativo incorporado do Google entradas. Se você encontrar várias entradas que estão usando um número significativo de recursos, pode ter certeza de que isso está sendo causado pelo adware s5Mark depois de.

O problema com o adware é que eles operam em uma área cinzenta de legalidade. Por causa disso, a maioria dos pacotes de antivírus não os tratará como uma violação de segurança e, conseqüentemente, não os tratará. No entanto, existem alguns softwares que o farão.

Um desses softwares é o Malwarebytes. O verificador de segurança é excelente para identificar adware que geralmente passa por outros verificadores gerais altamente especializados em malware, spyware e ransomware. Se você estiver tendo problemas para usar o Malwarebytes, siga nosso artigo detalhado ( aqui ) sobre como usar o software para limpar seu sistema.

Como remover cpx.exe

Se você usou o Malwarebytes, há uma grande chance de que o software já colocou em quarentena o processo que estava consumindo os recursos do sistema. No entanto, é muito provável que esse processo tenha deixado muitos arquivos residuais que não foram removidos automaticamente pelo analisador de segurança.

Use os dois métodos abaixo para excluir todos os vestígios do adware s5Mark suite do seu sistema:

Método 1: Excluindo chaves relacionadas ao cpx do Editor do Registro

Alguns usuários foram capazes de remover cpx.exe excluindo cada uma das chaves do registro que se referem ao processo com Editor de registro . Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma janela Executar. Tipo ' regedit ”E bateu Entrar abrir Editor de registro .
  2. Dentro Editor de registro , clique em Computador para verificar se você está no local raiz e pressione Ctrl + F para abrir o Encontrar janela.
  3. No Encontrar janela, digite “ cpx ”Na caixa de pesquisa e marque as caixas associadas a Chaves , Valores , e Dados . Por fim, marque a caixa associada a Corresponder apenas à string inteira e acertar o Encontre o próximo botão.
  4. Assim que a lista começar a ser preenchida, exclua cada chave que se refere a cpx.exe (localizado em Arquivos de programa x86 )
  5. Depois de conseguir remover todas as ocorrências, feche Editor de registro e reinicie o seu PC. Depois que seu pc for inicializado novamente, você não deverá mais ser capaz de detectar o cpx.exe processo dentro Gerenciador de tarefas .

Se você ainda está vendo o cpx.exe processo ou se este método não fosse aplicável, vá para Método 2 .

Método 2: Desinstalando o adware s5Mark

Depois de conseguir limpar o registro do Windows de chaves pertencentes a cpx.exe , é hora de eliminar o pacote de aplicativos responsável por regenerar os arquivos de adware.

Remover o pacote de adware é tão simples quanto desinstalar s5Mark de Arquivos de Programas. Mas, caso a desinstalação falhe, removeremos os arquivos restantes manualmente. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um comando Executar. Tipo ' appwiz.cpl ”E bateu Entrar abrir Programas e características .
  2. Dentro Programas e características , role para baixo na lista de aplicativos e desinstale o s5Mark Programas.
    Nota: Se a desinstalação falhar, navegue até C:> Arquivos de programa (x86) e exclua o cxp pasta inteiramente.
  3. Reinicie o seu computador e veja se o problema foi resolvido.

No caso de você não conseguir desinstalar o s5Mark suite de Programas e arquivos , continue com o método final. Mesmo que você não veja mais vestígios do processo cxp.exe, é altamente recomendável fazer o acompanhamento com Método 3 .

Método 3: reinstalando uma versão limpa do Chrome (ou Chromium)

Acontece que o cpx.exe não é apenas acomodado pelo adware s5Mark suíte. Alguns usuários descobriram que esse processo malicioso também pode residir em uma versão infectada do Chrome ou do Chromium. Essas versões modificadas do Chrome geralmente estão disponíveis em locais de download obscuros.

Independentemente de você ter conseguido desinstalar o pacote s5Mark ou não usar Método 2 , abra uma janela Executar ( Tecla Windows + R ) e digite “ appwiz.cpl ' abrir Programas e características novamente. Em seguida, navegue pela lista de aplicativos e desinstale cada entrada que menciona cromada ou Cromo .

Nota: Lembre-se de que, se o seu Chrome for realmente malicioso, é provável que tenha um editor diferente Google Inc .

Depois de remover o Chrome ou Chromium, desinstale uma versão limpa de um dos seguintes links:

  • Cromada ( aqui )
  • Cromo ( aqui )
5 minutos lidos