Como ver uma lista de usuários no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora você provavelmente saiba como fazer login em seu sistema Linux com uma única conta de usuário e esteja familiarizado com a conta root, muito provavelmente não tem um utilitário simples para visualizar todas as contas atualmente em seu sistema. Felizmente, um único hack de linha de comando é tudo o que você precisa para trazer toda a lista. Isso, é claro, significa que você precisará obter uma linha de comando primeiro.



Pressione Super + T ou Ctrl + Alt + T para iniciar um gráfico. Você também pode pesquisar a palavra Terminal no Ubuntu Unity Dash ou encontrar o programa em Ferramentas e utilitários do sistema no menu Aplicativos do KDE ou no menu Xfce4 Whisker. Dependendo da distribuição que você está usando, provavelmente não precisará de nenhum privilégio especial para executar este comando. A maioria das distribuições modernas atribuirá pelo menos algumas tarefas de administrador ao primeiro usuário, mas você sempre pode adicionar sudo a esses comandos, se necessário.



Método 1: obtendo uma lista de todos os usuários Linux

Você deve ser capaz de ver uma lista de todos os usuários digitando o seguinte no prompt de comando getent passwd | cut -d ’:’ -f1 | Menos no entanto, como é muito longo, você pode querer copiá-lo e colá-lo deste recurso da web. Se for esse o caso, certifique-se de clicar no menu Editar em seu emulador de terminal e, em seguida, clicar em Colar. Você também pode usar Shift + Ctrl + V para colar, mas lembre-se de que Ctrl + V não cola na maioria dos emuladores de terminal, pois tem uma função diferente na linha de comando.



Este comando deve produzir uma linha longa pela qual você pode navegar com as teclas do cursor ou usando a tecla J e a tecla K para rolar para cima e para baixo. Digite q para sair. Se esta é a primeira vez que você olha para todos os usuários do seu sistema, então você provavelmente ficará surpreso. Não se preocupe porque seu sistema não foi comprometido de forma alguma. Distribuições GNU / Linux de propósito geral têm muitas contas de usuário configuradas para executar processos diferentes como algo diferente de root. Seu nome de usuário real em um sistema de usuário único pode mais do que provavelmente ser encontrado na parte inferior.

Alguns desses nomes podem ser reconhecidos por você como nomes de diferentes programas em execução em segundo plano. Essas contas provavelmente foram instaladas quando os pacotes para esses programas surgiram.



Método 2: Encontre o Número de Usuários

Como esta lista provavelmente é longa e desajeitada, você precisará usar o utilitário wc ou de contagem de palavras para encontrar o número exato de contas de usuário configuradas em seu sistema. No prompt, digite ou copie getent passwd | wc -l em seguida, pressione Enter. Você não precisará usar um pipe para um programa como mais ou menos porque isso certamente terá apenas alguns dígitos.

No sistema de teste Xubuntu de amostra que usamos para fazer as capturas de tela, havia nada menos do que 38 contas de usuário, embora uma única conta de usuário real real seja a única maneira de entrar nessa máquina. Isso se deve ao fato de que este programa conta as pseudo-contas criadas por esses pacotes. Felizmente, existe uma maneira de se restringir a contar apenas os reais.

Se você deseja realmente ver quem está conectado à máquina, digite Comercial e pressione Enter. A maioria das pessoas que usam uma distribuição baseada em Debian por si mesmas descobrirão que têm apenas sua conta mais o root. Sistemas de servidor e configurações multiusuário executando algo como CentOS ou Red Hat Enterprise Linux podem descobrir que há muito mais contas conectadas ao mesmo tempo, a menos que estejam usando máquinas virtuais para manter a contagem regressiva. Observe que os usuários conectados a máquinas virtuais em execução em bare metal só aparecerão como conectados em seus próprios ambientes.

Um pouco mais de informação pode ser obtida executando o comando quem sem nenhum argumento. Você encontrará em quais terminais cada um dos usuários está conectado. Lembre-se de que tty7 é o servidor gráfico X ou Wayland com o qual você está trabalhando, se tiver o Unity ou GNOME instalado. Isso explica por que sua conta de usuário ainda pode mostrar que você fez login em algum lugar, mesmo se estiver usando apenas um desktop padrão. Na verdade, devido a algumas curiosidades históricas do Unix e à maneira como os sistemas Unix gerenciam os dispositivos dos usuários, você verá isso mesmo se estiver usando uma tela sensível ao toque.

3 minutos lidos