Hardware / Série de ‘Grand Challenges’ lançada pela GENCI para testar a capacidade do supercomputador 9-Petaflop Atos 1 minuto lido

Atos Group, YT

Recentemente, Atos e GENCI (Grand Equipement National de Calcul Intensif) anunciaram em colaboração o lançamento em breve do mais recente supercomputador Joliot-Curie que foi instalado no TGCC (Très Grand Centre de Calcul du CEA) localizado em Bruyères-Le- Châtel (Essonne, França). Este sistema do BullSequana X1000 construído pela Atos deve entrar no ranking dos 500 maiores supercomputadores do mundo em junho de 2018.

Para garantir que tudo no sistema está operando perfeitamente, vários grandes desafios que compreendem simulações em larga escala de pesquisas industriais e acadêmicas estão sendo executados. Por meio desses Grandes Desafios, cientistas escolhidos recebem uma oportunidade única de obter acesso aos recursos do supercomputador, o que lhes permite fazer grandes avanços. Quando esses desafios acabarem, o supercomputador estará à disposição de pesquisadores europeus e franceses. Esses pesquisadores poderão experimentar o mais recente sistema Curie, que é 4,5 vezes mais poderoso em comparação com o Curie anterior.

Phillipe Lavocat, o CEO da GENCI comentou nesta última introdução, “GENCI tem o prazer de tornar o supercomputador mais inovador da França, um BullSequana X1000 de 9 petaflop, disponível para pesquisa francesa e europeia, ajudando a fortalecer a competitividade científica global de nossos pesquisadores, acadêmicos e industriais, e reforçar a competitividade econômica com base no digital desenvolvimentos. Este supercomputador também incorpora a aceleração do investimento da França em grandes infraestruturas de pesquisa para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento, ”

Especificações do Joliot Curie

Joliot Curie parece ter especificações brilhantes com configuração inicial oferecendo a proeza de computação de 9 petaflops (9 milhões de bilhões de operação / s). Isso é equivalente à potência de 75000 PCs de mesa. Uma extensão desta versão planejada em 2019 que ultrapassa a capacidade atual para adicionar mais 20 petaflops.

Os nós de computação desse supercomputador são parcialmente equipados com processadores Intel Xeon escaláveis ​​e processadores manycore Intel Xeon Phi. O pico de potência de computação deste supercomputador é de 8,9 petaflops e sua capacidade de memória distribuída é de 400 TB. O supercomputador possui uma tecnologia de ‘Direct Liquid Cooling’ que permite que seja resfriado por água quente, o que reduz o consumo de energia em 40% em comparação ao resfriamento por ar.