Como remover arquivos de link simbólico



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Um link simbólico, também chamado de link simbólico ou às vezes até link simbólico, é essencialmente um arquivo que contém uma referência a algum outro arquivo e permite que você o acesse sem inserir o caminho completo do arquivo original. Você pode vincular a arquivos ou diretórios regulares, e muitos pacotes de sistema operacional usam isso para sua vantagem. Por exemplo, os usuários do Wine no Linux ou FreeBSD podem ter visto um diretório chamado dosdevices que contém links simbólicos para unidades simuladas do MS-DOS para ajudar na execução de programas do Windows.



Eventualmente, você pode precisar remover links simbólicos que você mesmo criou ou aqueles que sobraram de um programa. Você pode até receber uma mensagem de erro que diz “Muitos níveis de links simbólicos”, que mostra que um link está vinculado a si mesmo em um ciclo sem fim.



Método 1: Removendo Arquivos de Link Simbólico

Embora você não deva remover links sem um bom motivo, um único comando fará isso por você com um mínimo de brincadeira. Abra uma janela de terminal pressionando Ctrl, Alt e T ao mesmo tempo. Você também pode procurá-lo clicando no painel se estiver usando Unity ou iniciá-lo clicando no menu Aplicativos e selecionando-o em Ferramentas do sistema se usar KDE, Xfce4, LXDE ou outro ambiente de área de trabalho.



No prompt, use cd para navegar até onde está o link ofensivo e, em seguida, use rm -i linkName para remover o link, substituindo linkName pelo nome real do link. Você receberá um aviso que diz “rm: remover link simbólico‘ linkName ’?” para o qual você pode digitar y e pressionar enter. O link ofensivo é removido. Embora você possa remover um link apenas usando o rm sozinho, é melhor usar a opção -i para forçar o prompt para que você possa ter certeza de que é realmente um link simbólico que está removendo. Se for lido outra coisa, você sempre pode digitar n para cancelá-lo.

Para fins de prática, fomos para o diretório / tmp e usamos mkdir bob para criar um diretório e vinculamos a ele com ln -s bob jamie para realmente fazer um link simbólico. Você sempre pode usar ln -s nome1 nome2 para criar um link simbólico para qualquer arquivo ou diretório em qualquer lugar em um sistema de arquivos. Por exemplo, criaria um link simbólico no diretório atual chamado edit que aponta para o arquivo nanorc do sistema. Você pode acessá-lo como se fosse qualquer outro arquivo e até mesmo usar mais editar para dar uma olhada nisso.



Assim que terminar, você pode usar rm -i editar para remover o link simbólico sem nunca tocar o real Arquivo. Este comando é suficiente para puxar qualquer link que sua conta de usuário tenha acesso para puxar sem precisar mexer mais. Se você alguma vez for pego tentando consertar o temido erro “Muitos níveis de links simbólicos” com um link simbólico que requer privilégios mais altos para contornar, tente sudo rm -i editar para excluir o arquivo. O sistema deve solicitar sua senha e, em seguida, solicitar a exclusão de sua conta de usuário.

Método 2: desvinculando links simbólicos

Você também pode remover entradas de links simbólicos em qualquer diretório digitando desvincular linkName , em que linkName é o nome da entrada. Então você pode digitar desvincular edição para remover o arquivo acima. Uma vez que não fornece a verificação de sanidade ou o bom prompt que o comando rm -i oferece, não chega nem perto do recomendado, mas funciona e, como não requer nenhuma opção, é discutível que seja mais fácil de usar , embora nenhuma das técnicas deva ser muito explorada.

Você também encontrará sempre o rm em cada sistema Unix, seja ele baseado em Linux, BSD, Solaris, macOS ou até mesmo qualquer outra coisa, portanto, muitas vezes é a forma preferida de seguir.

3 minutos lidos