[FIX] Código de erro 646 do Windows Update



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows estão relatando que certas atualizações que tentam instalar com o componente WU integrado acabam falhando com o Código de Erro 646 . Acontece que esse código de erro específico parece ser exclusivo do Windows 7 e do Windows 8.1.



Código de erro 646 do Windows Update



Se você estiver encontrando esse problema no Windows 7 ou Windows 8.1, deve iniciar este guia de solução de problemas executando o solucionador de problemas do Windows Update e ver se o seu computador não é realmente capaz de corrigir o problema automaticamente.



De acordo com os usuários afetados, uma das causas mais comuns que podem levar ao aparecimento do código de erro 646 é um atualização do Windows ou Serviço de transferência inteligente de plano de fundo que é desativado à força.

No entanto, outro problema bastante comum que pode levar a esse problema no Windows 7 é uma chave Appdata que está apontando para o local errado. Nesse caso, você pode corrigir o problema modificando o registro usando o Editor do registro.

Firewalls superprotetores também são conhecidos por causar problemas desse tipo após clicar nas comunicações com o MS devido a um falso positivo. Nesse caso, as únicas soluções são colocar o WU na lista de permissões nas configurações do AV ou mudar para um pacote de segurança mais brando e desinstalar o atual.



Caso você queira contornar o problema (sem corrigir a causa raiz), baixar a atualização do Catálogo oficial do Windows Update é provavelmente a melhor e mais segura maneira de fazer isso.

Se você estiver lidando com um conflito de software, poderá resolver o problema usando o utilitário Restauração do Sistema para retornar o computador a um estado em que o conflito não estava ocorrendo. Mas se o problema estiver relacionado ao sistema operacional, você precisará fazer uma instalação de reparo ou instalação limpa para corrigir o componente Windows Update.

Executando o Solucionador de Problemas do Windows Update

Caso você esteja encontrando esse problema no Windows 7 ou Windows 8.1, é possível que o problema que você está enfrentando já esteja coberto por uma estratégia de reparo incluída pela Microsoft. Se for esse o caso, seu sistema operacional será capaz de implantar a correção automaticamente.

Se este cenário for aplicável, você deve tentar executar uma varredura com o atualização do Windows solucionador de problemas e veja se este utilitário pode identificar e corrigir o problema que você está tendo com o componente de atualização automaticamente.

O solucionador de problemas do Windows Update contém uma coleção essencial de estratégias de reparo automatizado que podem corrigir uma ampla variedade de problemas. Depois de iniciar este utilitário, esta ferramenta analisará o componente WU em busca de inconsistências e recomendará automaticamente uma correção se ela determinar que é viável.

Se você ainda não executou este utilitário, siga as instruções abaixo para iniciar o Windows Update Troubleshooter no Windows 7 ou Windows 8.1 e corrigir o Código de erro 646:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite 'ao controle' dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Painel de controle clássico interface.

    Acessando a interface do Painel de Controle Clássico

  2. Na interface principal do Painel de Controle, use a função de pesquisa no canto superior direito da tela para pesquisar ‘Solucionar problemas’. Em seguida, na lista de resultados, clique na entrada Solução de problemas para expandir a lista de solucionadores de problemas integrados.

    Acessando o menu clássico de solução de problemas

  3. Assim que estiver dentro do Solução de problemas menu, vá para a frente clicando em Sistema e Segurança .

    Acessando o menu de solução de problemas de sistema e segurança

  4. Depois de entrar no Sistema e Segurança menu, clique em atualização do Windows (no Windows) para abrir o Solucionador de problemas do Windows Update.
  5. Depois de ver o primeiro menu do solucionador de problemas do Windows Update, comece clicando em Avançado, em seguida, marque a caixa associada a Aplicar reparos automaticamente .

    Aplicando reparos automaticamente

  6. Aguarde até que o processo seja concluído e clique em Aplicar esta correção e siga as instruções na tela caso etapas adicionais precisem ser executadas para que a correção seja aplicada com êxito.

    Aplicando a Correção

  7. Caso seja solicitado que você reinicie, reinicie e veja se o problema foi corrigido assim que a próxima sequência de inicialização for concluída. Basta retornar à tela do Windows Update e instalar qualquer outra atualização pendente e ver se você ainda encontra o mesmo Código de erro 646.

Caso o mesmo código de erro ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Instalando a atualização por meio do Catálogo do Windows Update

Caso o solucionador de problemas do Windows Update não tenha conseguido localizar e corrigir o problema do componente WU local que está impedindo você de instalar certas atualizações do Windows, você pode ignorar esse componente se desejar.

Como foi relatado por alguns usuários afetados, você provavelmente pode instalar as atualizações com falha baixando-as do Catálogo do Microsoft Update e instalando-as manualmente. Claro, isso é um pouco tedioso (especialmente se várias atualizações estiverem falhando), mas ainda é melhor do que operar uma máquina desatualizada.

Na maioria dos casos, o código de erro 646 está confirmado para ocorrer com as seguintes atualizações:

  • KB972363
  • KB973709
  • KB972581
  • KB974234
  • KB974810

Se você decidir seguir esse caminho e instalar as atualizações pendentes manualmente, siga as instruções passo a passo abaixo:

  1. Abra seu navegador padrão e acesse este link ( aqui ) para pousar diretamente no endereço raiz do Catálogo do Microsoft Update .
  2. Depois de entrar, use a função de pesquisa (canto superior esquerdo da tela) para pesquisar uma das atualizações que estão falhando com o código de erro 646.

    Procurando pela atualização que você deseja instalar manualmente

  3. Assim que os resultados forem gerados, procure a atualização apropriada, tendo em mente a arquitetura da CPU e a versão do Windows que você está utilizando.

    Escolhendo o Windows Update certo

  4. Depois de conseguir identificar a atualização correta, clique no Baixar botão associado a ele e aguarde até que a operação seja concluída.
  5. Depois que o download for concluído, abra Explorador de arquivos e navegue manualmente até o local onde o download foi feito, clique no arquivo .inf e escolha Instalar no menu de contexto recém-exibido.

    Instalando o driver Inf

  6. Repita as etapas acima com cada Windows que não consegue instalar com o código de erro 646
  7. Assim que todas as atualizações com falha forem instaladas, reinicie o computador para concluir a operação.

No caso de a tentativa de instalar as atualizações com falha por meio do Catálogo do Windows Update levar você ao mesmo erro, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Forçar o início dos serviços Windows Update e Transferência inteligente de plano de fundo

Em cada versão recente do Windows, há alguns serviços essenciais que o seu computador precisa usar para instalar novas atualizações pendentes do Windows: atualização do Windows e Serviços de transferência inteligente de plano de fundo.

Se esses serviços estiverem desativados por padrão ou o Tipo de status NÃO está definido para Automático, você pode esperar encontrar problemas associados à instalação de novas atualizações do Windows.

Para testar essa teoria, faça uma viagem até a tela de Serviços e verifique esses dois serviços - caso eles estejam realmente desabilitados ou não configurados para serem executados automaticamente, faça as alterações necessárias para corrigir o componente de atualização do Windows Update.

Aqui está um guia rápido passo a passo que irá guiá-lo por tudo isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Services.msc’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Serviços tela.

    Digite “services.msc” na caixa de diálogo Executar e pressione Enter

  2. Assim que estiver dentro do Serviço tela, vá para a seção à direita e role para baixo na lista de serviços ativos e localize o Windows Update. Depois de ver, clique com o botão direito e clique em Propriedades no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando a tela Propriedades do serviço Windows Update

  3. Assim que estiver dentro do Propriedades cena, selecione o geral guia e altere o tipo de inicialização para Automático e clique em Começar caso o serviço não esteja em execução. A seguir clique Aplique para salvar as alterações.

    Iniciando o serviço Windows Update

  4. Repita as etapas 2 a 4 com o Serviços de transferência inteligente de plano de fundo e certifique-se de que o serviço está em execução antes de clicar em Aplique.
  5. Retorne para atualização do Windows tela e iniciar a instalação do atualização do Windows novamente e veja se o problema foi corrigido.

Caso os dois serviços já tenham sido iniciados ou esta operação não tenha feito diferença e você ainda esteja encontrando o mesmo código de erro 646, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Limpar a chave AppData por meio do Editor de registro

Acontece que no Windows 7 e no Windows 8.1, o código de erro 646 pode muito bem ser causado por dados temporários corrompidos localizados na chave de registro associada ao AppData.

Alguns usuários que também encontraram esse problema confirmaram que o problema foi resolvido depois de usar o Editor do Registro para navegar até o local da chave AppData e verificar seu conteúdo (em vários diretórios diferentes). De acordo com os usuários afetados, essa chave de registro pode conter um local defeituoso que pode ser responsável por esse problema específico.

Para aplicar essa correção, siga as instruções abaixo para limpar o conteúdo da chave AppData em uma tentativa de corrigir o código de erro 646:

Nota: Se você não se sentir confortável em editar o Registro, é aconselhável fazer backup de seus dados com antecedência.

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Regedit’ dentro da caixa de texto Executar e pressione Entrar para abrir o Editor de registro. Quando solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Abra o Regedit

  2. Quando estiver dentro do editor de registro, use a seção esquerda do utilitário para navegar até o seguinte local:
    HKEY_USERS  .DEFAULT  Software  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Explorer  User Shell Folders

    Nota: Você pode navegar até lá manualmente ou pode colar o local diretamente na barra de navegação e pressionar Entrar para chegar lá instantaneamente.

  3. Quando você chegar ao local correto, vá para a seção certa e clique duas vezes em Dados do aplicativo para inspecionar seu valor.
  4. Caso o valor de Dados do aplicativo é diferente de ‘% USERPROFILE% AppData Roaming’, modifique-o para este valor e clique em Está bem para salvar as alterações.

    Modificando o valor de AppData

  5. Em seguida, use a seção esquerda do Editor de registro novamente para navegar até o seguinte local e repetir as etapas 3 e 4 novamente com a pasta AppData:
    HKEY_CURRENT_USER  Software  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Explorer  User Shell Folders
  6. Por fim, navegue até este local e repita as etapas 3 e 4 novamente:
    HKEY_CURRENT_USER  Software  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Explorer  User Shell Folders
  7. Depois de se certificar de que a pasta AppData contém o valor correto, reinicie o computador uma última vez e veja se o problema é corrigido na próxima inicialização do computador.

No caso o mesmo código de erro 646 ainda está ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Desativando / desinstalando firewalls de terceiros (se aplicável)

Caso você esteja usando um pacote de segurança de terceiros em vez do padrão de segurança do Windows, o problema pode ser causado por seu firewall. Alguns usuários afetados que estavam usando ESET ou Comodo confirmaram que, em seu caso, o problema ocorreu porque seu AV acabou bloqueando as comunicações entre o componente WU local e os servidores Microsoft.

Lembre-se de que, se você quiser testar essa teoria, desabilitar ou fechar o processo de segundo plano do firewall não será suficiente, pois as mesmas regras de segurança permanecerão em vigor.

O único método viável que permitirá que você determine se o firewall de terceiros é realmente responsável pelo problema é desinstalar o programa de terceiros e tentar reinstalar as atualizações do Windows com falha posteriormente.

Se você está preparado para seguir esse caminho, comece seguindo as instruções abaixo:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características janela.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características tela, role a lista de programas instalados e localize o firewall de terceiros que deseja desinstalar.
  3. Quando você conseguir localizar o firewall problemático, clique com o botão direito sobre ele e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalando o Avast Firewall

  4. No prompt de desinstalação, siga as instruções na tela para concluir o processo e reinicie o computador.
  5. Na próxima inicialização do computador, tente reinstalar a atualização do Windows agora que o pacote de terceiros foi desinstalado e veja se o problema foi corrigido.

Se o problema ainda não for resolvido, você pode reinstalar o pacote de terceiros que estava usando anteriormente e passar para a próxima correção potencial abaixo.

Usando a restauração do sistema

Caso você só tenha notado esse problema ocorrendo depois que seu sistema passou por certas alterações (como a instalação de um driver ou um aplicativo de terceiros), o código de erro 646 pode ser causado por um conflito de terceiros.

Mas, como a lista de possíveis interferências é virtualmente infinita, o melhor curso de ação é reverter o estado da máquina para um momento em que o conflito de software não estava ocorrendo.

Felizmente, todas as versões recentes do Windows permitem que você faça isso facilmente por meio da Restauração do Sistema - um utilitário que se baseia em instantâneos de restauração para reverter o estado da máquina a pontos anteriores no tempo.

Nota: Se você não modificou o comportamento padrão, este utilitário está configurado para salvar instantâneos regulares do sistema em eventos importantes do sistema, como a instalação de um novo driver, a atualização de um aplicativo, etc.

Se você acha que um conflito de software pode ser responsável pelo código de erro 646, usar restauração do sistema para retornar sua máquina a um estado saudável.

Caso isso não funcione ou este cenário não seja aplicável, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Executando uma instalação de reparo / instalação limpa

Se nenhuma das correções acima permitiu que você corrija o problema, há uma chance muito alta de que seu sistema esteja lidando com algum tipo de corrupção de arquivo do sistema que não será resolvido de maneira convencional. Se for esse o caso, a única correção viável que resta é redefinir todos os componentes do Windows completamente com um procedimento como instalação limpa ou instalação de reparo (atualização no local).

PARA instalação limpa é um procedimento mais fácil, pois não exigirá que você forneça uma mídia de instalação compatível. A menos que você tome alguma providência extra para fazer backup de seus dados com antecedência, você perderá seus arquivos, preferências do usuário e todos os programas e jogos instalados.

Por outro lado, um instalação de reparo (reparo no local) é mais tedioso de implantar, sem mencionar que você precisará de uma mídia de instalação compatível (a menos que tenha esse problema no Windows 10). Mas a principal vantagem é que essa operação só tocará os componentes do Windows - Isso significa que arquivos pessoais, jogos, aplicativos, documentos e tudo o mais que não seja relacionado ao sistema operacional não serão afetados por este procedimento.

Tag atualização do Windows 9 minutos lidos