O que é o serviço de plataforma de dispositivos conectados e deve ser desativado?

O Connected Devices Platform Service foi introduzido nas versões mais recentes do Windows e não foi realmente destacado nas notas de atualização. É por isso que os usuários estão curiosos sobre a função do serviço conforme ele aparece no gerenciador de tarefas. Neste artigo, discutiremos a função do serviço e se é seguro desativá-lo totalmente.

Serviço CDP em execução em segundo plano

O que é o Connected Devices Platform Service?

O serviço de plataforma de dispositivos conectados (CDPSvc) é um serviço relativamente novo que foi introduzido nas versões posteriores do Windows. Embora fosse uma nova adição ao sistema operacional, o serviço não foi realmente um destaque e a Microsoft não fornece muitas explicações sobre sua funcionalidade. A Microsoft descreve as funções dos serviços como “ Este serviço é usado para cenários de plataforma de dispositivos conectados ”Que realmente não sugere em detalhes a funcionalidade real do serviço.

Descrição do Serviço

De acordo com nossas investigações, o serviço é usado durante conectando com Bluetooth dispositivos e Impressoras, scanners, tocadores de música, telefones celulares, câmeras, etc. A conexão com este tipo de dispositivos também era possível nas versões anteriores do Windows onde o serviço não existia. Isso torna o serviço um pouco suspeito e gera polêmica em relação à sua funcionalidade. Alguns relatórios sugerem que o serviço é usado apenas durante a conexão com o Xbox.

Controvérsias em torno do serviço CDP

Há muitos relatórios de usuários sobre o serviço usando muito espaço em disco e causando lentidão no desempenho de alguns computadores. Isso levanta muitas suspeitas porque não há nenhuma razão aparente para o serviço existir. Além disso, o serviço é conhecido por gerar muitos erros no Log de Eventos do Windows. Um desses erros foi o “ Erro 7023 ”Que é automaticamente registrado no Registro de Eventos e não tem nenhum efeito aparente no desempenho do sistema ou em qualquer outro aplicativo.

Erro 7023 no gerenciador de tarefas

Deve ser desativado?

Há um conflito nas declarações dos usuários sobre esta questão. Alguns usuários que desabilitaram o serviço passaram a usar seus computadores sem problemas ou efeitos colaterais. No entanto, alguns usuários relataram que encontraram alguns problemas ao conectar certos dispositivos ao computador. Portanto, é nossa recomendação que se você não usa o Xbox Live ou qualquer outro dispositivo Bluetooth com o computador regularmente, você devemos desabilitar o serviço.

Como desativar o serviço?

Se você decidiu que o serviço não é útil para você e está determinado a desativá-lo, siga o método listado abaixo para fazê-lo permanentemente. Observe que você pode reverter essa decisão facilmente no futuro, se mudar de ideia.

1. Pressione ' janelas '+' R ”Para abrir o prompt Executar.
  2. Digitar ' Serviços . msc ”E pressione“ Entrar '

Digitando “Services.msc” e pressionando Enter

3. Clique duas vezes em “ Plataforma de dispositivos conectados Serviço ”Para abrir suas propriedades.

Clique duas vezes no serviço CDP

4. Clique em ' Pare ”E, em seguida, clique em“ Comece Tipo ' suspenso.

Clicar em “Parar”

5. Selecione os ' Manual ”Opção e clique em“ Aplique '
  6. Selecione “OK” para salvar suas alterações.

Nota: Se depois de fazer isso você tiver problemas durante a conexão de um determinado dispositivo ao computador, você pode facilmente iniciar este serviço novamente clicando na opção “Iniciar” na 4ª etapa.