Como desativar o comando Executar no Windows 10?

A caixa de diálogo Executar comando permite que os usuários iniciem programas, abram pastas e arquivos diretamente digitando apenas um caminho ou comando. Os usuários podem abrir facilmente a caixa de diálogo Executar do Windows pressionando o atalho de teclado ou executando-o através do menu Iniciar. Isso é usado principalmente para acessar as ferramentas de manutenção do Windows mais usadas, como Editor do Registro, Editor de Diretiva de Grupo Local e assim por diante. No entanto, quando você compartilha um PC com outros usuários, pode querer evitar que um usuário inexperiente acesse o comando Executar em seu sistema. Neste artigo, mostraremos métodos simples através dos quais você pode desabilitar facilmente o comando Executar em seu sistema.

Desativando a caixa de diálogo do comando Executar

Desativando Executar Comando por meio do Editor de Política de Grupo Local

O Editor de Política de Grupo Local é uma ferramenta administrativa que permite aos usuários do Windows modificar seu sistema operacional. Há uma configuração de política específica para desabilitar o comando Executar do Menu Iniciar e alguns outros lugares em seu sistema. As configurações no Editor de Política de Grupo também fornecem informações sobre essa configuração que podem ser úteis antes de configurá-la em seu sistema. Siga as etapas abaixo para desativar o comando Executar:

Nota : Você precisa pular este método se estiver usando o sistema operacional Windows Home. Isso ocorre porque o Editor de Política de Grupo Local não está disponível para as edições Home do Windows.

1. Segure o janelas tecla e pressione S para abrir um recurso de pesquisa do Windows. Em seguida, digite “ gpedit ”Na caixa de pesquisa e clique no Editar política de grupo ícone para abri-lo.

Abrindo o Editor de Política de Grupo Local

2. Na configuração do usuário do Editor de política de grupo local, navegue até o seguinte caminho:
    Configuração do usuário  Modelos administrativos  Menu Iniciar e Barra de Tarefas

Navegando até a configuração no Editor de Política de Grupo Local

3. Clique duas vezes na configuração chamada “ Remover o menu Executar do Menu Iniciar ' na lista. Ele irá abrir em outra janela e, em seguida, alterar a opção de alternância de Não configurado para ativado opção.

Habilitando a configuração de política

Nota : Mesmo que o Windows 10 não esteja listado na lista de sistemas operacionais suportados, ele ainda funciona no Windows 10.

4. Depois disso, clique no Aplique ou Está bem botão para salvar as alterações. Agora, a caixa de diálogo Executar não abre quando você usa as teclas de atalho ou abre no menu Iniciar.
  5. Para habilitar o comando Executar de volta, basta alterar a opção de alternância de volta para Não configurado ou Desativado na etapa 3.

Desativando Executar Comando através do Editor do Registro

Outro método alternativo para desativar o comando Executar é usar o Editor do Registro. Isso faz o mesmo trabalho que a configuração do Editor de Política de Grupo Local no método acima. Esta também é a única opção para usuários do Windows Home. Se você usou o método Editor de Política de Grupo Local, ele atualizará automaticamente o Registro do Windows. No entanto, se você estiver usando esse método diretamente, precisará criar o valor para essa configuração específica seguindo as etapas abaixo:

Nota : Apenas para maior segurança, também recomendamos aos usuários que criem um backup de seu registro antes de fazer qualquer nova alteração.

1. Segure o janelas tecla e pressione S para abrir o recurso de pesquisa do Windows. Agora digite “ regedit ”Na caixa de pesquisa e abra o Editor de registro . Se solicitado por UAC (Controle de conta de usuário) e, em seguida, escolha o sim opção.

Abrindo o Editor do Registro

2. Na janela do Editor do Registro, navegue até este caminho específico:
    HKEY_CURRENT_USER  Software  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Policies  Explorer
  3. No Explorador , você precisa criar um novo valor clicando com o botão direito no painel direito e escolhendo o Novo> Valor DWORD (32 bits) opção. Agora nomeie o valor como “ Não corra ”E salve-o.

Criação de um novo valor no Editor do Registro

4. Clique duas vezes no Não corra valor e, em seguida, altere os dados do valor para 1 .

Ativando o valor

5. Para fazer isso funcionar, você precisa reiniciar seu sistema para aplicar as alterações no Editor do Registro. Isso desabilitará o comando Executar em seu sistema.
  6. Para habilitar de volta, você precisa alterar os dados de valor de Não corra valor para 0 ou simplesmente retirar o valor do Editor do Registro.
Tag Menu Iniciar 3 minutos lidos