[FIX] Erro (Código 43) com GPU AMD Radeon



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o Código de erro 43 (o Windows parou este dispositivo porque relatou problemas) é encontrado dentro do Gerenciador de Dispositivos por usuários do Windows usando GPUs AMD Radeon. Normalmente, os usuários afetados descobrem esse problema depois de perceber que a entrada do Gerenciador de dispositivos associada à GPU AMD Radeon tem um ponto de exclamação amarelo.



Código de erro 43 (o Windows parou este dispositivo porque relatou problemas) com GPU AMD Radeon



Acontece que existem vários cenários potenciais diferentes que podem acabar causando o Código de erro 43:



  • Instalação ruim do driver - Uma das instâncias mais comuns que podem causar esse problema é a má migração dos drivers genéricos para os equivalentes dedicados. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema executando o Solucionador de problemas de hardware e dispositivo e aplicando a correção recomendada.
  • O driver AMD está desatualizado - Lembre-se de que certas GPUs AMD (principalmente modelos mais antigos) não são atualizadas através do Adrenalin. Em vez disso, essa tarefa é tratada pelo Windows Update. Se este cenário for aplicável e você estiver bloqueando ativamente a instalação de novas atualizações no Windows 10, deverá ser capaz de corrigir o problema instalando todas as atualizações pendentes do Windows (importante e cumulativa).
  • Conflito de driver GPU - Se você está enfrentando esse problema em uma configuração que tem solução gráfica integrada e discreta, provavelmente está lidando com um conflito de driver. Isso é bastante comum com computadores DELL e Lenovo, pois eles tendem a pré-carregar os drivers. Nesse caso, você deve desinstalar todos os drivers e dependências instalados pertencentes à AMD antes de passar pelos canais oficiais para instalar as versões mais recentes novamente.
  • Driver ruim da placa-mãe - Como foi confirmado por vários usuários afetados, este problema também pode ocorrer devido a um driver de firmware da placa-mãe severamente desatualizado que não é compatível para rodar no Windows 10. Neste caso, você deve ser capaz de corrigir este problema instalando o mais recente disponível Firmware BIOS para sua placa-mãe.
  • Corrupção de arquivo do sistema - Em certas circunstâncias, esse problema também pode ocorrer devido a um problema causado por algum tipo de corrupção de arquivo do sistema que acaba afetando o seu sistema operacional. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema usando um procedimento como instalação limpa ou instalação de reparo para restaurar todos os componentes do Windows de volta aos valores padrão.
  • O firmware da GPU não é otimizado para mineração criptográfica - Caso você esteja vendo esse código de erro ao tentar minerar criptomoedas, provavelmente precisará instalar um patch para remover o limite de clock e permitir taxas de atualização mais altas. Isso é aplicável se você tiver uma configuração de multi GPU e estiver usando este equipamento principalmente para mineração de criptografia.
  • O firmware personalizado está afetando a operação padrão - Se você comprou uma GPU de segunda mão que foi usada anteriormente para mineração de criptografia, pode esperar instabilidade geral se usá-la convencionalmente em uma única configuração de GPU para operações regulares. Nesse caso, você deve ser capaz de resolver o erro reinstalando o firmware padrão.

Método 1: executando o solucionador de problemas de hardware e dispositivo (somente Windows 10)

Se você instalou recentemente o driver GPU (ou uma atualização compatível), pode estar lidando com uma falha facilitada por uma instalação incorreta do driver. Caso você esteja vendo o Código de Erro 43 no Windows 10, você pode consertar esse problema executando o Solucionador de problemas de hardware e dispositivo e aplicando a correção recomendada.

Este utilitário embutido examinará sua configuração atual em busca de qualquer inconsistência de driver e tentará corrigir o problema reinstalando os drivers genéricos ou limpar o cache temporário associado ao componente de hardware, caso seja identificado um problema.

Vários usuários afetados confirmaram que esta operação permitiu que eles se livrassem do código de erro 43 para que eles pudessem finalmente usar sua placa AMD Radeon sem problemas.



Aqui está um guia rápido sobre como executar o Solucionador de problemas de hardware e dispositivo utilitário em um computador Windows 10:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite ‘ ms-settings: solução de problemas ’ e pressione Entrar para abrir o Solução de problemas guia do Configurações aba.

    Acessando a guia Solução de problemas

  2. Dentro de Solução de problemas guia, role até a seção chamada Encontre e corrija outros problemas e clique em Hardware e Dispositivos .
  3. Em seguida, no menu de contexto recém-exibido, clique em Execute o solucionador de problemas no menu de contexto recém-exibido.

    Clique em Hardware e Dispositivos e clique em Executar o solucionador de problemas

  4. Depois de iniciar o Solucionador de problemas de hardware e dispositivos , aguarde até que a verificação inicial seja concluída. Caso uma estratégia de reparo viável seja identificada, clique em Aplicar esta correção para aplicar a correção recomendada.

    Aplicar esta correção

  5. Depois que a correção for aplicada com êxito, reinicie o computador e veja se o problema é corrigido na próxima inicialização do computador.

Se você ainda está vendo o Código de Erro 43 dentro Gerenciador de Dispositivos ao inspecionar a entrada associada à sua placa AMD Radeon, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 2: instalar todas as atualizações do Windows pendentes

Acontece que esse problema também pode ocorrer devido ao fato de os drivers AMD estarem muito desatualizados porque o Windows Update não tem permissão para instalar as atualizações de driver mais recentes disponíveis. Lembre-se de que certas GPUs AMD são criadas especificamente para serem atualizadas e mantidas pelo componente Windows Update.

Se este cenário for aplicável e você estiver usando uma placa de GPU que deveria estar desatualizada via WU, você precisa se certificar de que sua versão do sistema operacional tem permissão para instalar drivers de GPU pendentes. Para fazer isso, vá até a tela do Windows Update e instale todas as atualizações cumulativas e críticas pendentes até conseguir trazer o seu Windows 10 atualizado.

Vários usuários afetados confirmaram que, depois de fazer isso e reiniciar o computador, o erro 43 não estava mais ocorrendo no Gerenciador de dispositivos.

Siga as instruções abaixo para instalar a versão mais recente do Atualização do Windows:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite “ ms-settings: windowsupdate ” e pressione Entrar para abrir o atualização do Windows guia do Configurações aba.

    Abrindo a tela do Windows Update

  2. Assim que estiver dentro do atualização do Windows tela, vá para a seção à direita, vá em frente e clique em Verifique se há atualizações . Em seguida, siga as instruções na tela para instalar todas as atualizações pendentes (atualizações importantes e cumulativas) e reinicie o computador após a instalação de todas as atualizações disponíveis.

    Verifique o Windows Update

    Nota: Se houver várias atualizações esperando para serem instaladas, você pode ser solicitado a reiniciar o computador antes de ter a chance de instalar cada uma. Se isso acontecer, siga as instruções e retorne à tela de atualização do Windows e retome a instalação das atualizações restantes.

  3. Assim que cada atualização do Windows disponível for instalada, abra o Gerenciador de dispositivos mais uma vez e veja se você ainda está vendo o mesmo erro.

Caso o driver da GPU AMD ainda apareça com um ponto de exclamação e mostre Código de erro 43 (o Windows parou este dispositivo porque relatou problemas), vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: Atualizando o driver GPU

Se você já está usando os drivers dedicados da AMD e ainda está vendo o mesmo código de erro, é provável que esteja lidando com um conflito entre os drivers de GPU dedicados e os equivalentes genéricos que já estavam instalados por padrão. Esta é uma ocorrência bastante frequente com a DELL e outros fabricantes com a tendência de incluir uma frota de motoristas pré-carregados.

Vários usuários afetados que enfrentam o mesmo problema confirmaram que o problema foi finalmente resolvido após o uso Gerenciador de Dispositivos para desinstalar as versões atuais do driver e, em seguida, usar os canais oficiais da AMD para instalar a versão compatível mais recente do driver.

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Devmgmt.msc’ e pressione Entrar para abrir Gerenciador de Dispositivos .

    Executando o Gerenciador de Dispositivos

  2. Assim que estiver dentro Gerenciador de Dispositivos , role para baixo na lista de dispositivos instalados e expanda o menu suspenso associado a Drivers de exibição .
  3. Dentro de Adaptadores de vídeo menu, clique com o botão direito na entrada associada à sua GPU AMD e escolha Desinstalar dispositivo no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalar os dispositivos GPU

  4. Em seguida, siga as instruções na tela para concluir a instalação do driver e feche a janela do Gerenciador de Dispositivos.
  5. pressione Tecla Windows + R mais uma vez para abrir outro Corre caixa de diálogo. No próximo prompt, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características cardápio.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  6. Assim que estiver dentro do Programas e características menu, comece clicando no Editor coluna para que você possa identificar facilmente todos os softwares pertencentes ao seu componente GPU.

    Clique na coluna Editor para ordenar os resultados do aplicativo

  7. Em seguida, vá em frente e desinstale todos os drivers assinados pela AMD Corp. Isso inclui o principal Software catalisador e qualquer outro software de suporte que você possa ter instalado.

    Desinstalando o software AMD

    Nota: Depois que os drivers forem desinstalados, seu computador deve fazer a troca automática para os equivalentes genéricos.

  8. Assim que todos os componentes relevantes forem desinstalados, reinicie o computador e aguarde a conclusão da próxima inicialização.
  9. Depois que o computador for reiniciado, visite o página oficial de download do driver AMD e usar o Recurso de detecção automática ou selecione o seu Modelo de GPU manualmente e, em seguida, baixe e instale a versão mais recente dos drivers compatíveis.

    Baixando a versão mais recente do driver AMD

  10. Siga as instruções na tela para concluir a instalação do driver AMD mais recente disponível e, em seguida, abra o Gerenciador de Dispositivos mais uma vez e veja se o problema ainda persiste.

Método 4: atualizando os drivers da placa-mãe

De acordo com alguns usuários afetados, você também pode encontrar esse problema se estiver usando um driver de placa-mãe mais antigo que ainda não foi atualizado para o Windows 10. Isso pode acabar causando alguns problemas com os modelos de GPU AMD mais recentes.

Se este cenário for aplicável, você deve conseguir resolver o problema acessando os canais oficiais e forçando a atualização dos drivers da placa-mãe. Esta correção específica funcionou por vários usuários afetados, principalmente aqueles com versões mais antigas da placa-mãe.

Aqui está um guia geral que o ajudará a atualizar os drivers da placa-mãe:

Nota: Lembre-se de que este é apenas um guia geral com o objetivo de apontar a direção certa. As páginas exatas de download e as instruções de atualização dos drivers da placa-mãe são específicas para o modelo que você está usando.

  1. Visite o site oficial do fabricante da placa-mãe e baixe as versões mais recentes dos drivers da placa-mãe.
    Nota: se você não souber o modelo da placa-mãe, pode usar Speccy ou software semelhante para descobri-lo.

    Baixando o driver da placa-mãe

  2. Siga as instruções na tela para instalar os drivers atualizados da placa-mãe, reinicie o computador e veja se o problema foi corrigido.
    Nota: Lembre-se de que dependendo de sua placa-mãe, as etapas e ferramentas usadas na instalação da nova versão do BIOS serão diferentes. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes tem seu próprio software proprietário (como Flash E-Z para Asus e MFFlash para MSI) que simplificará esta operação exponencialmente.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 5: Executar uma instalação de reparo / instalação limpa

Se nenhuma das possíveis correções acima funcionou para você, é provável que o problema esteja sendo causado por algum tipo de corrupção de arquivo de sistema subjacente que está afetando seus drivers de GPU. Se você chegou até aqui sem resultados, está claro que você não será capaz de corrigir esse problema de maneira convencional.

Vários outros usuários que lutaram com o mesmo problema confirmaram que finalmente conseguiram resolver o problema redefinindo todos os componentes do Windows para seus valores padrão.

Quando se trata de fazer isso, você tem duas abordagens diferentes - Você pode optar por um instalação limpa ou um reparar instalar .

PARA instalação limpa é uma abordagem mais fácil, pois você pode iniciar o procedimento diretamente do aplicativo Configurações e não é necessário usar uma mídia de instalação compatível. No entanto, a menos que você faça backup de seus dados com antecedência, esteja preparado para perda de dados na unidade onde o Windows está instalado.

Se você deseja evitar este problema e manter todos os seus dados pessoais, jogos, aplicativos e até mesmo algumas preferências do usuário, você deve ir para um reparar instalar (também conhecido como atualização local). Isso o ajudará a preservar os dados instalados na unidade do sistema operacional, mas tem algumas desvantagens:

  • Você precisará usar uma mídia de instalação compatível
  • O procedimento é muito mais tedioso do que uma instalação limpa.

Caso você já tenha feito isso e ainda esteja enfrentando o mesmo problema, vá para a correção final abaixo.

Método 6: Instalando o ATIKMDAG-Patcher (se aplicável)

Se você estiver vendo este erro ao tentar usar sua GPU AMD para minerar criptomoedas, provavelmente precisará modificar o firmware padrão de sua GPU antes de poder minerar de forma consistente sem encontrar erros como o 43 código de erro .

Alguns usuários que antes não conseguiam minerar a criptografia, confirmaram que o problema foi finalmente corrigido após instalar uma versão de firmware personalizada que otimizou o comportamento da placa de vídeo para remover o limite de clock e permitir taxas de atualização mais altas.

Se este cenário for aplicável à sua situação atual, você poderá consertar o problema instalando um firmware de GPU criado pelo usuário para GPUs AMD e ATI chamado Patcher de clock de pixel AMD / ATI.

Nota: Este não é um software oficial mantido pela AMD, portanto, reserve um tempo para pesquisar antes de decidir se realmente deseja instalar um firmware desenvolvido pelo usuário em sua GPU.

Se você quiser continuar com isso, siga as instruções abaixo:

  1. Abra seu navegador padrão e baixe a última versão do AMD / ATI Pixel Clock Patcher .
  2. Quando o download for concluído, use um software como 7 zip, WinZip ou WinRar para extrair o conteúdo do arquivo em uma pasta separada.
  3. Depois que a extração for concluída, clique com o botão direito no patches atikmdag executável e clique em Executar como administrador no menu de contexto recém-exibido.

    Executável em execução como administrador

  4. Em seguida, siga as instruções na tela para concluir a instalação e reinicie o computador quando a operação for concluída.
  5. Na próxima inicialização, agora que o patch foi instalado com êxito, abra o Gerenciador de dispositivos mais uma vez e veja se o problema foi corrigido.

Caso você já esteja usando um firmware personalizado para sua GPU ou este cenário não fosse aplicável, vá para a correção final abaixo.

Método 7: atualizando seu firmware de GPU

Se nenhuma das possíveis correções acima funcionou (e isso inclui uma instalação de reparo / instalação limpa), é muito provável que o erro esteja relacionado ao firmware. Lembre-se de que, semelhante às placas-mãe, as GPUs têm seu próprio tipo de BIOS que mantém tensões, frequências e outros componentes internos sob controle.

Problemas desse tipo são normalmente relatados por pessoas que estão usando várias GPUs AMD para minerar criptomoedas e são forçadas a trabalhar com firmware de GPU modificado. Se você trouxe uma GPU usada e o proprietário anterior a usou para atividades de mineração de criptografia, você pode encontrar esse problema.

Um problema com o firmware da GPU pode produzir uma infinidade de problemas, incluindo o Código de erro 43. Alguns usuários que estão lidando com o mesmo problema confirmaram que finalmente conseguiram consertar o problema restaurando sua GPU AMD de volta ao BIOS padrão.

IMPORTANTE: Lembre-se de que atualizar o firmware do cartão é extremamente arriscado. Confundir tudo pode acabar travando sua GPU, tornando-a inútil. Não tente esse método, a menos que você já tenha feito isso antes ou tenha condições de experimentar essa correção.

Se você entende as consequências e está pronto para aplicar essa correção, siga as instruções abaixo:

  1. Em primeiro lugar, comece baixando o utilitário de flash para AMD . Basta visitar o link do seu navegador e clicar no Baixar botão associado à sua versão do sistema operacional e aguarde o download do arquivo com êxito.

    Baixando a última versão do ATIFlash / AMD VBFlash

  2. Quando o download for concluído, extraia o conteúdo do arquivo e coloque-o em uma pasta separada.
  3. No seu navegador, acesse o Coleção de BIOS VGA página da web para que você possa baixar o firmware padrão para sua GPU AMD.
  4. Em seguida, use o Refine Search Parementer filtros para localizar o firmware correto, definindo o Marca GPU , a Vendedor de cartão , Interface de barramento , e Tipo de memória .

    Refinar os parâmetros de pesquisa

  5. Depois de conseguir localizar o correto BIOS do seu Modelo GPU , Clique no Baixar botão e aguarde a conclusão da operação.
  6. Depois que o arquivo .rom for baixado com sucesso, acesse a pasta ATIFLash (aquela que você extraiu na etapa 2), clique com o botão direito no amdvbflashWin.exe, então escolha Executar como administrador no menu de contexto recém-exibido. Em seguida clique sim no UAC (controle de conta de usuário) para conceder direitos de administrador.

    Abrindo o utilitário de flash da GPU AMD

  7. Assim que estiver dentro do amdvbflashWin utilitário, comece salvando seu BIOS atual clicando em Salve , em seguida, selecione um local e clique em Salve  de novo. Esta operação irá garantir que você esteja protegido e à prova de falhas caso algo dê errado e o novo firmware não funcione corretamente.

    Salvando o BIOS da GPU atual por meio do utilitário amdvbflashWin

  8. Depois de fazer o backup com sucesso do BIOS da GPU atual, clique em Continuar, então clique em Carregar imagem e selecione o .quarto arquivo que você baixou anteriormente na etapa 5.
  9. Assim que a ROM padrão for carregada dentro do utilitário, cruze os dedos e clique em Programa para iniciar a operação de piscar.

    Iniciando a operação de flash da GPU

  10. Aguarde até que o processo seja concluído. O utilitário começará apagando o firmware atual antes de instalar o novo (em nosso caso, o firmware padrão).
  11. Assim que a operação estiver concluída, reinicie o computador para permitir que as alterações tenham efeito.
  12. Na próxima inicialização, abra o Gerenciador de Dispositivos e veja se o Código de Erro 43 está consertado.
Tag amd 10 minutos lidos