Os 5 melhores gerenciadores de configuração que irão gerar arquivos de configuração automaticamente

Nos últimos anos, muito foi feito para facilitar o trabalho dos administradores de sistema. Embora para eles, pode não parecer esse o caso. Em comparação com um tempo atrás, há muitos processos manuais que foram automatizados usando as várias ferramentas de rede.



Esta é uma notícia especialmente boa para aqueles que gerenciam grandes redes, já que monitorar manualmente hosts individuais é o suficiente para fazer você odiar seu trabalho. Não estou exagerando.

Uma dessas tarefas, que se tornou muito mais simples com o software de rede, é a configuração dos dispositivos de rede. E pensar que existem algumas organizações que ainda configuram seus hosts de rede manualmente? Não é impraticável, mas o processo é suscetível a muitos erros e o pior de tudo você acaba perdendo muito tempo.



Além disso, seguir a configuração manual de rede não incentiva o crescimento de sua rede. Essas serão configurações demais para manter o controle. Então, em vez disso, por que não optar pelo software de gerenciamento de configuração dedicado que irá gerar automaticamente as configurações de seus dispositivos.



Algumas das outras funções a serem observadas em um bom gerador de configuração incluem a capacidade de manter uma cópia do instantâneo da configuração, detectar mudanças nos arquivos de configuração e também permitir a reversão das configurações.



Portanto, aqui estão os 5 melhores gerenciadores de configuração que você pode usar para gerar automaticamente as definições de configuração.

1. SolarWinds Network Config Generator


Tente agora

Dizer que a SolarWinds tem ótimas ferramentas de rede seria um eufemismo. Suas ferramentas e software são excepcionais. E não apenas as ferramentas premium, mas também as gratuitas, como o SolarWinds Network Config Generator. Uma ferramenta simples, mas extremamente útil, que tornará sua vida muito mais fácil.

Essa ferramenta cria automaticamente scripts de configuração com base em modelo para cada dispositivo em sua rede, desde que tenha uma linha de comando. Além disso, ele vem com modelos já integrados que você pode usar para alterar as atribuições de VLAN de interface, reconfigurar interfaces e habilitar o NetFlow. Você também pode criar scripts personalizados para a ferramenta para executar um número ilimitado de comandos em sua rede.



SolarWinds Network Config Generator

No lado negativo, você terá que fazer o login na Interface de linha de comando de cada dispositivo para executar o script de configuração. Teria sido ótimo se você pudesse executar todos os scripts diretamente da ferramenta.

O gerador SolarWinds Network Config usa SNMP para se comunicar com os dispositivos em sua rede. Portanto, você precisará habilitar o SNMP em seus dispositivos host para receber os modelos de configuração.

Mas pelo lado bom, os usuários da ferramenta terão acesso à comunidade online SolarWinds Thwack, onde você pode baixar inúmeros modelos crowdsourced para melhorar a funcionalidade da ferramenta.

Além disso, algumas dessas funcionalidades ausentes estão disponíveis no gerenciador de configuração premium SolarWinds. Isso inclui a implantação em massa de arquivos de configuração, detecção de alterações na configuração, backup de definições de configuração, entre outros.

2. ManageEngine Network Configuration Manager


Tente agora

ManageEngine também é um gigante no nicho de software de rede, então não é surpreendente que seu gerente de configuração de rede seja uma das minhas principais escolhas. É uma ferramenta abrangente de gerenciamento de conformidade, configuração e alteração de rede (NCCM) que funcionará em switches de roteadores, firewalls e vários outros dispositivos de rede.

Ele tem uma interface web centralizada de onde você pode monitorar todas as configurações do dispositivo e identificar quando quaisquer alterações são feitas. Mas ainda melhor é o fato de que a ferramenta irá notificá-lo imediatamente sobre alterações não autorizadas nas configurações. Portanto, não há necessidade de olhar constantemente.

ManageEngine Network Configuration Manager

Essa ferramenta permite que você aplique definições de configuração a todos os seus dispositivos de uma vez e também economiza tempo, automatizando algumas das tarefas de configuração repetitivas que um administrador de sistema deve executar todos os dias. Além disso, este gerenciador de configuração rastreia a atividade do usuário, o que ajuda a determinar quem alterou suas configurações e quando isso aconteceu.

ManageEngine até desenvolveu um aplicativo iOS que significa que você pode configurar automaticamente os dispositivos em sua rede de qualquer lugar usando seu iPhone.

Mas mesmo com todos os recursos incríveis, o Network Configuration Manager da ManageEngine tem uma desvantagem que pode ser um grande desligamento. A versão gratuita se limita apenas à configuração de dois dispositivos.

3. WeConfig


Tente agora

Por que desperdiçar horas em cima de horas configurando e mantendo seus hosts de rede quando você pode automatizar as tarefas usando WeConfig. Esta ferramenta foi criada por Westermo para ser usada na configuração de dispositivos Westermo, mas também pode ser usada para configurar dispositivos de outros fornecedores, desde que sejam habilitados para SNMP.

WeConfig

Ele tem uma das interfaces de usuário mais simples e intuitivas, o que torna a configuração da rede excepcionalmente simples. Algumas das configurações que a ferramenta pode ser usada para definir incluem configurações SHDSL, interface VLAN, configuração RSTP, RICO e FRNT. A ferramenta também gera um relatório completo após a configuração de uma rede que pode ser usado como prova de conformidade.

WeConfig tem um mapa de topologia de rede que dá uma visão geral de seus dispositivos de rede. Isso facilita o monitoramento da rede e a identificação rápida de dispositivos com configurações incorretas. A ferramenta permite que você organize os hosts no mapa de uma forma que faça mais sentido para você.

4. GEN.IT


Tente agora

GEN.IT é uma ótima ferramenta que você pode usar para gerar definições de configuração para vários dispositivos de vários fornecedores. Você também pode usá-lo para implantar as configurações em massa em apenas alguns minutos. Não há necessidade de fazer login em cada dispositivo individual.

A ferramenta também oferece uma maneira fácil de manter as configurações depois de implantadas, incluindo a capacidade de alterá-las e atualizá-las. O programa é bastante leve e pode ser executado em quase todos os dispositivos Windows. Essa simplicidade ocorre porque a ferramenta se concentra apenas na configuração automatizada. E nem mesmo requer acesso à sua rede para fazer isso.

GEN.IT

Isso é bom, porque você não precisa investir em uma infraestrutura de back-end cara. Basta instalá-lo em seu sistema Windows e ele imediatamente começará a funcionar para você.

GEN.IT será perfeito para implantar roteadores e switches WAN em grande escala e também automatizar tarefas de configuração repetitivas para economizar tempo.

Infelizmente, o software não possui modelos integrados. Em vez disso, o usuário cria os modelos e os salva para se destacarem junto com as variáveis ​​de dados necessárias. O software irá então ler as informações da planilha do Excel e combinar as variáveis ​​e modelos em arquivos de configuração utilizáveis. Esses arquivos são salvos como arquivos de texto que podem ser implantados nos dispositivos de rede.

5. Gerador de configuração Netomata


Tente agora

Netomata é uma ferramenta de código aberto que pode ser usada para gerar ferramentas de configuração de rede a partir de um modelo centralizado em sua rede. O fato de que a geração do arquivo de configuração é baseada em script e executada a partir de um modelo compartilhado, significa que será consistente em todos os dispositivos, tornando mais fácil solucionar problemas de rede e dimensionar sua rede.

Netomata Config Generator