Vazamentos no roteiro do NUC para mini-PC potentes da Intel, indicando CPUs Tiger Lake-U da próxima geração, mas sem GPU Xe

Hardware / Vazamentos no roteiro do NUC para mini-PC potentes da Intel, indicando CPUs Tiger Lake-U da próxima geração, mas sem GPU Xe 2 minutos lidos

Intel Hades Canyon NUC



Os poderosos PCs em miniatura da Intel, chamados Next Unit of Computing ou NUC, terão CPUs Tiger Lake-U em um futuro próximo. No entanto, a Intel não está planejando incorporar suas próprias GPUs Xe dentro do Mini-PC tão cedo, indica um roteiro que vazou.

Espera-se que a linha de Mini-PCs da Intel receba alguns novos CPUs Tiger Lake-U que são baseados no nó de processo de 10 nm de terceira geração. Essas CPUs eficientes em termos de energia, mas poderosas, devem chegar em modelos quad-core 9 W TDP e 25 W TDP. Estranhamente, a Intel ainda não está comprometida em usar sua própria arquitetura Xe Graphics. Em outras palavras, a próxima atualização dos NUCs da Intel terá uma solução gráfica de terceiros, sugerindo AMD ou NVIDIA dGPUs.



O roteiro do Intel NUC com vazamento indica novas CPUs poderosas e 3rd- GPUs de parte:

De acordo com um roteiro divulgado por @momomo_us , A próxima unidade de computação da Intel não verá muitas mudanças em 2021. Parece que a empresa apenas adicionará seu CPUs Tiger Lake-U de 10 nm como uma atualização. A plataforma NUC recebeu o codinome “Hades Follow On”. Não está claro o que aconteceu com codinomes relatados anteriormente, como Phantom Canyon, que tinham especificações idênticas. Surpreendentemente, o roteiro mais recente não inclui o Panther Canyon, que é uma série NUC Extreme ligeiramente inferior.



Os planos NUC da Intel para os anos de 2020 e 2021 indicam que o Ghost Canyon não está definido para receber nenhuma atualização até 2022. Em outras palavras, a série 100W + NUC Extreme não será atualizada em breve. Isso significa que o Intel NUCs 9 Extreme, baseado na série 9ª Geração Core, não terá um sucessor neste ano ou no próximo.

O Hades Canyon ou a plataforma intermediária Intel NUC Extreme receberá a atualização da CPU Intel Tiger Lake-U. A atualização está prevista para ocorrer antes do final do ano em curso. Isso significa que NUC 11 Extreme com processadores sub-100W será atualizado . Relatórios anteriores indicam Tiger Lake-U a CPU é configurável até 28W TDP para alto desempenho.



Mapa do Intel NUC, fonte - Wccftech

Intel Tiger Lake sucederá as CPUs Ice Lake. A matriz da CPU possui design de núcleo Willow Cove e gráficos Gen12. É uma das atualizações arquitetônicas adequadas para os NUCs de ponta. Apesar de poderosos dispositivos de computação com componentes de ponta que são excepcionalmente projetados para caber em minúsculas caixas, os NUCs Intel Extreme Series ainda estão disponíveis apenas com processadores baseados em Skylake de 14 nm.

A Intel não está confiante sobre suas próprias soluções gráficas Xe?

É importante observar que o sucessor do Hades Canyon da Intel não terá a arquitetura Xe Graphics. A Intel parece estar contando com uma solução de “Gráficos de terceiros”. Dado o ligeiro aumento nas especificações, é bastante provável que a Intel opte por uma GPU AMD. A propósito, a Intel já apresentou uma parceria Intel-AMD com Vega GL dentro do Hades Canyon NUC anteriormente. Mas também pode haver uma opção NVIDIA GeForce.

Fonte - Wccftech

O que isso indica claramente é que a Intel não está confiante sobre sua própria solução Xe Graphics. Vários relatórios anteriores indicaram que o A GPU Xe DG1 é a solução mais poderosa quando comparada à placa de vídeo integrada , mas é mais lento até do que as soluções gráficas discretas mais básicas da AMD e NVIDIA.

Tag intel