Como corrigir mensagens de “problema detectado no programa de sistema”



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Como acontece com tudo nos sistemas operacionais baseados em Unix, os mecanismos de tratamento de erros no Linux são, pelo menos parcialmente, baseados na presença de certos arquivos. Os shells de login gráficos relatam erros assim que são capazes de apresentar ao usuário o ambiente de área de trabalho selecionado. A forma como esses erros são apresentados difere de distribuição para distribuição, mas a mensagem “Detectado problema no programa do sistema” selecionada pela Canonical tornou-se cada vez mais comum.



Às vezes, esse mecanismo de tratamento de erros mantém arquivos contendo problemas de execução de programas anteriores, que avisam o usuário no momento da inicialização. Se você receber constantemente um fluxo dessas mensagens quando o ambiente de sua área de trabalho for iniciado, mas não sofrer nenhum efeito prejudicial após cancelá-las, esse truque pode funcionar. Se isso resolver apenas alguns deles, você saberá que as mensagens restantes são legítimas e precisam ser corrigidas por outros meios.



Limpando Mensagens de Erro Repetitivas

picture-a



Primeiro, clique no botão Cancelar X vermelho em cada caixa que aparecer. Em seguida, você precisará abrir uma janela de terminal. Você pode manter pressionado CTRL, ALT e T ou selecionar o emulador de terminal no menu de aplicativos. Os usuários do KDE podem escolher o Konsole, se desejarem. Você precisará operar como root, então você também pode iniciar um Terminal Root a partir desses menus, mas só faça isso se se sentir muito confortável. Caso contrário, você pode usar o sudo para remover os arquivos sem operar como root.

Quando estiver no prompt de comando, digite cd / var / crash e pressione Enter. Verifique se há algum arquivo nesse diretório digitando ls e pressionando return novamente. Se não houver arquivos neste diretório, é altamente provável que algo mais esteja causando o erro em questão. Se houver, digite rm * e pressione Enter. Se você estiver operando como root, então você precisa realmente ter certeza de que está no diretório certo antes de fazer isso e garantir que não haja subdiretórios que você possa adulterar. Se você não estiver trabalhando como superusuário root, precisará verificar novamente antes de usar sudo rm * no prompt.

imagem-b



Depois de fazer isso, você precisará digitar ls novamente e pressionar Enter para garantir que o diretório esteja vazio. Feche a janela do terminal digitando exit e pressionando return. Reinicie o computador, geralmente usando o comando logoff ou reiniciar do menu de aplicativos. Os usuários do Xfce podem manter pressionados ALT e F4 em qualquer área de trabalho vazia e selecionar reiniciar. Se o ambiente da área de trabalho voltar a funcionar após a reinicialização sem nenhuma outra mensagem “Detectado problema no programa do sistema”, seus males acabaram.

2 minutos lidos