O que é: um telefone bloqueado?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Quando alguém torna um dispositivo inutilizável, eles se referem a ele como 'bricked'. Assim como os tijolos não são nada, exceto objetos rígidos usados ​​para construção, o telefone também se torna um tijolo inútil. Há muitos conceitos errados sobre o que é um telefone bloqueado. Um telefone bloqueado não pode ser recuperado e está perdido para sempre. Então, se você ouvir que um telefone 'bloqueado' foi consertado, o telefone provavelmente não foi bloqueado.





Neste artigo, veremos todos os detalhes sobre como bloqueá-lo e o que você pode fazer para evitar que seu telefone fique inútil para sempre.



O que é ‘Bricking’?

Como mencionado antes, bricking significa que um dispositivo se transformou em um brick. O eletrônico pode valer centenas de dólares, mas agora é tão útil quanto um tijolo (talvez 'não seja útil' também). Você não pode usar um telefone bloqueado e ele se recusa a ligar ou fazer qualquer operação.

Um telefone bloqueado não pode ser consertado usando métodos normais. Se alguém disser que seu telefone foi bloqueado, mas o consertou usando uma restauração de fábrica, isso significa que o telefone não foi bloqueado em primeiro lugar. Há muitos equívocos entre as pessoas que se referem a um telefone como 'brickado' em diferentes contextos, então certifique-se de confirmar todas as vezes.



Como um telefone fica 'bloqueado'?

Um telefone não pode ser bloqueado 'aleatoriamente' ou simplesmente do nada. Eles são bloqueados quando seu firmware ou inicializadores de sistema de baixo nível são substituídos.

Por exemplo, suponha que você tenha um iPhone, smartphone Android, um smartwatch ou qualquer coisa que tenha um firmware. Você vê uma notificação de que o firmware atualizado está disponível para o seu computador, então você inicia o processo de atualização do firmware.

Se durante a atualização do firmware, o seu dispositivo desligar por causa da baixa energia, você desligá-lo deliberadamente ou houver uma queda de energia, o seu dispositivo ficará bloqueado. Se o firmware estiver escrito pela metade e a operação for interrompida, você não poderá mais usar o dispositivo.

Esta é a razão pela qual todos os fabricantes exibem o aviso “NÃO desligue a energia” quando seu firmware estiver sendo atualizado. Até mesmo os roteadores podem ser bloqueados se forem interrompidos durante o processo de atualização da estrutura.

Isso não inclui casos de níveis superiores de software. Por exemplo, se você estiver atualizando seu Windows e a energia acabar, você ainda poderá reutilizar seu computador após instalar uma nova versão. No entanto, se você perder energia quando seu BIOS estiver sendo atualizado, é provável que seu PC fique bloqueado e você não consiga usá-lo.

O que fazer se o seu dispositivo estiver bloqueado?

Existem algumas etapas que você executa na esperança de consertar seu dispositivo e trazê-lo de volta à vida. Não é garantido que esses métodos funcionem em todos os casos, mas você ainda pode tentar.

  • Como mencionado antes, não é possível consertar um dispositivo se ele estiver bloqueado. No entanto, hoje em dia, muitos dispositivos incluem um método à prova de falhas que permite que os dispositivos sejam recuperados. Esses métodos de recuperação estão incluídos no BIOS (recurso de recuperação do BIOS quando o flash é interrompido), smartphones (modo DFU) etc.

  • Se você estava atualizando o firmware em seu telefone e seu telefone travou sozinho, isso significa que o fabricante é o culpado. Contate seu fabricante e também traga sua garantia, se ela for válida.
  • Você também pode tentar opções avançadas levando seu dispositivo a especialistas em dispositivos que podem recuperar um dispositivo bloqueado por diferentes métodos técnicos, como soldar um conector JTAG em uma placa de circuito e conectar o cabo JTAG ao computador.
2 minutos lidos