Correção: msseces.exe alto uso da CPU

O Microsoft Security Essentials é um programa de software antivírus que visa fornecer proteção ao Windows 7 e versões posteriores. Ele é atualizado e mantido pela própria Microsoft e é uma boa alternativa a outros programas antivírus de terceiros.

Apesar do Windows e do Microsoft Security Essentials, ambos serem desenvolvidos e mantidos pela Microsoft, existem vários cenários em que há alto uso da CPU pelo serviço “ msseces.exe ”. Este processo é o GUI de front end do Microsoft Security Essentials . Com isso dito, o processo “ MsMpEng.exe ”É o back-end do MSE (Microsoft Security Essentials). É importante notar que este processo de back-end é usado por ambos, MSE e Windows Defender. Se você instalar o MSE, o Windows Defender será encerrado e usará este processo.

Existem algumas soluções alternativas para resolver esse problema. Primeiro, tentaremos adicionar o diretório do MSE aos arquivos excluídos do próprio MSE. Se isso não funcionar, procuraremos no computador programas antivírus adicionais instalados.

S olução 1: Adicionando local como exceção

Iremos navegar até o diretório do processo “ msseces.exe ”, Copie o endereço de destino e adicione-o como uma exceção no próprio MSE. Isso 'pode' resolver o problema do front-end do MSE, assim como o faz para o back-end. Observe que você pode precisar de privilégios de administrador para seguir esta solução alternativa.

1. Pressione Windows + R, digite “ taskmgr ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no gerenciador de tarefas, navegue até a guia de Processos e encontra ' Exe ”. Clique com o botão direito e selecione Abrir local do Ficheiro .

1. Uma vez no local do arquivo, pesquise “ msseces ”Da lista de aplicativos. Clique com o botão direito e clique em “ Copiar endereço como texto ”.

1. Agora inicie o MSE e clique na guia Configurações. Agora selecione Arquivos e locais excluídos usando o painel de navegação esquerdo e colar o endereço nos locais dos arquivos. Agora clique em Adicionar .

1. Salve as alterações e saia do MSE. Reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Solução 2: desinstalando programas antivírus antigos

É um fato bem conhecido que a instalação de mais de um programa antivírus pode atrapalhar o equilíbrio do sistema operacional, pois vários processos estão competindo por recursos em seu computador. Se você instalou recentemente um novo programa antivírus em seu computador, é aconselhável desinstalá-lo. Existem muitos relatórios em que as pessoas estavam experimentando apenas o alto uso da CPU porque tinham mais um software antivírus em execução.

1. Pressione Windows + R, digite “ appwiz. cpl ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Aqui, todos os aplicativos serão listados. Encontre o software antivírus adicional, clique com o botão direito e selecione “ Desinstalar ”.

1. Reiniciar seu computador após a desinstalação e verifique se o problema foi resolvido. Você também pode desinstalar o software antivírus usando o desinstalador que vem com o pacote.

Nota: Desinstale o software antivírus adicional por sua própria conta e risco. Appuals não será responsável por nenhum vírus infectar seu computador de qualquer forma.

Solução 3: Desinstalando e desabilitando o MSE

Se o problema ainda não for corrigido usando os dois métodos listados acima, você pode desativar e desinstalar o aplicativo Microsoft Security Essentials do seu computador e usar alguma outra alternativa. Existem dezenas de softwares antivírus gratuitos disponíveis no mercado que fazem o trabalho. Você pode até usar o Windows Defender temporariamente até obter um bom substituto.

Você deve primeiro desabilitar MSE abrindo o aplicativo. Se desativar não resolver, você deve Desinstalar usando o método descrito na Solução 2.

Você também pode verificar nosso artigo Como corrigir o alto uso da CPU por executável de serviço antimalware (MsMpEng) para consertar o uso da CPU para a frente do MSE.