Hardware / CPU Tiger Lake Intel 4C / 8T com GPU Xe integrada para notebooks elegantes para jogos ultrafinos e ultra-baixos de energia Detalhada 2 minutos lidos

[Crédito de imagem: Intel via VideoCardz]

Os próximos 11ºAs CPUs Gen Intel Tiger Lake, que substituirão ou sucederão a arquitetura Ice Lake, possuem gráficos Xe ou iGPU Xe integrados. Essas variantes ‘U’ das CPUs Intel são destinadas a Ultrabooks, notebooks e notebooks ultrafinos e de consumo ultrabaixo. Embora a Apple tenha reservado recentemente a variante de geração atual mais avançada dos processadores com eficiência energética da Intel, essas APUs devem ser reservadas para OEMs.

As próximas CPUs da Intel baseadas em Tiger Lake, que marcarão a primeira vez que a empresa oferece laptops de nível comercial e processadores Ultrabook fabricado em seu próprio nó de fabricação de 10 nm , são bastante interessantes. Isso ocorre principalmente porque o Tiger lake System on the Chips (SoCs) irá competir com os APUs AMD ‘Renoir’ Ryzen 4000 Series de 7 nm com gráficos Radeon Vega em designs de laptop com eficiência da bateria e desempenho térmico como prioridade. A AMD tem oferecido alguns processadores muito atraentes para desktops, laptops e servidores, sem concorrência convincente da Intel. Isso deve mudar com os próximos 11ºAPUs da Gen Intel Tiger Lake Mobility que vêm com os gráficos Xe integrados.

APUs Intel Tiger Lake com gráficos Xe para estações de trabalho para oferecer vários benefícios?

A arquitetura Intel Tiger Lake será a primeira vez que a empresa finalmente se afastará do altamente maduro nó de fabricação de 14nm. As próximas APUs Intel Mobility serão fabricadas no Nó de Frabircação de 10 nm. Isso deve oferecer ganhos de IPC substancialmente melhores, mantendo a eficiência térmica. Existem várias configurações do Tiger lake System on the Chips (SoCs) sendo projetado para dispositivos de computação portáteis que priorizam a vida da bateria sobre o desempenho bruto.

Com um perfil de TDP variável variando de 9W a 28W, o Intel Tiger Lake parece ser configurado de forma semelhante às CPUs Ice Lake da geração atual. Enquanto os chips Ice Lake estavam disponíveis em variantes de 9W e 15W, havia uma variante com TDP configurável de 28W, que foi relatado reservado pela Apple para a atualização do MacBook Pro em 2020 . No entanto, a mesma situação pode não ocorrer com as próximas APUs Intel Tiger Lake, que estão sendo otimizadas para laptops ultrafinos e extremamente leves destinados ao uso em escritórios ou como dispositivos multifuncionais.

APUs Intel Tiger Lake de 10 nm com recursos Xe iGPU:

Tiger Lake estará disponível em design 4 + 2 , o que significa 4 núcleos e 2 fatias de Gen12 iGPU. O que isso significa essencialmente é que o processador terá 4 núcleos primários para desempenho bruto da CPU, enquanto há 2 núcleos dedicados para a GPU Gen12 integrada ou integrada (iGPU). Relatórios anteriores sobre as próximas APUs da Intel indicaram que Tiger Lake será lançado com até 768 unidades de sombreamento. Com tais especificações, a arquitetura gráfica Gen12 da Intel competiria com as APUs Renoir da AMD com placa de vídeo “Enhanced Vega”.

[Crédito da imagem: VideoCardz]

Acredita-se que os laptops que usam os gráficos integrados nos próximos Processadores Intel Tiger Lake-U de 11ª geração poderia oferecer o dobro do desempenho dos gráficos integrados de Ice Lake. Esses processadores terão gráficos Xe avançados que suportarão decodificação de vídeo totalmente acelerada por hardware. A Intel Tiger Lake está confirmada para oferecer suporte à decodificação VP9 e H265 / HEV de 12 bits. Com tais especificações, Gráficos Intel Tiger Lake Xe poderia ser cerca de 2X mais rápido do que Gen10 Ice Lake e oferecer desempenho 4X melhor em relação ao Gen9.

Se as afirmações forem precisas, a Intel parece ter APUs de mobilidade confiáveis ​​para enfrentar as APUs de 7nm ZEN 2 AMD Ryzen Renoir Série 4000 com iGPUs Radeon Vega avançados. No entanto, a empresa pode ter que otimizar ainda mais os processadores Tiger Lake no número de núcleos e threads, ganhos de IPC, eficiência térmica e durabilidade da bateria para derrotou a AMD antes da chegada dos chips Ryzen ‘Vermeer’ 4000 Series baseados em ZEN 3 .

Tag intel