Como executar comandos xset na inicialização no Xubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Certas configurações de hardware especiais requerem alguns comandos especiais para serem executados sempre que você inicia o Xubuntu, e é fácil automatizar isso. Geralmente, eles devem funcionar independentemente de como você os executa. Infelizmente, existem algumas situações em que você pode descobrir que funciona bem se executá-los individualmente, mas não automaticamente. O programa tem a ver com a forma como o Xubuntu interage com a interface gráfica do usuário do X11, mas você deve descobrir que é uma solução fácil.



Suponha, por exemplo, que você está executando um par de comandos cada vez que o Xubuntu começa a configurar seu mouse. Ambos os comandos funcionam se você executá-los dentro do terminal ou talvez mantendo pressionada a tecla Super ou Windows e pressionando R para abrir o Localizador de Aplicativos Xfce4. Em qualquer caso, eles funcionam bem. Às vezes, se você tentar executá-los na inicialização com o aplicativo “Sessions and Startup”, apenas um desses dois terá efeito. Reconfigurar o xset e então definir uma caixa de seleção no Xubuntu pode ser tudo que você precisa para fazê-lo funcionar.



Executando comandos xset ou xinput na inicialização

Certifique-se de que os comandos de configuração de hardware com os quais você está trabalhando sejam executados corretamente no terminal antes de continuar. Ocasionalmente, o problema é o resultado de um erro tipográfico ao invés de qualquer estranheza no Xubuntu. Se você tem certeza absoluta de que tudo está configurado corretamente, abra o programa Sessões e Inicialização novamente. Navegue até a guia “Inicialização automática do aplicativo” e selecione Adicionar para clicar duas vezes em uma entrada para editá-la. Suponha que você esteja trabalhando com um comando de configuração do mouse como xset m 2 16, tente colocá-lo em espera por alguns segundos. Você ainda vai querer ter certeza de que o próprio comando xset está correto e provavelmente vai querer reavaliar seus motivos para configurá-lo manualmente. Algumas das configurações avançadas que os usuários passam com o xset podem ser mais facilmente realizadas através das ferramentas que o próprio Xubuntu usa.



Os usuários que trabalharam com scripts bash antes provavelmente já estão familiarizados com como fazer isso, mas aqueles que não trabalham podem atrasar a execução do comando, o que dá tempo de execução somente depois que o Xubuntu carrega vários padrões do Xfce4. Usando o comando acima, você pode dormir por 10 segundos mudando-o para:

bash -c ‘sleep 10 && xset m 2 16’



Quando você inicia o Xubuntu, a interface do desktop instalada tenta carregar uma série do que considera padrões racionais. Para a maioria dos hardwares, eles estão corretos, mas podem substituir algumas configurações personalizadas que são realizadas antes disso. Isso pode resultar nos tipos de conflitos que você pode ter visto. Atrasando a execução, esse código executa o comando específico somente após o Xubuntu ser concluído. Você pode achar que precisa alterar o 10 nesse comando para um atraso ainda maior. Depende de quanto tempo o Xubuntu leva para inicializar sua máquina, e um pouco de experimentação pode estar envolvido. Você nunca deve ter que definir o comando para hibernar por mais de 20 segundos. Se o fizer, então provavelmente algo está fazendo o Xubuntu inicializar muito lentamente. Nesses casos, você pode ter muitos processos iniciando na inicialização.

Talvez você tenha muitos pacotes instalados que não está mais usando. Ironicamente, você pode achar mais fácil retificar esta situação instalando o gerenciador de pacotes Synaptic, se ainda não o fez. Use sudo apt-get install synaptic e execute o programa assim que estiver instalado. Você pode encontrar alguns programas que não está mais usando e, portanto, pode se livrar deles. Isso pode ajudar no desempenho de inicialização. Quaisquer outros ajustes de desempenho que você possa tentar também podem ajudar a reduzir a quantidade de tempo necessária para atrasar o comando xset. Em nossas imagens de exemplo, o Xubuntu estava executando um tema personalizado do xfce-look e, se esse for o caso em seu sistema, você pode querer ver o quão pesado é o tema. Alguns temas personalizados do Xubuntu demoram um pouco para carregar e podem degradar o desempenho geral com o tempo.

Sempre que você desligar sua máquina, você pode querer ter certeza de que a caixa de seleção “Salvar Sessão” está marcada para ter certeza de que o Xubuntu salva suas configurações, o que pode aliviar este problema também. Reinicie a máquina depois de fazer isso, somente depois de obter o comando xset para manter e ver se agora inicia tudo corretamente. Se isso acontecer, você não deverá ter mais problemas.

Lembre-se de que, embora seja necessário substituir o código entre os dois e comercial e a aspa simples, você também pode usar isso se achar que o Xubuntu está substituindo um comando xinput usado para configurar o mouse ou teclado. Tecnicamente, você pode colocar qualquer código que deseja que o Xubuntu execute ao inicializar, mas as configurações padrão não substituirão a maioria dos outros tipos de comandos. Esses padrões apontam apenas para dispositivos de entrada básicos e não serão aplicados quando você alternar entre os consoles virtuais.

Alguns usuários dizem que o código de atraso do bash deve ser escondido dentro de um script de shell executável, mas isso geralmente não é necessário. O programa Sessions and Startup pode executar qualquer coisa que você jogar nele. Outros usuários sugerem que esses comandos devem ser mapeados para um atalho de teclado usando as ferramentas de atalho de teclado Xfce4 que vêm com o Xubuntu. Embora configurá-lo dessa forma não cause nenhum dano, isso também é tecnicamente desnecessário. Simplesmente usar o aplicativo Sessions and Startup com um atraso de bash apropriado deve funcionar na esmagadora maioria das situações.

Verifique seu comando xset para garantir que você não está usando as configurações de opção de compatibilidade -bc para o servidor. O Xubuntu sempre os substituirá, uma vez que o tipo de hardware legado que eles foram projetados para suportar não combina com a interface de desktop do Xfce que o Xubuntu usa.

4 minutos lidos