Como instalar serviços do emulador de terminal para acessar a porta do console Cisco no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Acessar uma porta de console Cisco é realmente muito mais fácil no Linux do que em muitas implementações modernas do Windows e requer muito menos etapas. Um dos motivos é a disponibilidade de um programa chamado minicom, que fornece um ambiente de emulação de terminal muito tradicional para usuários avançados. Este programa em si é na verdade um clone do antigo pacote de comunicações Telix comercializado para usuários do MS-DOS. Ao usar o minicom, você pode emular terminais VT102 e ANSI, que tornam a comunicação com uma porta de console Cisco uma brisa.



Muitos aspectos esotéricos do pacote minicom não são mais relevantes no mundo de hoje. É altamente duvidoso que você vá usar o diretório de discagem ou os recursos de download zmodem automático. O que você usará, no entanto, é a capacidade de conectar-se diretamente aos dispositivos conectados. Os menus o conduzem junto com alguns comandos básicos de tecla, portanto, se você domina o GNU nano, já pode usar o minicom sem nem mesmo ler a página do manual.



Instalando minicom e acessando uma porta Cisco

Acesse um prompt de comando root digitando sudo -i, sudo bash ou sudo tcsh. Os consoles virtuais no Ubuntu Server funcionam perfeitamente para isso. Você também pode trabalhar a partir de um console raiz gráfico iniciado por meio do gksu ou simplesmente pelo link de aplicativos. O Unity Dash tem um nas listagens do sistema, assim como o menu do painel LX. Você também pode iniciar um no menu Whisker no Xfce ou no menu no Gnome-Shell e Mate. Quando estiver neste shell, pressione F11 para obter um ambiente de tela inteira que tornará as coisas muito mais fáceis de ver. Pode ser necessário inserir sua senha de administrador.



Assim que tiver acesso root, você precisará digitar apt-get install minicom para instalar os pacotes. Se a rotina apt-get solicitar que você aprove a instalação, pressione a tecla y e pressione a tecla enter. A instalação deve levar apenas alguns minutos se você tiver todos os seus repositórios atualizados. Você sempre pode executar apt-get update para ter certeza de que todos estão.

Você terá algumas opções de configuração a serem definidas depois de instalar o programa. Primeiro, certifique-se de que o cabo que conecta sua estação de trabalho à porta do console Cisco não está conectado no momento. No prompt bash ou tcsh em que você tem acesso root, digite lsusb e pressione a tecla Enter. Veja os resultados, que devem listar tudo o que está conectado à sua máquina.



As menções a qualquer equipamento de hub raiz do Linux Foundation #. # Referem-se às próprias portas, e não a nada conectado a elas. Os valores numéricos referem-se apenas à revisão das próprias portas USB. Conecte o cabo entre a estação de trabalho e o dispositivo Cisco e execute lsusb novamente. Qualquer entrada diferente é o nome da porta do dispositivo do console. Se as duas listas forem idênticas, sua estação de trabalho não o reconheceu conectando o cabo por algum motivo. Se você estiver trabalhando com um cabo serial tradicional da velha escola, será necessário reiniciar para forçar o kernel do Linux a reconhecê-lo.

A primeira parte do número de identificação do dispositivo é o código do fornecedor e a segunda é o produto. Caso a porta serial USB ainda não esteja configurada, você precisará fazer isso com o comando modprobe. Use modprobe usbserial vendor = 0x #### product = 0x ####, substituindo os símbolos octothorpe pelos códigos hexadecimais corretos do comando lsusb. O código do fornecedor provavelmente foi definido como 0x2478, então você pode encontrar o dispositivo usando o seguinte comando:

dmesg | grep 2478

Você deve ver a localização do dispositivo, mas se nada acontecer, o Linux ainda não está reconhecendo seu dispositivo. Você pode listar seus comandos tty emitindo dmesg | grep tty no prompt. Se você não obtiver resposta ou uma mensagem de erro, é mais uma vez um sinal de que o dispositivo Cisco não está respondendo corretamente. Embora os dispositivos USB devam ser enumerados dentro do kernel assim que você os conecta, isso nem sempre é verdade ao trabalhar com algum tipo de conversor serial. Tente conectar o cabo várias vezes para ver se consegue algum tipo de resposta e reinicie mais uma vez se não conseguir.

Procure nesta lista um novo identificador que você encontrou antes do comando grep 2478. Encontre a linha com este identificador e que indicará o nome de dispositivo que o Linux deu à sua conexão. Deve ser fácil de localizar, não apenas porque os identificadores hexadecimais são iguais, mas também porque seguirá algum nome, como ttyUSB0 ou ttyUSB1, que deve se destacar. É duvidoso que você tenha mais de um console USB-para-RS-232 conectado de qualquer maneira, mas às vezes o Linux nomeará seu primeiro terminal como ttyUSB1 em vez de ttyUSB0 por vários motivos.

Agora execute minicom -s e pressione a tecla de seta para baixo até chegar à opção “Configuração da porta serial”. Pressione Enter, pressione A e retroceda até a primeira barra. Você deve alterar o valor para / dev / ttyUSB0 ou / dev / ttyUSB1, dependendo do nome que o Linux deu à sua conexão antes. Quando estiver configurado corretamente, pressione a tecla Enter novamente. Você precisará definir a taxa de transmissão como 9600, o valor do bit de dados como 8 e o valor do bit de parada como 1. Certifique-se de que a Paridade esteja definida como nenhuma, já que sua conexão não suportará nenhum tipo de bit de paridade.

Pressione a tecla C para definir a taxa de transmissão para 9600 e a tecla V para a configuração correta dos bits de dados. Insira L para o bit de paridade para desativá-lo e, em seguida, defina o bit de parada como 1 pressionando a tecla W. Como acontece com muitos desses pacotes, sua milhagem pode variar, então você pode ter que alterar algumas dessas opções de configuração se algo sobre a instalação do Cisco for heterodoxo. Se você tiver uma observação sobre algum tipo de configuração alternativa a ser usada, use-a. Uma barra na parte inferior da tela do minicom deve fornecer informações adicionais sobre o pressionamento de botões, que segue a maneira como o GNU nano faz o mesmo.

4 minutos lidos