Como a orientação errada de montagem do AIO pode danificar sua CPU

Hoje em dia, o resfriamento por líquido ou água é considerado a forma ideal de manter a temperatura da CPU sob controle. Esses refrigeradores oferecem um desempenho muito melhor do que a maioria dos refrigeradores de ar, ao mesmo tempo em que oferecem recursos de melhor qualidade de vida, como menores níveis de ruído e melhor estética. Não é uma surpresa que a maioria das máquinas de jogos modernas ou outros PCs de última geração tendam a ter algum tipo de refrigeração a água, seja um circuito personalizado ou um refrigerador de água AIO (All in One).



O CoolerMaster ML240R RGB é um fantástico AiO de gama média

Os coolers líquidos AIO ou All in One (também chamados de CLCs ou Closed Loop Coolers) são uma escolha muito popular entre os entusiastas de PC. Devido ao seu baixo custo e baixa necessidade de manutenção em comparação com um loop personalizado, a maioria das pessoas prefere comprar um AIO em vez de tentar fazer um loop personalizado caro para seu PC. Os refrigeradores AIO também têm um desempenho melhor do que os refrigeradores de ar em geral, por isso é uma escolha muito razoável para a maioria das pessoas. Se você precisar de ajuda para decidir entre um AIO ou um refrigerador de ar para sua próxima construção, dê uma olhada Este artigo .



Devido à popularidade dos coolers AIO, existem algumas práticas inadequadas que se tornaram bastante comuns entre os adotantes. Um dos maiores é a orientação de montagem do radiador AIO. Isso pode ter um impacto significativo em suas temperaturas e níveis de ruído e, na pior das hipóteses, pode até mesmo acabar degradando a CPU que deveria estar resfriando. Antes de dar uma olhada nas orientações de montagem incorretas e como corrigi-las, precisamos entender como funciona um radiador AIO.



Como funciona um refrigerador líquido tudo-em-um

Em teoria, o princípio de funcionamento de um refrigerador de água AIO é bastante simples. Em vez de usar ar para resfriar diretamente a CPU, como no resfriamento a ar, esses coolers usam água (ou líquidos especiais) para transferir o calor da CPU. Essa “água aquecida” é então transportada do bloco da bomba da CPU para o radiador, que é montado em algum lugar da caixa. Ventiladores são conectados ao radiador, que sopram ar através da densa estrutura de aletas dentro do radiador. A água viaja através do radiador e é resfriada pelo ar fresco dos ventiladores. O calor da CPU foi dissipado e a água retorna ao bloco da bomba para transportar mais calor da CPU e o processo é reiniciado.



Como funciona um refrigerador líquido multifuncional - Imagem: GamersNexus

Este método de resfriar a CPU pode parecer simples no papel, mas há muitos pontos técnicos envolvidos que podem afetar o desempenho de resfriamento do radiador. A orientação de montagem do radiador é um ponto importante que os usuários devem ter em mente para obter os melhores resultados.

Ar no circuito AIO

Primeiro, precisamos entender que todos os refrigeradores líquidos têm um pouco de ar dentro deles. Pode parecer que eles estão 100% cheios de ar, mas ainda há um pouco de ar dentro do circuito desses refrigeradores. A razão para esse ar aparentemente indesejado é que é fisicamente impossível selar o circuito na fábrica enquanto o líquido está sendo preenchido no circuito. De alguma forma, o ar entra no loop durante o preenchimento e é impossível fazer um CLC produzido em massa sem ter um pouco de ar dentro dele. Entende-se que um radiador AIO de 240 mm pode ter até 1 cm cúbico de ar em condições de estoque.



Ter o ar no circuito não é necessariamente a causa do desempenho de resfriamento degradado. O problema surge quando esse ar interfere no fluxo geral de líquido e calor dentro do circuito. Como as diferentes orientações de montagem do radiador distribuem o líquido (e o ar) de maneiras diferentes, o ar pode ter efeitos diferentes em configurações diferentes.

Orientações de montagem convencionais

Hoje em dia, as orientações convencionais de montagem dos radiadores dependem principalmente dos gabinetes. A maioria dos gabinetes tem pelo menos uma área onde você pode montar os radiadores de um cooler AIO Liquid de 240 ou 280 mm. Geralmente, existem montagens na parte frontal e também na parte superior da caixa, no entanto, o comprimento do radiador que pode ser encaixado nessas ranhuras pode variar de caso para caso. As orientações mais comuns são:

  • Radiador na frente com tubos na parte superior
  • Radiador na frente com tubos na parte inferior
  • Radiador no topo com tubos à direita
  • Radiador na parte superior com tubos à esquerda
  • Radiador na parte inferior com tubos à direita
  • Radiador na parte inferior com tubos à esquerda

Uma orientação de montagem convencional com tubos na parte superior - ERRADO!

Os radiadores na parte inferior do gabinete geralmente são instalados apenas em gabinetes Mini-ITX. Nestes casos, os fabricantes precisam apresentar “soluções engenhosas” devido ao espaço limitado. Essa orientação é geralmente a pior maneira de montar um radiador CLC, conforme explicado posteriormente.

A maneira adequada de montar um radiador AIO

A maneira correta de montar um radiador na frente: Tubos para baixo - Imagem: ArsTechnica

O principal ponto a ser lembrado ao selecionar a melhor orientação para seu loop é que a BOMBA NUNCA DEVE SER O PONTO MAIS ALTO DO LOOP. A bomba tem que fazer a maior parte do trabalho para empurrar o líquido através do circuito, portanto, compreensivelmente, o desempenho do refrigerador depende disso em grande parte. As formas corretas de montagem do radiador incluem as seguintes orientações:

  • Radiador na frente com tubos na parte inferior
  • Radiador na parte superior (orientação do tubo principalmente irrelevante)

Essas orientações de montagem garantirão que a bomba nunca seja o ponto mais alto do circuito e que o padrão de fluxo do líquido da bomba para o radiador e de volta para a bomba seja ideal. A montagem de um radiador na parte inferior da caixa nunca é aconselhável, uma vez que coloca automaticamente a bomba no ponto mais alto do circuito.

Problemas

Agora vamos investigar por que as outras orientações são prejudiciais para o desempenho de resfriamento e longevidade do refrigerador. A maior parte disso é desempenhada pela pequena quantidade de ar dentro do loop. O ar pode entrar em conflito com a ação de trabalho da bomba e, portanto, causar problemas com o desempenho de resfriamento e os níveis de ruído. Também devemos ter em mente que quanto mais um refrigerador é usado, mais líquido é evaporado do circuito.

É assim que o ar se acumula dentro da bomba quando o radiador é montado incorretamente - Imagem: GamersNexus

Isso naturalmente aumenta a quantidade de ar dentro do circuito, de modo que esses problemas podem piorar com o tempo. Assim, o radiador deve ser instalado corretamente em primeiro lugar. A orientação de montagem errada pode levar aos seguintes problemas:

  • Bolhas de ar: Este é o resultado mais irritante da montagem errada do radiador. Se um radiador for instalado de forma que a bomba seja o ponto mais alto do circuito, isso significa que a pequena quantidade de ar ficaria concentrada dentro do bloco da bomba enquanto a bomba estiver funcionando. Este ar causaria problemas para a bomba e tornaria difícil para a bomba empurrar o ar. Esta operação desfavorável também causa ruídos irritantes de gorgolejo e gotejamento da bomba que podem ser claramente audíveis. Mais ar dentro do circuito (devido a mais uso) fará com que o desempenho da bomba se deteriore significativamente, fazendo com que o usuário pense que a bomba falhou quando está apenas lutando contra as bolhas de ar.
  • Ruído: Um radiador instalado incorretamente pode facilmente levar a um sistema de som muito alto e desagradável. As bombas fazem barulho, mas em condições normais, o ruído da bomba é suportável e muito baixo. A introdução de bolhas de ar na bomba por montagem incorreta pode causar gorgolejos, gotejamentos, gemidos e até mesmo ruídos de chocalho da bomba, que podem ser muito irritantes. Esses ruídos ocorrem porque a bomba está trabalhando fortemente contra o ar para empurrar o líquido do bloco da CPU em direção ao radiador e o ar está impedindo essa ação.
  • Temperaturas: O efeito nas temperaturas pode ser bastante variável. Às vezes, um radiador montado incorretamente funcionaria tão bem, mas faria alguns ruídos irritantes de vez em quando. No entanto, é igualmente possível que a função da bomba seja fortemente impedida e o líquido não seja movido de forma eficiente dentro do circuito. Isso significaria que as temperaturas subiriam significativamente, já que o calor da CPU não está sendo transferido para o radiador para ser expelido. O aumento da quantidade de ar dentro do circuito pode causar esse problema.
  • Desempenho da bomba: A bomba certamente funcionará de uma forma um tanto alterada quando o líquido não estiver se movendo através do bloco da CPU sem problemas. Em geral, o ar também está normalmente presente nas bombas, mas esse ar é rapidamente movido para o topo do tanque do radiador para que a bomba possa realizar sua função. No entanto, se o radiador for montado incorretamente, as bolhas de ar se acumulam dentro do bloco da CPU e a bomba não pode movê-las. A quantidade de água que flui pela bomba também é reduzida, portanto, a função da bomba é significativamente degradada.

Vantagens da orientação correta de montagem

É aqui que o ar deve ser coletado, na parte superior do tanque do radiador - Imagem: GamersNexus

Se montado corretamente, o loop terá um desempenho muito melhor tanto térmica quanto acusticamente. Até a longevidade dos componentes do CLC será melhorada. Aqui está o que acontece quando o radiador é instalado corretamente:

  • O ar é movido para o tanque: Na orientação correta instalada, todo o ar será movido para o topo do radiador (que é uma espécie de tanque). Isso significa que o ar não impedirá o fluxo do líquido através do circuito e tanto a bomba quanto o radiador funcionarão perfeitamente.
  • Acústica: Isso ajudaria muito no desempenho acústico. Como não há ar no bloco da CPU agora, a operação da bomba será desimpedida. O ruído da bomba será baixo e consistente, ao contrário de ruídos altos, gorgolejantes ou chorosos. Esta é provavelmente a maior melhoria na qualidade de vida que você pode obter montando o AIO na orientação correta.
  • Térmicas: Embora o ruído da bomba e os ventiladores barulhentos possam ser irritantes, é a temperatura que pode realmente ser perigosa para a CPU. Operando na orientação errada, o AIO não funcionaria tão bem e provavelmente levaria a danos prematuros aos componentes do AIO e também à CPU. Girar o radiador para a orientação adequada permitiria que a bomba operasse sem obstáculos, diminuindo assim as temperaturas efetivamente. Temps mais altos podem ser um indicador importante de um AIO de baixo desempenho, por isso é aconselhável monitorar os temps regularmente.

RMAs aumentados

A orientação de montagem incorreta de um novo resfriador AIO leva a uma grande quantidade de aplicações RMA por parte dos compradores. Isso ocorre porque o comprador não obtém o desempenho de refrigeração que esperava do refrigerador, juntamente com ruídos estranhos do bloco da bomba. Isso pode facilmente levar a um diagnóstico errado pelo usuário de que a bomba está danificada ou com defeito. Este problema pode ser resolvido simplesmente instalando o radiador na orientação correta, em vez de solicitar um processo de RMA demorado e demorado. Há uma chance de que o novo CLC (se fornecido pela empresa) tenha os mesmos problemas devido à orientação de montagem incorreta.

Esta bomba cheia até a metade fará muito barulho e proporcionará um desempenho de resfriamento ruim, levando a um RMA imaturo - Imagem: GamersNexus

Advertimento enganoso

Um dos principais motivos que levam a maioria dos compradores a se desinformar sobre essa prática errada de montagem é a propaganda feita pelas empresas. Principalmente os fabricantes de gabinetes e os fabricantes de coolers AIO são os culpados por isso. Eles costumam anunciar o cooler montado incorretamente nas renderizações da caixa ou do cooler. Muitos compradores desavisados ​​são induzidos ao erro de pensar que a empresa recomenda a montagem de um radiador AIO na orientação errada. Ainda mais enganoso é o fato de que essas empresas costumam colocar os mesmos diagramas e renderizações em seus manuais de instalação. As empresas devem se livrar dessa publicidade o mais rápido possível e, especificamente, adicionar seções que desaconselham os métodos de montagem do melhorador para que o cliente possa ter a melhor experiência.

O material promocional do gabinete NZXT H510 Elite tem o radiador montado incorretamente - Imagem: NZXT

Palavras Finais

Um AIO Liquid Cooler é uma maneira muito eficaz de manter a temperatura da CPU sob controle. Geralmente, essas são consideradas as segundas melhores soluções de resfriamento para sua CPU, perdendo apenas para um loop personalizado. Você pode querer verificar Este artigo para decidir melhor entre um AIO ou uma solução de resfriamento Custom Loop. No entanto, esses refrigeradores têm um bom desempenho, são silenciosos e também têm uma aparência melhor do que a maioria dos refrigeradores de ar. No entanto, um simples erro, como montar o radiador na orientação errada, pode eliminar a maioria dessas vantagens. Essa negligência é muito comum hoje em dia e pode levar a uma bomba barulhenta, altas temperaturas e morte prematura de componentes. Os fabricantes de caixas e refrigeradores devem incluir a orientação de montagem recomendada em seus manuais e material promocional e devem parar de anunciar a orientação errada no mínimo.