Como calcular a raiz quadrada de um número no Excel

Microfost Excel é uma ferramenta extremamente poderosa que pode ser usada para resolver cálculos complexos. No entanto, muitos usuários casuais só fazem uso do Excel para as necessidades básicas de tabulação, sem usá-lo para realizar até mesmo as operações matemáticas mais simples. Mas há situações em que você é forçado a fazer cálculos no Excel para acelerar as coisas. Um dos cálculos mais comuns que os usuários do Excel devem fazer é descobrir a raiz quadrada de um número.



Com isso em mente, criamos um artigo com cinco métodos diferentes que o ajudarão a calcular a raiz quadrada de um número no Excel. Todos eles levarão ao mesmo resultado, mas alguns deles são mais fáceis do que outros. Os métodos abaixo são ordenados por dificuldade, então considere manter os três primeiros métodos se você não for um usuário ávido do Excel.

Vamos começar!



Método 1: cálculo da raiz quadrada usando a função SQRT

Usar a função SQRT é uma das maneiras mais fáceis de descobrir a raiz quadrada de um número. É extremamente fácil de usar, pois tudo que você precisa fazer é passar o número (ou referência) de uma célula que contém um número para a função SQRT.



o Sintaxe para este método é:



SQRT (número)

Nota : número é um espaço reservado para o número real ou para a referência de célula que contém o número.

Exemplo

Para manter as coisas simples, digamos que queremos descobrir a raiz quadrada do número 9 (localizado em A2 ) Para fazer isso usando a função SQRT, tudo o que precisamos fazer é inserir a seguinte fórmula na célula de resultado (B2) : ‘ = SQRT (A2) '.

Usando a função SQRT

Usando a função SQRT



Nota: Lembre-se de que também poderíamos ter usado o número diretamente, em vez da referência da célula - = SQRT (9)

No entanto, há um pequeno problema em usar a função SQRT diretamente - se você tentar passar um número negativo, ele mostrará o #NUM! erro em vez do resultado real.

Exemplo de #NUM! erro

Exemplo de #NUM! erro

Evitar #NUM! erros ao usar a função SQRT é recomendado que você use a função ABS em conjunto com a função SQRT. O que a função ABS faz é converter um número em um número absoluto. Em nosso caso, ele converterá os números negativos em números positivos. Aqui está um exemplo:

Exemplo com o uso da função ASB

Exemplo com o uso da função ABS

Método 2: calcular a raiz quadrada usando a função de potência

Usar a função POWER é outra maneira de calcular a raiz quadrada de um número no Excel. No entanto, ela funciona de maneira um pouco diferente quando comparada com a função SQRT. Usando a função POWER, podemos encontrar a raiz quadrada de um determinado número elevando o número à enésima potência.

Esta é a sintaxe do método:

POWER (número, potência)

Nota: número é um espaço reservado para o número real ou referência de célula, enquanto poder é o expoente para elevar o número a essa potência.

Dado o fato de que queremos encontrar a raiz quadrada de um número, podemos usar o atributo de potência como ‘1/2’. Neste caso, a fórmula torna-se POWER (número, 1/2) .

Exemplo

Para manter as coisas simples, vamos supor novamente que precisamos encontrar o número da raiz quadrada da célula A2 (que é 9 em nosso caso). Para fazer isso, podemos usar o argumento de poder como 1/2 na célula resultante (B2).

Exemplo com o uso da função Power para encontrar a raiz quadrada

Exemplo com o uso da função Power para encontrar a raiz quadrada

Método 3: usando o operador expoente para encontrar a raiz quadrada de um número

Muitos usuários experientes do Excel consideram esse método a maneira mais fácil de encontrar a raiz quadrada de um número. Decidimos classificá-lo no 3º lugar, pois não é tão comum. Isso implica o uso de um operador expoente para obter o resultado.

Um operador expoente nos permitirá elevar um número a qualquer potência. Semelhante ao Método 2, podemos usar (1/2) como o expoente para obter o número da raiz quadrada na célula resultante.

Esta é a sintaxe para isso:

 = A1 ^ (1/2) 

Nota: Como você pode ver, a fórmula é muito semelhante ao método acima, onde usamos o Poder função. A única diferença importante é que, em vez da função, precisamos usar um operador expoente.

Exemplo

Neste exemplo, vamos usar uma fórmula de expoente para obter a raiz QUADRADA do número 9 (célula A2). Para fazer isso, usamos ‘(1/2)’ como o expoente. Como temos o número na célula A2, o uso da fórmula A2 ^ (1/2) na célula de resultado nos dará o número da raiz quadrada.

Exemplo de uso do operador expoente para encontrar a raiz quadrada de um número

Exemplo de uso do operador expoente para encontrar a raiz quadrada de um número

Método 4: usando scripts VBA para encontrar a raiz quadrada de um número

Este método é um pouco avançado, então se você não se sentir confortável com scripts VBA, considere manter os três primeiros métodos. A quarta maneira de encontrar a raiz quadrada de um número é usar códigos VBA.

Para lidar com esse cenário específico, existem dois códigos diferentes que você pode usar para retornar a raiz quadrada de um número. Continue lendo abaixo para obter os códigos, bem como as instruções sobre como aplicá-los.

Código VBA 1: Retornando a raiz quadrada quando uma célula é selecionada

Sempre que você executar este código VBA, ele verificará o valor da célula selecionada. Se esse valor for um número, ele calculará diretamente a raiz quadrada desse número e o mostrará dentro de uma caixa de mensagem.

Mas tenha em mente que este código só funcionará desde que você certifique-se de não selecionar mais de uma célula

Código:

Sub getSquareRoot () Dim rng As Range Dim sqr As Long If Application.Selection.Cells.Count> 1 Then MsgBox 'Selecione apenas uma célula