Como editar arquivos XPS no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O XML Paper Specification é uma linguagem de descrição de página comparativamente aberta que se assemelha ao Postscript até certo ponto. É usado com certa frequência em vários tipos de dispositivos Microsoft, mas você não o verá muito em sistemas Unix.



Alguns usuários de Linux recorrem ao Google Drive e ao Google Docs para editar arquivos XPS, o que é uma solução decente, pois permite que eles trabalhem por meio do navegador. Este sistema é independente de plataforma e deve funcionar com FreeBSD e outras implementações Unix também. No entanto, existem dois outros métodos que usam ferramentas nativas.



Método 1: Instalando o Master PDF Editor

Embora PDF seja um formato mais popular, o XPS conta com pelo menos algum suporte oficial contínuo da Microsoft, então você pode precisar editar em algum momento. Se precisar fazer isso, você pode fazê-lo pressionando Ctrl, Alt e T para abrir um prompt de comando e, em seguida, digitar cd ~ / Downloads para chegar ao seu diretório de downloads seguido por wget http://get.code-industry.net/public/master-pdf-editor-4.2.12_i386.deb para baixar o pacote. Embora estivesse nos repositórios oficiais de software Debian e Ubuntu, ele foi removido. Você também pode iniciar um prompt de comando pesquisando-o no Dash se for um usuário do Ubuntu ou iniciando-o no menu Aplicativos no Debian e Mint.

Depois de fazer o download do arquivo, você pode usar sudo dpkg -i master-pdf-editor-4.2.12_i386.deb para instalá-lo. Se o dpkg lançar algum tipo de erro estranho em você, então você pode tentar sudo apt -f install para contornar isso. Você pode ter que então correr sudo dpkg -i master-pdf-editor-4.2.12_i386.deb uma segunda vez. Lembre-se de que, ao fazer isso, você precisará ter sua senha de administrador em mãos. A propósito, você vai querer usar wget http://get.code-industry.net/public/master-pdf-editor-4.2.12_qt5.amd64.deb Seguido por sudo dpkg -i master-pdf-editor-4.2.12_qt5.amd64.deb para instalá-lo se você estiver executando uma versão de 64 bits do Linux. Isso também deve funcionar com Linux Mint, Bodhi e outras variantes que usam esse tipo de gerenciador de pacotes. Novamente, você vai querer verificar se há malware como de costume ao instalar as versões de 64 ou 32 bits deste pacote, e provavelmente terá que satisfazer as dependências porque ele usa a biblioteca QT. Kubuntu e outros usuários de distribuição baseados em KDE devem estar bem, entretanto. O mesmo vale para os primeiros usuários que usam LXQT.

Você também pode optar por acessar https://code-industry.net/free-pdf-editor/ em seu navegador da Web normal. Role para baixo até onde está escrito “Baixe agora Master PDF Editor para Linux” e clique nos títulos, que também devem oferecer pacotes independentes de plataforma .tar.gz que são úteis para arch, bem como pacotes .rpm para usuários de Red Hat, CentOS e Fedora .

Assim que o Master PDF Editor for instalado, você pode carregá-lo do Unity Dash, do Whisker Menu, do LX Panel ou de qualquer outro sistema de inicialização de aplicativo que seu ambiente de área de trabalho preferido usa. O programa pode abrir arquivos XPS e salvá-los no menu Arquivo. Você também pode manter pressionadas as teclas Ctrl e O para abrir um arquivo e usar Ctrl e S para salvar um. Naturalmente, você também pode manter pressionado F10 na maioria dos casos para acessar este menu.

Depois de editar e salvar um documento, você ainda pode simplesmente clicar duas vezes nele em seu gerenciador de arquivos para carregá-lo no visualizador de documentos Evince normal.

Você também pode iniciar o Evince a partir do Dash, Whisker Menu, LX Menu ou mesmo da linha de comando e então usar o menu File para abrir um arquivo XPS. Se você usar MuPDF, Okular ou Harlequin como visualizador, esses programas também funcionarão bem. Os usuários do Okular também devem ter todas as dependências do Master PDF Editor preenchidas.

Método 2: truque de conversão simples

Esse método envolve, de longe, o mínimo de brincadeiras, mas se você não se importar um pouco mais de passar o mouse, há outra maneira de fazer isso sem precisar instalar software adicional. Abra seu arquivo XPS no visualizador de documentos Evince, se você o tiver, ou um dos outros, se você estiver em um sistema baseado em QT ou KDE. Quando estiver lá, selecione Arquivo e Imprimir ou mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione P.

Isso abrirá uma caixa de diálogo que oferece a permissão para imprimir o arquivo se você tiver uma impressora, ou apenas irá listar Imprimir para arquivo, caso não tenha.

Selecione Imprimir para arquivo e escolha um dos três formatos de saída. Você pode escolher PDF, Postscript ou SVG. Selecione um que você possa editar e pressione o botão Imprimir. Agora você pode abrir este arquivo em qualquer programa que permita a edição de um arquivo PDF, PS ou SVG. Não é uma solução ideal, mas deve funcionar para muitos usuários.

3 minutos lidos