Análise da placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI

Avaliações de hardware / Análise da placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI 20 minutos lidos

A GIGABYTE está entre os fabricantes líderes de componentes de PC high-end, aventurando-se em várias outras categorias relacionadas, como produtos de servidor. Sua marca AORUS Gaming foi criada para os entusiastas de PC que desejam ter alguma associação de marca, bem como produtos de jogos poderosos e elegantes. A GIGABYTE também se aventurou nos periféricos do PC, alcançando o ecossistema AORUS.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
Placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI
FabricarGIGABYTE
Disponível em Veja na Amazon

Z390 é o chipset líder e mais recente para o consumidor da Intel. As placas-mãe com Z390 foram lançadas para a 9ª geração da série Core i da Intel. Isso inclui Core i3, Core i5, Core i7 e, pela primeira vez, a nomenclatura Core i9. A 9ª geração de processadores da série Core i ainda usa o soquete LGA-1151 com layout de pinos diferente das versões anteriores, embora a 9ª e 8ª gerações de processadores possam ser usados ​​nos chipsets Z370 e Z390.



Hoje, vou dar uma olhada no GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI Gaming. Esta placa-mãe está abaixo da placa-mãe Ultra da família AORUS e, devido ao seu preço e variedade de funções, é quase uma candidata perfeita para o seu dinheiro, sem quebrar a carteira, mas oferecendo muito mais. Ele contém 12 + 1 fases de energia potentes usando duplicadores com resfriamento VRM adequado para liberar os usuários da consideração de resfriamento VRM. Possui solução 2 × 2 Wave 2 WiFi com Intel Gigabit NIC. A placa tem dois conectores de iluminação digital, bem como dois conectores de iluminação de 12V. Raramente, eu vi uma empresa dando tudo para fora, dando dois de cada um desses cabeçalhos nesta faixa de preço. A placa-mãe tem duas portas M.2 com proteções térmicas. Ele tem uma infinidade de cabeçotes de ventilador / bomba híbridos, dois sensores térmicos externos e muitos sensores térmicos na placa, incluindo o VRM. Possui slots DIMM reforçados na configuração de canal duplo com LEDs nas bordas. Os slots PCIe x16 / x8 também são reforçados e suportam NVIDIA SLI bidirecional e AMD CrossFire. A solução de áudio on-board é conduzida por ALC1220-VB usando capacitores WIMA. Bem, a lista é longa; aqui estão alguns dos recursos do GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI:



  • Suporta processadores Intel® Core ™ de 9ª e 8ª Geração
  • Dual Channel Non-ECC Unbuffered DDR4, 4 DIMMs
  • Intel® Optane ™ Memory Ready
  • Solução VRM digital de 12 + 1 fases com DrMOS
  • Design térmico avançado com dissipadores de calor multi-cortes e tubo de calor
  • Wi-Fi integrado Intel® CNVi 802.11ac 2 × 2 Wave 2
  • SNR ALC1220-VB Enhance 114dB (Traseira) / 110dB (Frontal) no Microfone com Capacitores de Áudio WIMA
  • LAN Intel® Gigabit com cFosSpeed
  • RGB FUSION 2.0 com design multi-zona LED show de luz, suporta LED endereçável e tiras de LED RGB
  • Smart Fan 5 apresenta vários sensores de temperatura e cabeçalhos de ventilador híbrido com FAN STOP
  • Conector frontal USB 3.1 Gen 1 Type-C ™
  • Dual Ultra-Fast NVMe PCIe Gen3 x4 M.2 com protetores térmicos
  • Suporte a gráficos multidirecionais com Dual Armor e design Ultra Durable ™
  • Pronto para CEC 2019, economize energia com um simples clique

Para especificações detalhadas, siga o link do fabricante aqui .



Embalagem e Unboxing

Caixa de embalagem

A placa-mãe é enviada em uma caixa de papelão. O lado da abertura da caixa tem o nome da marca AORUS e o logotipo impresso no canto superior esquerdo. O logotipo Falcon é impresso na parte superior. O texto da placa-mãe para jogos Z390 AORUS Pro WiFi está impresso no lado esquerdo inferior. Recursos importantes são destacados no lado inferior direito junto com os emblemas do chipset Intel Optane pronto, Core 9th gen e Z390.

Caixa de embalagem



A parte traseira da caixa da embalagem tem uma imagem da placa-mãe impressa no canto superior esquerdo. O modelo da placa-mãe é impresso na parte superior. As especificações são impressas em formato tabular. Há fotos na seção principal mostrando as características mais importantes. Por último, a placa-mãe é colocada em um recipiente transparente antiestático e é colocada acima dos acessórios.

Look Inside

Acessórios e conteúdos

  • 1x placa-mãe
  • 1 antena WiFi
  • 1x conector G
  • 1x disco de instalação
  • 1x manual do usuário
  • 1x Guia de Instalação
  • 2 cabos SATA
  • 2x cabo de extensão RGB
  • 2x espaçadores e parafusos M.2
  • 2 cabos de sonda térmica

Conteúdo da caixa de embalagem

Olhar mais de perto

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi possui um poderoso VRM digital de 12 + 1 Fases IR, dissipador de calor e tubo de calor Direct Touch montado, Dual PCIe M.2 com proteções térmicas, Intel® WiFi 802.11ax, Intel® GbE LAN com cFosSpeed, USB Type- C, RGB Fusion 2.0 e uma infinidade de utilitários e aplicativos.

Visão geral

Esta placa-mãe tem blindagem de E / S integrada, outra tendência comum de vários fabricantes e, para agradar ao usuário, ela também possui um LED RGB embaixo. É hora de dar uma olhada mais de perto no PCB da placa-mãe e seu layout. Vamos dar uma olhada na visão geral da placa-mãe na visualização pictórica e iniciar a seção de visualização mais detalhada.

GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI

A placa-mãe tem acentos pretos, tornando-a uma candidata perfeita para qualquer composição de cor. O stencilling é principalmente na cor preta também. Há um estêncil Falcon cinza na parte inferior esquerda da placa-mãe que fica bem na sinfonia geral do design. Temos 4 slots DIMM para RAM DDR4, 6 slots PCIe 3.0 em X16 / X8 / X4 / X1, 6 portas SATA, porta Thunderbolt, portas USB 2.0, portas USB 3.1 Gen 1, solução de áudio onboard, Intel GbE NIC, solução WiFi onboard e opções de conectividade I / O úteis e agradáveis. Estaremos examinando cada um deles mais de perto. O PCB tem fator de forma ATX medindo 30,5cmX24,4cm e tem suporte para Microsoft Windows 10 x64.

Vamos começar dando uma olhada no tabuleiro de cima.

SOCKET CPU

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming tem soquete Intel LGA-1151; o mesmo soquete que temos visto desde os tempos de Skylake com algumas variações para cada geração ou iteração. Há uma pequena seta indicadora na tampa do soquete indicando o canto ao qual a seta marcada com o lado da CPU deve ser alinhada. O Intel LGA-1151 na placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming suporta Intel 8ª e 9ª geração de CPUs da série Core i.

Mortalha

A cobertura do dissipador de calor VRM e I / O traseiro é elegante, ousada, agressiva e é um bom presságio para o design geral desta seção. A própria cobertura é feita de plástico e tem um LED RGB por baixo. A cobertura é presa ao PCB usando três parafusos na parte traseira.

Provisão de resfriamento para VRM / MOSFET

A GIGABYTE fez tudo para o design VRM e seu resfriamento na família AORUS na série Z390. Todas as placas-mãe desta linha possuem design VRM e resfriamento quase semelhantes, e a placa-mãe para jogos Z390 AORUS PRO WIFI não é exceção a isso e estou feliz por isso. Existem dois dissipadores de calor de alumínio revestido de cor preta com vários recortes para aumentar a área de superfície para dissipação de calor eficaz. Esta não é apenas uma solução de resfriamento eficaz, mas também tem um visual muito bom e elegante. Ambos os dissipadores de calor são conectados por meio de um tubo de calor.

Fases de potência

A GIGABYTE usou almofadas térmicas de 1,5 mm de espessura entre os pontos de contato importantes no PCB e os dissipadores de calor, garantindo assim que não haja nenhum canto desmarcado quando se trata de fornecer uma solução de refrigeração poderosa para os MOSFETs.

2X PCB de cobre

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming usa um design de energia de CPU totalmente digital que inclui o PWM Controller e PowlRstage MOSFET e é capaz de fornecer pelo menos 50A de energia de cada fase. O design de energia 12 + 1 está, na verdade, usando duplas para atingir a meta de entrega de energia. Possui 6 duplicadores de fase IR com 12 MOSFETs IR PowlRstage. E além de tudo isso, temos controlador digital IR (PWM). Se você está se perguntando por que 1 em vez de 12 + 2; na minha opinião, faz sentido porque a maioria dos usuários não comprará essas placas-mãe apenas para usar o iGPU e não o dedicado, portanto, dedicar uma única fase de alimentação ao iGPU faria o trabalho.

O design de PCB de cobre 2X exclusivo da GIGABYTE fornece caminhos de rastreamento de energia suficiente entre os componentes para lidar com cargas de energia maiores que o normal e para remover o calor da área crítica de entrega de energia da CPU. Isso é essencial para garantir que a placa-mãe seja capaz de suportar o aumento da carga de energia que é necessário durante o overclock.

Conectores EPS

Design do pino dos conectores de energia

Os conectores de alimentação 8 + 4 para alimentar a CPU estão localizados no canto superior esquerdo. O fornecimento de 4 pinos extras é para o Intel Core i9 990K e variantes relacionadas do mesmo silício. A GIGABYTE até forneceu esta potência extra nesta placa-mãe cara. Há também um Cabeçalho de Ventilador PWM híbrido de 4 pinos.

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming apresenta conectores de alimentação ATX de 24 pinos e ATX 12V 8 pinos + 4 pinos para oferecer uma fonte de alimentação estável. Isso é vantajoso, pois há uma área de contato maior para a eletricidade com mais quantidade de metal para sustentar a maior potência e calor.

Slots DIMM

Existem 4 slots DIMM reforçados com aço inoxidável na placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming. Eles estão na configuração Dual Channel. A capacidade máxima é de 128 GB com 32 GB por slot DIMM e a frequência máxima suportada é de 4266 MT / s (OC). Esta placa-mãe suporta módulos de memória DIMM 1Rx8 / 2Rx8 sem buffer ECC (opera no modo não-ECC), bem como módulos de memória DIMM 1Rx8 / 2Rx8 / 1Rx16 não-ECC sem buffer.

Vamos dar uma olhada nas disposições de conectividade do lado superior direito.

Provisão de conectividade

Começando do lado direito, existem dois cabeçalhos de iluminação. O mais à direita tem 3 pinos e é digital, enquanto o do lado esquerdo é um conector de iluminação de + 12V. Por favor, tome nota das leituras de tensão para garantir a conectividade correta com os dispositivos LED RGB / ARGB suportados. Conectar um dispositivo LED de 5 V em um conector de 12 V danificará os LEDs.

A seguir, temos dois cabeçalhos de bomba de 4 pinos. Eles são híbridos por natureza e são rotulados como Sys_Fan_Pump 5 e Sys_Fan_Pump 6. Você também pode conectar ventiladores de 3 e 4 pinos a esses conectores e controlar sua operação por meio do Smart Fan 5.

Em seguida, temos um conector ATX de 24 pinos. A placa-mãe é feita na China.

Indo mais longe, há um conector USB 3.0 no painel frontal.

Conector USB 3.1 Gen-1

Há um conector USB 3.1 Gen-1, Tipo C localizado bem na frente dos slots DIMM. A localização deste cabeçalho é surpreendentemente sem sentido aqui, pois é obstruída pela trava do slot. Se o usuário conectou o cabo USB 3.1 Tipo C do painel frontal do chassi a este conector e todos os 4 slots estão ocupados, o usuário será forçado a remover o cabo Tipo C antes de remover a RAM do slot nº 2 como o cabo conectado obstruirá o destravamento da trava.

RAM VRM Design

Já que estamos nisso, existe um Realtek RT8120D para um PWM monofásico com o driver. Para isso, temos a configuração MOSFET na solução de 3 On Semiconductor 4C06N em um dois baixo um alto.

Portas SATA3

Existem 6 portas SATA classificadas a 6 Gbps localizadas no lado direito inferior da placa-mãe na frente da tampa do chipset. Esta placa-mãe suporta RAID 0, RAID 1, RAID 5 e RAID 10.

Resolução de problemas de LEDs

A parte inferior direita do PCB tem um cabeçalho thunderbolt. Fiquei surpreso ao ver um conector thunderbolt nesta placa-mãe tão cara. Parabéns à equipe de design da AORUS! Descendo mais abaixo, existem 4 LEDs com as marcações VGA, CPU, BOOT e DRAM impressas na parte inferior. Este é o mecanismo de solução de problemas fornecido nesta placa-mãe. Cada um desses 4 LEDs é dedicado ao VGA, CPU, BOOT e DRAM. Em caso de qualquer problema ou erro, o LED correspondente acenderá continuamente até que o problema seja resolvido. Esta é a minha área de reclamações. Há um cabeçalho thunderbolt, mas nenhum LED de depuração!

Capa do chipset

A placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI para jogos apresenta uma capa completa do chipset com acabamento elegante com estêncil colorido usando as cores preto, cinza e prata. Há um logotipo Falcon no lado esquerdo inferior da mortalha. Ele tem LED RGB embaixo e acende quando ligado para ter um visual deslumbrante e vívido.

Vamos dar uma olhada nas opções de conectividade localizadas na parte inferior do PCB.

Provisão de conectividade montada na parte inferior

Começando pelo lado direito, temos um conector do painel do sistema. A base dos pinos é codificada por cores para facilitar a identificação e a configuração correspondente é identificada abaixo do conector. A Gigabyte forneceu um conector G que permite ao usuário conectar facilmente os cabos do painel frontal do gabinete a este conector e simplesmente conectá-lo ao conector do painel frontal da placa-mãe.

Há um conector de 2 pinos bem na parte superior do conector do painel do sistema, que é chamado de jumper Clear CMOS. O usuário pode usar este cabeçalho para redefinir o CMOS. Para isso, desligue o PC e toque nos dois pinos de cada vez com a ponta de uma chave de fenda, o que causará um curto-circuito. No próximo ciclo de inicialização, o BIOS seria redefinido para suas configurações padrão.

No lado esquerdo do conector do painel frontal, há 3 conectores de ventilador híbrido de 4 pinos.

NuvoTon 3947S

Cada um dos cabeçalhos de ventilador é controlado pelo controlador NuvoTon 3927S.

Em seguida, temos dois conectores USB 2.0 de 9 pinos seguidos por um conector TPM. Existem dois LEDs no lado esquerdo para demonstrar o modo LED RGB carregado.

Em seguida, temos dois cabeçalhos de iluminação. O primeiro é + 12V e o próximo é + 5V. Em seguida, vem um conector SPDIF e, por último, há um conector de áudio HD ao qual o cabo de áudio do painel frontal do gabinete é conectado, o que é opcional.

Há jumpers DLED_V_SW1 / SW2 nesta placa-mãe. Os jumpers permitem que você selecione a tensão de alimentação dos conectores D_LED1 e D_LED2. Certifique-se de verificar os requisitos de tensão de sua faixa digital de LED e defina a tensão correta com este jumper antes da conexão. A conexão incorreta pode causar danos à faixa de LED. Os jumpers são configurados com 5 V no padrão usando os pinos 1 e 2. Definir o jumper nos pinos 2 e 3 fornecerá 12 V para os conectores de iluminação digital.

Portas USB

As seguintes opções de conectividade USB estão presentes na placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI:

Vindo do chipset:

  • 1 porta USB Type-C ™ com suporte para USB 3.1 Gen 2 no painel traseiro
  • 1 porta USB Type-C ™ com suporte USB 3.1 Gen 1, disponível através do conector USB interno
  • 2 portas USB 3.1 Gen 2 Type-A (vermelhas) no painel traseiro
  • 5 portas USB 3.1 Gen 1 (3 portas no painel traseiro, 2 portas disponíveis através do conector USB interno)

Chipset + 2 hubs USB 2.0:

  • 8 portas USB 2.0 / 1.1 (4 portas no painel traseiro, 4 portas disponíveis através dos conectores USB internos)

Slots PCIe

Slots PCIe e M.2

As placas-mãe Z390 da série AORUS apresentam slots PCIe 4.0 integrados, oferecendo largura de banda superior em comparação com a tecnologia da geração anterior. O desempenho das placas gráficas e SSDs PCIe NVMe AIC não será limitado pela largura de banda insuficiente. Esta placa-mãe tem um total de 5 slots com classificação PCIe 4.0 / 3.0. Dois slots são classificados como PCIe 4.0 / 3.0 X1. Há apenas um slot PCIe 3.0 X16 dedicado que é conectado eletricamente ao soquete da CPU. Os slots PCIe 4.0 têm maior estabilidade do sinal do slot e menor impedância, maximizando a largura de banda do PCIe ao mesmo tempo que são compatíveis com versões anteriores do PCIe 3.0. Aqui estão as informações de configuração desses slots:

  • 1 slot PCI Express x16, rodando a x16 (PCIEX16)
  • 1 x slot PCI Express x16, rodando a x8 (PCIEX8)
  • O slot PCIEX8 compartilha largura de banda com o slot PCIEX16. Quando o slot PCIEX8 é preenchido, o slot PCIEX16 opera no modo até x8.
  • 1 x slot PCI Express x16, executando a x4 (PCIEX4)
  • 3 slots PCI Express x1

O slot PCIEX8 compartilha largura de banda com o slot PCIEX16. Ao usar placas gráficas duplas, o slot PCIEX16 opera no modo até x8. Os slots PCIe X16 e X8 são blindados de aço inoxidável reforçados no revestimento externo. Esses suportes apresentam um mecanismo de travamento duplo; primeiro da parte superior e a segunda da parte inferior para melhor retenção.

Porta M.2

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming tem duas portas M.2 usando interface PCIe Gen 3. Ambas as portas M.2 têm blindagens térmicas com almofadas térmicas pré-aplicadas. Ambas as tampas oscilam, a menos que sejam preenchidas.

  • 1 x conector M.2 (soquete 3, chave M, tipo 2242/2260/2280/22110 SATA e suporte a SSD PCIe x4 / x2) (M2A)
  • 1 x conector M.2 (soquete 3, chave M, tipo 2242/2260/2280 SATA e suporte a SSD PCIe x4 / x2) (M2M)

M.2 Compartilhamento de largura de banda com portas SATA3

A largura de banda compartilhada da porta M2A com o conector SATA3 1 e a porta M2M compartilha largura de banda com os conectores SATA3 4 e 5. Consulte a imagem para ver o cenário geral de compartilhamento de largura de banda e a indisponibilidade resultante de conectores SATA3.

Áudio

Seção de Áudio

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming está usando Realtek High-End HD Audio Codec ALC1220 120dB (A) SNR [110/114 dB (A)] HD Audio usando VB Series controlador de áudio. Com o Smart Headphone Amp, ele detecta automaticamente a impedância do dispositivo de áudio usado no capacete, evitando problemas como volume baixo e distorção.

Esta placa-mãe usa uma combinação de capacitores Hi-Fi WIMA FKP2 e capacitores de áudio Chemicon de última geração. Enquanto os capacitores de áudio de ponta são adequados para equipamentos de áudio de alto nível, usando tecnologia de ponta para fornecer som rico em graves e altas frequências mais claras, os capacitores WIMA FKP2 estão sendo amplamente usados ​​em sistemas Hi-Fi de nível premium. A adição disso à tecnologia exclusiva de áudio AOURS AMP-UP torna a solução de som onboard ideal para os audiófilos mais exigentes. A seção de áudio é implementada em um PCB dedicado em camadas. A solução de áudio é apoiada por 4 capacitores WIMA KFP2 de alta qualidade de alta fidelidade. Esses capacitores de alta qualidade ajudam a fornecer áudio de alta resolução e alta fidelidade para fornecer os efeitos sonoros mais realistas para os jogadores. Iluminação de caminho de rastreamento de LED Acende para mostrar a separação das camadas de PCB. O suporte de canal é 2/4 / 5.1 / 7.1 e S / PDIF Out também.

Conectividade LAN

Intel NADA

A placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI para jogos está usando Intel 1 GbE NIC com uma velocidade nominal de até 1000 Mbit. A GIGABYTE forneceu um cFosSpeed ​​que é um utilitário de gerenciamento de tráfego de rede para melhorar a latência enquanto mantém as baixas taxas de ping para melhor resposta.

Além da placa de rede GbE, esta placa-mãe possui uma solução WiFi com interface Intel CNVi. A solução Intel Next-Gen Wireless suporta a função 802.11ac Wave 2, permite desempenho wireless gigabit e suporta o padrão wireless 11ac 160 MHz com velocidade de até 1,73 Gbps. Além disso, o Bluetooth 5 oferece alcance 4x sobre BT4.2 e com transmissão mais rápida. A GIGABYTE forneceu uma antena nos acessórios. Todas as novas antenas suportam banda dupla 802.11ax / ac 2,4 GHz e 5 GHz. Suporta inclinação e base magnética.

BIOS dupla

DUAL-BIOS

O GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI vem com o recurso Dual-BIOS. Embora esta placa tenha BIOS duplo, não há provisão para o usuário controlar ou alternar entre esses BIOS. Há um BIOS principal e um BIOS secundário que atua como backup. Em caso de qualquer problema com as configurações atuais por qualquer motivo, a placa-mãe na próxima inicialização usará automaticamente o BIOS secundário e o usará para dar ao usuário a chance de corrigir as configurações do UEFI. Esta placa possui um flash 2x 128 Mbit usando AMI UEFI BIOS. PnP 1.0a, DMI 2.7, WfM 2.0, SM BIOS 2.7, ACPI 5.0 são suportados.

Solução de monitoramento e resfriamento térmico

Agora, é hora de dar uma olhada no fornecimento de refrigeração na Placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI.

Provisão de resfriamento

A imagem acima mostra os sensores térmicos e os cabeçotes de ventoinha na placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming. Esta placa-mãe vem com:

  • 8 conectores de ventilador / bomba de água
  • 8 sensores de temperatura interna
  • 2 sensores externos de temperatura

A placa-mãe GIGABYTE Z390 AORUS Pro WiFi Gaming vem com 8 sensores instalados no PCB. A GIGABYTE forneceu dois cabeçalhos de sensor de 2 pinos como mostrado na cor verde. Existem dois conectores Pump / AIO de 4 pinos. Todos esses cabeçalhos são de natureza híbrida e cada um é classificado em no máximo 2A ​​com proteção de sobrecorrente integrada por meio do controlador NuvoTon 3947S. O usuário pode controlar esses cabeçalhos por meio do UEFI / BIOS usando o utilitário Smart Fan 5 ou por meio do utilitário SIV do Windows. Observe que, para o SIV, você também precisará ter o aplicativo APP Center instalado primeiro.

Painel I / O traseiro

  • 4 portas USB 2.0 / 1.1
  • 2 conectores de antena SMA (2T2R)
  • 1 porta HDMI
  • 1 porta USB Type-C ™, com suporte para USB 3.1 Gen 2
  • 2 portas USB 3.1 Gen 2 Type-A (vermelho)
  • 3 portas USB 3.1 Gen 1
  • 1 porta RJ-45
  • 1x conector óptico de saída S / PDIF
  • 5 tomadas de áudio

A porta HDMI suporta os formatos HDCP 2.2 e Dolby TrueHD e DTS HD Master Audio. Ele também suporta saída de áudio LPCM de 8 canais de até 192 KHz / 16 bits. A resolução máxima suportada é 4096 × 2160 @ 30 Hz, mas as resoluções reais suportadas dependem do monitor que está sendo usado.

Aqui está a foto da parte traseira da placa-mãe.

A parte traseira do PCB

BIOS

Embora a GIGABYTE tenha melhorado a interface do usuário em seu UEFI / BIOS, ainda não é tão bom quanto o fornecido pela ASUS ou MSI, mas gastar um pouco de tempo vai te ajudar. A interface do BIOS está dividida em 7 menus principais. Começando com M.I.T, esta seção cobre todos os aspectos da CPU e DRAM, variando da razão de frequência para núcleo, voltagens e outros enfeites. Ele foi categorizado em configurações de frequência, tensão e memória. As configurações avançadas relacionadas ao CPU Core estão localizadas em Advanced CPU Core Settings. As configurações de memória estão localizadas em Configurações avançadas de memória. Os tempos de DRAM também estão localizados nesta página. As configurações de tensão do núcleo da CPU estão localizadas em Configurações avançadas de tensão. É aqui que você também encontrará as Configurações avançadas de energia. As configurações de Calibração da linha de carga e energia de fase também estão localizadas aqui.

O Menu favorito mantém as configurações favoritas selecionadas pelo usuário para acesso rápido. Por padrão, ele mantém a maioria das configurações de visita. O utilitário Smart Fan 5 pode ser acessado no menu principal do M.I.T. Este utilitário oferece controle total dos ventiladores / bombas conectados ao usuário. O usuário pode alterar o tipo de controle do ventilador conectado para PWM ou Tensão. A tensão é para ventiladores de 3 pinos. O Auto funcionará muito bem também. O usuário também pode definir a curva de ventilador personalizada. A fonte de controle pode ser definida como CPU, sensores externos, PCIe, etc. O usuário também pode selecionar os modos de controle de velocidade predefinidos Velocidade total, silencioso, Normal e Manual. Selecionar Manual permitirá que o usuário plote o gráfico de acordo com a curva de leque personalizada necessária. Os alarmes podem ser criados com base no limite de temperatura fornecido. O menu Sistema mostra o modelo da placa-mãe e a versão do BIOS.

O menu BIOS é, na verdade, o menu BOOT. O usuário pode controlar o comportamento do tempo de inicialização das unidades e do sistema. A inicialização rápida pode ser ativada aqui, assim como o suporte CSM. As prioridades da unidade de inicialização podem ser definidas aqui. As configurações relacionadas a USB, NVMe, rede etc. estão localizadas no menu periférico. As configurações relacionadas ao chipset podem ser acessadas no menu do chipset. As configurações relacionadas à energia do sistema podem ser acessadas no menu Energia. O usuário pode criar perfis neste menu. Descanse faz o que o nome indica; salve as configurações e saia do UEFI.

O BIOS é carregado no modo padrão, que é o Modo Fácil. Ele tem uma apresentação gráfica dos componentes gerais e dos valores das variáveis ​​relacionadas, como tensões, frequências, etc. Pressionar F2 mudará para o Modo Avançado. Pressionar F12 irá capturar a tela atual e despejá-la no formato BMP na unidade USB formatada em FAT16 / 32.

Programas

A GIGABYTE forneceu toneladas de aplicativos que o usuário pode baixar de seu site para serem usados ​​nesta placa-mãe. O App Center deles é o aplicativo básico que deve ser instalado para que todos os outros aplicativos funcionem, exceto RGB Fusion 2. Aqui está uma lista de alguns dos aplicativos:

  • @BIOS
  • EZRAID
  • cFosSpeed
  • Visualizador de informações do sistema (SIV)
  • Easy Tune
  • Inicialização rápida

O System Information Viewer é o que lhe dará o controle sobre seus ventiladores / bombas direto do Windows.

RGB Fusion 2

O aplicativo RGB Fusion 2 permite ao usuário controlar a iluminação RGB da placa-mãe e os dispositivos LED RGB conectados. Este software também escolhe a RAM RGB, embora eu a tenha testado apenas com o kit CORSAIR Vengeance Pro RGB. Possui uma interface simples, intuitiva e autoexplicativa. Uma dica aqui é clicar no botão home e controlar a iluminação a partir daí.

Configuração de teste

A configuração da bancada de teste a seguir é usada para testar o desempenho da placa-mãe:

  • Intel i5 9600k
  • BALLISTIX 16GB a 3000 MT / s
  • Edição do fundador da Nvidia GeForce GTX 1080
  • Loop aberto
  • CORSAIR AX1200i
  • Samsung PM961 250 GB
  • Seagate 2TB Barracuda

Uma nota rápida sobre os outros dispositivos conectados: Um total de 10 ventiladores foram usados, que são variantes do BeQuiet Pure Wings 12 PWM High-Speed. A bomba D5 Laing também é usada. Tiras de LED SilverStone LS03 ARGB (3x) têm sido usadas, conectadas ao conector ARGB da placa-mãe. Por que estou mencionando essas informações? O consumo de energia do sistema será relatado na seção de teste e esta informação é útil nesse contexto.

O Microsoft Windows 10 x64 Pro (atualização de 1903) foi usado para todos os testes. Drivers Nvidia 431.60 foram usados ​​para teste de placa de vídeo. Os seguintes softwares foram usados ​​para avaliação de desempenho: -

Testes de unidade de armazenamento:

  • AS SSD
  • AJA
  • Crystal Disk Mark

Testes de CPU:

  • Cinebench R15
  • Cinebench R20
  • GeekBench 5
  • 7-Zip
  • AIDA64 Extreme
  • Super Pi

Testes de memória:

  • AIDA64 Extreme

Testes gerais do sistema:

  • PCMark10
  • Teste de performance

Para jogos e bancada sintética da placa de vídeo, o seguinte software foi usado: -

  • 3DMark
  • Origem do Assassin’s Creed
  • Shadow of Tomb Raider
  • Grand Theft Auto V
  • Far Cry 5

Testando

Esta seção mostrará os resultados de várias suítes de teste e benchmarks de jogos que rodamos nesta placa-mãe.

CrystalDiskMark, SuperPi, Atto, AS SSD

Benchmarks de jogos

Os jogos a seguir foram testados usando suas predefinições / configurações de qualidade gráfica máxima.

Overclocking, consumo de energia e térmicas

Para fins de teste, desabilitamos o aprimoramento Gigabyte Core para permanecer com o padrão da Intel. No estoque, todas as configurações foram deixadas em Auto. O AIDA64 Extreme 6.0 foi usado para sobrecarregar a CPU (CPU, FPU, Cache, Memória do Sistema) para verificar o overclock. Não estou relatando os resultados do teste de estresse aqui, mas os dados do mundo real provenientes do jogo e da renderização. Usei o Witcher 3 na predefinição Ultra em 1080P e joguei cerca de 1 hora antes de fazer uma leitura. Da mesma forma, o benchmark do Blender foi executado na CPU e a leitura foi feita posteriormente. O software CORSAIR Link foi usado para fazer uma leitura do consumo de energia. Aqui está a tabela de resumo:

Freqüência da CPU / Relógios de reforço em GHz VCore Tensão em V Temperatura média da CPU em ° C Consumo de energia do sistema em watt Tipo de carga
4,3 ~ 4,51,12 ~ 1,1851,83385Jogos
4,3 ~ 4,51,12 ~ 1,1855,5235Blender [apenas CPU]
5.0 Todos os Cores1.34564428Jogos
5.0 Todos os Cores1.34573,67301Blender [apenas CPU]

Consegui empurrar a GeForce GTX 1080 FE para + 205 MHz no Core Clock e + 400 MHz no clock da memória. A pontuação do Time Spy é resultado do overclocking combinado da CPU e da placa de vídeo. Esta placa-mãe está consumindo mais voltagem para fazer overclock do mesmo chip para 5,0 GHz do que a placa-mãe Asus Strix Z390E, o que eu não gosto.

Resultados OC

Teste térmico VRM

Imagem térmica de MOSFETs

A temperatura VRM relatada pelo sensor da placa-mãe foi de 51 ° C, enquanto foi de 61,3 ° C conforme medido por Câmera Térmica Hti HT18 . Aqui está a foto:

Conclusão

A Placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI é uma oferta intermediária que surpreendentemente reúne alguns recursos interessantes que estão acima de sua faixa de preço. Vindo da família AORUS, pode-se ter certeza de que esta placa-mãe vem com grande potência na forma de 12 + 1 fases de alimentação usando duplicadores. A placa está aproveitando a potência do chipset Z390 projetado para a 9ª geração de CPUs da série Core i da Intel usando o soquete LGA1151. A placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI tem 4 slots DIMM com uma capacidade máxima de 128 GB DDR4 em um canal duplo usando uma taxa de transferência máxima suportada de 4266 MT / s. Essas ranhuras são reforçadas com aço inoxidável e embalam LEDs RGB. A placa tem duas portas M.2 com proteções térmicas. Existem 3 slots PCIe 3.0 X1, 2 slots PCIe 3.0 X16 / x8 e 1 slot PCIe 3.0 x4. Os slots PCIe X16 / X8 são reforçados com aço inoxidável. Existem 6 portas SATA3 que compartilham largura de banda com as portas M.2 e slot PCIe 3.0 X4.

O resfriamento VRM / MOSFET robusto vem de dois dissipadores de calor de alumínio, um tubo de calor térmico e almofadas térmicas de 1,5 mm de espessura. Em termos de departamento de resfriamento, existem 8 cabeçotes de ventilador / bomba híbridos de 4 pinos, cada um classificado para um máximo de 2A de corrente com proteção contra sobrecorrente. Existem 8 sensores térmicos em todo o PCB e 2 sensores externos são fornecidos. Smart Fan 5 é usado para controlar a funcionalidade desses cabeçalhos. A placa-mãe tem conectores EPS de 8 + 4 pinos. A placa hospeda muitas portas USB, incluindo 5 portas USB 3.1 Gen-1, USB 3.1 Gen-2 Type-A / C e portas USB 3.0 / 2.0. A placa-mãe tem 4 zonas de LED RGB e 4 conectores de iluminação. Ele também vem com Intel GbE NIC e uma solução 2 × 2 WiFi com uma antena. A seção de áudio está usando capacitores WIMA para acionar o Realtek ALC1220 com o controlador de áudio série VB.

Em termos de desempenho, esta placa-mãe tem sido nada menos do que qualquer placa-mãe Z390 pode fazer. Minha reclamação vem do próprio fato de que esta placa-mãe está usando 1.345V VCore com Turbo LLC para conduzir meu Core i5 9600k para 5.0GHz, onde o mesmo chip teve overclock para 5.0GHz usando 1.31V na placa-mãe Asus Strix Z390E Gaming usando LLC médio.

Placa-mãe para jogos GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI

Um deleite para sua CPU Intel desbloqueada de 9ª geração

  • 12 + 1 fases de energia
  • Resfriamento VRM / MOSFET adequado
  • 2A ventiladores híbridos / cabeçotes de bomba
  • Fornecimento de cabeçalho Thunderbolt
  • Slots DIMM e Slots PCIe reforçados
  • Blindagem de E / S integrada com iluminação RGB
  • Sem LED de depuração
  • Colocação da porta USB 3.1 Gen-2
  • Consome mais energia do que outras placas-mãe Z390 para overclocking

Chipset : Chipset Intel Z390 Express | Áudio : Codec Realtek® ALC1220-VB | Wi-fi : Interface Intel® CNVi 802.11a / b / g / n / ac | Fator de forma : Fator de forma ATX; 30,5 cm x 24,4 cm

VEREDITO: Nossas expectativas eram altas e ela não nos decepcionou. Com recursos ricos, mecanismo de entrega de energia poderoso e fornecimento de refrigeração adequado, o GIGABYTE Z390 AORUS PRO WIFI é um must-have e isso sem quebrar sua carteira.

Verifique o preço