Ratos para jogos: Laser vs Sensores Óticos

Periféricos / Ratos para jogos: Laser vs Sensores Óticos 4 minutos lidos

Para qualquer pessoa que já teve a experiência de comprar um mouse de computador nos dias de hoje, pode ter experimentado opções como um mouse a laser e um mouse óptico. Há muito tempo, os jogadores, assim como os varejistas, vêm confundindo esses ratos entre si, chamando-os de nada mais do que uma farsa de marketing. No entanto, a verdade é totalmente diferente.



Veja, tanto o laser quanto o mouse óptico são fundamentalmente diferentes e funcionam em mecanismos diferentes também. Embora o propósito desses ratos seja o mesmo, eles funcionam de uma maneira diferente. O bom, entretanto, é que a diferença entre as duas opções não é tão grande, para começar.



Ainda assim, por causa deste artigo, e para ajudar nossos amigos jogadores que desejam comprar um bom mouse, vamos examinar as diferenças entre um mouse óptico e um mouse a laser.



Eles usam uma fonte de iluminação diferente

A primeira coisa que você deve entender sobre esses ratos é que eles usam uma fonte de iluminação diferente para trabalhar e rastrear o movimento. Como o nome sugere, um mouse óptico usa uma luz LED como fonte de iluminação. Por outro lado, um mouse a laser, como o nome sugere, usa um laser para fins de iluminação. Essa é a principal diferença entre os dois ratos.



Ambos, no entanto, têm uma coisa em comum: o uso de um sensor CMOS. Este sensor é bem pequeno, tem resolução de vídeo relativamente baixa e é usado para tirar fotos da superfície e então usar essas fotos para determinar como o ponteiro do mouse se moverá.

Imagem: Pedia.com

Ratos a laser vêm com DPI mais alto

Outra maneira pela qual esses ratos são diferentes é que os ratos a laser vêm com um DPI mais alto pronto para uso. O que basicamente significa que eles são capazes de rastrear mais pontos por polegada. Isso significa que a sensibilidade nesses ratos é maior. No entanto, a parte importante que devemos ter em mente aqui é que esse era um problema comum no passado. Os mouses a laser e ópticos modernos são ótimos quando se trata de atingir uma marca de DPI mais alta.



Outra parte importante que devemos observar aqui é que, quer você seja um jogador mediano ou um jogador hardcore, você nunca estará jogando com um DPI tão insano, para começar. A maioria dos jogadores, mesmo com seus monitores de super alta resolução, prefere jogar em DPIs de até 1.500, ou alguns até antes disso. Simplesmente porque ter um bom nível de controle sobre o movimento do mouse é extremamente importante e não deve ser evitado a qualquer custo.

Para fins de referência, um mouse óptico padrão pode ter uma resolução de 3.000 DPI. Enquanto um mouse a laser do mesmo calibre chega a 6.000 DPI. Isso é algo que você definitivamente deve ter em mente.

Diferentes tipos de iluminação de superfície

Agora que sabemos como funciona a iluminação em ambos os ratos, o próximo passo é ver como os dois ratos iluminam a superfície. Isso é algo significativamente diferente em ambos os ratos. Portanto, este é definitivamente um fator importante que cria diferenciação.

Primeiro, falamos sobre mouses ópticos. Para quem não sabe, esses ratos são conhecidos por sentirem sozinhos o topo da superfície. Pense nos mouse pads que você usa. O que isso cria é uma experiência de deslizamento suave e contínua, simplesmente porque o mouse não capta nenhuma informação de que não precisa. O sensor detecta uma superfície e começa a trabalhar nela sem problemas.

Por outro lado, os mouses a laser oferecem uma iluminação de superfície mais profunda, o que significa que eles são capazes de rastrear as pequenas cristas e outras discrepâncias na superfície. Agora, isso soa muito bom no papel. No entanto, a desvantagem disso é que, quando o mouse está pegando muitas informações, ele rastreará de acordo com essas informações também. Isso faz com que o movimento de um mouse a laser seja instável e lento em velocidades mais lentas.

Para tornar as coisas ainda mais claras, um mouse a laser tem uma variação de 5 por cento e acima, enquanto um mouse óptico geralmente tem menos de um por cento da variação. Isso significa que, no que diz respeito ao rastreamento, um mouse óptico terá um desempenho melhor.

Existe outro fator diferente e isso é com as superfícies. Por exemplo, um mouse ótico funcionará melhor em mouse pads ou superfícies sem brilho. No entanto, o mouse a laser funcionará em praticamente qualquer superfície. Este não é um benefício, como tal. Mas ainda assim, uma coisa importante a se notar.

Se já joga há algum tempo, pode ter ouvido o termo aceleração nas definições. Isso se refere à diferença no desempenho de um mouse a laser em diferentes velocidades. O movimento de sua mão se traduzirá em uma distância diferente pelo cursor. Portanto, o movimento resultante não é 1: 1 e pode causar discrepâncias, especialmente se você for um jogador com grande precisão ou um designer gráfico, você precisará da precisão mais perfeita que puder obter para ser capaz de use o mouse sem problemas.

Qual mouse devo comprar?

Agora vem a parte importante. Qual mouse você deve escolher? Bem, se você está procurando um mouse mais barato e mais preciso, não há como negar que um mouse óptico é certamente uma opção mais atraente do que o mouse a laser. Os ratos ópticos são feitos para pessoas que requerem um grande rastreamento e precisão e procuram usar os ratos em um ambiente controlado.

No entanto, se você viaja muito e costuma usar um mouse enquanto se desloca, então usar um mouse a laser faria mais sentido, pois eles funcionam em quase todas as superfícies. Além disso, se você está pensando no reino multijogador, dê uma olhada nesta revisão do melhores ratos MMO você pode comprar, a partir de agora.