Correção: Quedas na velocidade de download do Steam

O Steam é definitivamente uma das ideias mais influentes que combinou a Internet e os jogos, formando uma plataforma que oferece uma solução simplificada para os jogadores que procuram fazer tudo em um só lugar, sem ter que baixar constantemente novos softwares e visitar muitos sites diferentes para compre, baixe e jogue todos os jogos, desde títulos AAA de grandes editoras até jogos independentes geralmente feitos por um indivíduo ou uma pequena equipe trabalhando em casa. A compra do jogo requer o uso de um cartão de crédito, mas suas opções provavelmente dependerão de sua localização.

Problema de download do Steam

O download deve começar assim que você autorizar e o Steam geralmente baixa em segundo plano enquanto instala o jogo, o que significa que os processos de download e instalação foram mesclados em um só.

Alguns usuários relataram o problema em que a velocidade de download diminui gradualmente até atingir 0 bytes. Depois disso, ele aumenta lentamente, mas ainda assim chegou a zero em nenhum momento. Isso pode ser muito frustrante para usuários com velocidades de conexão de Internet de ponta quando percebem como o Steam é o único software que causa esse problema.

O Steam tem muitos servidores diferentes colocados estrategicamente ao redor do mundo, mas ainda é difícil gerenciar todos de uma vez. É por isso que problemas como esse tendem a ocorrer pelo menos de vez em quando. Existem duas causas principais para esse problema, mas saiba que os problemas no Steam podem ser impossíveis de corrigir sem sua intervenção.

Razão 1: o servidor está fora do ar ou com problemas

A primeira causa para esse problema pode ser o fato de que o servidor específico do qual você está baixando o jogo pode estar com bugs ou mesmo fora do ar. Isso explicaria o fato de que sua velocidade de download é na verdade zero bytes, já que seu cliente está tentando se comunicar desesperadamente com o servidor que você escolheu.

O Steam escolhe o servidor mais próximo de você por padrão, mas isso pode ser facilmente alterado nas configurações. Baixar do servidor mais próximo de você é recomendado para um desempenho ideal, mas se você notar que ele está se comportando mal, pode escolher outro e voltar depois de um tempo.

Para acessar essas configurações, abra o Steam e vá em Configurações. Na guia Downloads, você notará que tem a opção de escolher um dos servidores Steam de uma longa lista. Se o seu servidor atual estiver causando problemas, você pode substituí-lo e selecionar outro. É melhor ainda tentar escolher um servidor do seu país ou do país vizinho, pois isso afetará positivamente a velocidade de download.

O Steam permite que você escolha o servidor para baixar os jogos

Além disso, você pode visitar esse site onde você pode verificar a velocidade de download variando de país para país usando apenas dados recentes. Dessa forma, você pode acompanhar quais regiões estão mais ociosas e selecionar servidores dessa área específica.

Razão 2: pode ser o seu PC

Como foi mencionado acima, o Steam unificou os processos de download e instalação, o que significa que você simplesmente tem que clicar em instalar e o Steam irá baixar e instalar o jogo para você. No entanto, isso significa que o Steam precisa extrair os arquivos baixados paralelamente ao processo de download. Se o seu computador for um dispositivo um tanto inferior e especialmente se o seu disco rígido for lento, você freqüentemente experimentará certas pausas no processo de download, o que geralmente significa que o Steam está demorando mais do que o normal para realmente extrair e instalar o arquivo que baixou anteriormente.

Se a cópia dos arquivos demorar, a velocidade de download ficará parada em 0

A verdadeira solução para este problema é o seu hardware. Em primeiro lugar, use programas diferentes para acelerar seu disco rígido e considere comprar um SSD para melhorar sua experiência de jogo.