Correção: o disco especificado não é conversível



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Converter MBR em GPT às vezes pode ser realmente necessário, pois a partição MBR tem suas próprias limitações. O processo, no entanto, nem sempre é livre de problemas. Alguns usuários relataram que, quando tentam converter sua partição de disco de MBR para GPT, são avisados ​​com a mensagem ‘ O disco especificado não é conversível 'Erro. Isso ocorre porque, para converter um disco em GPT, você terá que primeiro limpar e depois convertê-lo em GPT. No entanto, o Windows não permite que você faça isso quando está sendo executado nesse disco.



O disco especificado não é conversível



O Master Boot Record ou MBR é uma estrutura de partição antiga que foi introduzida em 1983. Com o rápido desenvolvimento dos tamanhos dos discos rígidos, o MBR está lentamente sendo substituído pelo GPT. A partição MBR só pode funcionar em discos rígidos de tamanho inferior a 2 TB e só pode permitir até quatro partições por vez, o que pode ser um problema para alguns usuários. Assim, surge a necessidade de converter MBR em GPT.



O MBR pode ser convertido em GPT sem grande dificuldade usando o DiskPart, que é um utilitário de linha de comando do Windows para gerenciar discos rígidos em seu sistema. No entanto, em alguns casos, ao tentar converter MBR em GPT, é possível que você receba alguns erros. O referido erro pode ser tomado como exemplo. Nesses casos, você pode facilmente superar o erro usando uma ferramenta de terceiros.

O que causa o erro ‘O disco especificado não é conversível’ no Windows 10?

Quando você enfrenta o referido erro ao tentar converter MBR para GPT, isso pode ser devido ao seguinte fator -

  • O Windows está sendo executado no disco: Normalmente, quando você enfrenta o erro, é porque você está executando o Windows naquele disco. Nesse caso, você não poderá converter o disco em GPT usando o DiskPart.

Agora, se você não pode usar o utilitário DiskPart fornecido pela Microsoft no Windows, o que mais você poderia usar? Bem, a resposta é muito simples. Você pode converter facilmente seu disco em GPT usando qualquer outro software de terceiros que fará isso por você com apenas alguns cliques.



Solução: Usando a partição EaseUS para conversão

Bem, para resolver o problema, usaremos uma ferramenta de terceiros chamada EaseUS Partition Master. É uma ótima ferramenta que você pode usar para converter discos de MBR para GPT ou vice-versa, estender, excluir ou criar novas partições usando o espaço não alocado. Siga as etapas abaixo para converter seu disco em GPT:

  1. Em primeiro lugar, baixe a versão de avaliação gratuita do software em aqui .
  2. Depois de baixado, instale-o e execute o EaseUS Partition Master em sua máquina.
  3. Quando o aplicativo for carregado, basta localizar o disco que deseja converter para GPT. Clique com o botão direito nesse disco e selecione ‘ Converter para GPT '.

    Convertendo Disco em GPT

  4. Depois, no canto superior esquerdo, clique em Executar operação .
  5. Acertar Aplique para iniciar a conversão.

    Executando conversão

  6. Você terá que reiniciar o sistema antes de iniciar a conversão.

É isso, você converteu com sucesso seu disco de MBR para GPT sem perder nenhum dado.

2 minutos lidos