O que é consent.exe e devo excluí-lo?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários têm relatado congelamentos e períodos de suspensão relacionados ao Consentimento executável. Outros relatórios afirmam que sempre que o consent.exe O processo torna-se ativo e consome uma grande quantidade de recursos da CPU.





Nota: o consent.exe processo só deve ser encontrado nos sistemas operacionais Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.



O que é consent.exe?

Consent.exe é um processo genuíno do Windows pertencente a Controle de conta de usuário . Este processo específico é carregado automaticamente sempre que o sistema operacional é inicializado. O processo exibirá uma mensagem pop-up pedindo permissão ao usuário para permitir que um programa não Windows inicie com permissões administrativas.

Olhando para a forma como o Vista opera, o consent.exe processo é extremamente importante para a forma como o sistema operacional é projetado. o Consentimento O processo é responsável por solicitar permissões administrativas em nome de um software de terceiros que precisa delas para operar alterações em um computador específico.

Dependendo do cenário, consent.exe pode causar alto consumo de CPU e desempenho lento do PC. Embora este processo seja vital para permitir a instalação da maioria dos programas, ele só deve se tornar ativo enquanto Controle de conta de usuário está operando.



Risco de segurança potencial

Embora o genuíno consent.exe processo é uma parte importante de algumas versões do Windows, o arquivo deve ser devidamente inspecionado. Dizemos isso porque existem muitos programas de malware que se disfarçam como processos com permissões administrativas. Eles fazem isso para evitar serem detectados por varreduras de segurança. E desde o consent.exe O arquivo tem privilégios de sistema aprimorados e reside em um local 'seguro', é o alvo perfeito.

Vamos determinar se você está lidando com um executável de consentimento de malware, inspecionando seu local de residência. Para fazer isso, abra Gerenciador de tarefas (Ctrl + Shift + Esc), clique com o botão direito no consent.exe processar e escolher Abrir local do Ficheiro .

Se o local revelado for Pasta C: Windows System32, você provavelmente pode presumir que o processo é legítimo. Mas se você quiser ter certeza extra, clique com o botão direito do mouse no executável e escolha Propriedades. Dentro da janela Propriedades, acesse o Assinaturas digitais guia e veja se o Nome do signatário está listado como Microsoft Windows . Se for realmente assinado pela Microsoft, você acabou de determinar que o arquivo é realmente legítimo.

Se você descobriu que o processo consent.exe se origina de um local diferente, provavelmente está lidando com um malware que está se mascarando como o processo genuíno do sistema. Nesse caso, é altamente recomendável executar uma verificação de segurança poderosa em seu PC. Se você não tiver um pacote de segurança disponível, recomendamos o uso do Malwarebytes. Se você não tiver certeza de como usar o software, siga nosso artigo passo a passo ( aqui )

Devo excluir consent.exe?

Como já foi dito acima, o consent.exe processo só é chamado quando UAC (controle de conta de usuário) está ligado. Sem esse processo, torna-se impossível para qualquer programa que não seja do Windows iniciar com acesso de nível de administrador aos arquivos e configurações.

Com isso em mente, podemos concluir que o genuíno consent.exe O arquivo é uma parte vital do Windows Vista e não deve ser excluído, a menos que seja confirmado que o arquivo é um vírus.

Especialistas em segurança olham para o consent.exe processo como uma das poucas medidas de segurança eficazes que impedem com sucesso a execução não autorizada de malware. Nosso conselho é evitar a desativação deste serviço, a menos que seja absolutamente necessário.

E se você decidir desativá-lo, você só deve fazê-lo a partir do Página de configurações de controle de conta de usuário (como mostrado abaixo).

Como consertar travamentos e travamentos causados ​​por consent.exe

Existem casos em que o consent.exe o executável é corrompido e impede que o sistema instale, desinstale ou execute qualquer software que não seja do Windows. Se você está lidando com o mesmo cenário, conseguimos identificar algumas possíveis correções que ajudaram usuários em uma situação semelhante.

Por favor, siga os métodos abaixo, até conseguir voltar ao comportamento normal de consent.exe :

Método 1: Reparar o banco de dados do catálogo com Esentutl

Alguns usuários conseguiram resolver o problema reparando o banco de dados do catálogo usando o Esentutl comando usando um elevado Prompt de comando . Mas tenha em mente que isso só é possível se você inicializar seu computador em Modo de segurança . Aqui está uma rápida sobre a coisa toda:

  1. Acesse a barra de inicialização do Windows, clique no botão liga / desliga e segure Shift enquanto clica em Reiniciar . Isso irá reiniciar o seu computador em Modo de segurança .
  2. Depois de inicializar no modo de segurança, acesse o Barra de início do Windows novamente (canto inferior esquerdo) e pesquise “ cmd “. Em seguida, clique com o botão direito em Prompt de comando e escolher Executar como administrador.
  3. No elevado Prompt de comando , comece digitando “ net stop cryptsvc ” e batendo Entrar . Isso vai parar o Serviços criptográficos para facilitar a próxima etapa.
  4. Tipo ' esentutl / p System32 catroot2 {F750E6C3-38EE-11D1-85E5-00C04FC295EE} catdb ” e bater Entrar .
    Nota: se você pegar o “ Acesso negado ”Erro, você não inicializou Modo de segurança .
  5. Quando solicitado a confirmar que você só deve executar em bancos de dados corrompidos, clique em Está bem .
  6. Após a conclusão do processo, digite “ net start cryptsvc ”E bateu Entrar para reiniciar o Serviços criptográficos .

Método 2: desabilitando temporariamente o UAC (controle de conta de usuário)

Se reiniciar o banco de dados do catálogo não funcionou, você pode ignorar a funcionalidade consent.exe desativando temporariamente o Controle de conta de usuário . Isso permitirá que você instale, desinstale ou reinstale qualquer software que não seja do Windows que estava falhando anteriormente. Lembre-se de reativar o UAC após concluir a instalação.

Aqui está um guia rápido para desativar o UAC:

  1. Acesse a barra de início do Windows no canto inferior esquerdo e pesquise “ UAC “. Então, clique em Muda as defenições da conta do utilizador.
  2. No Configurações de controle de conta de usuário janela, abaixe o controle deslizante para Nunca notificar e bater Está bem .
  3. Com o UAC desativado , execute a instalação ou desinstalação do software que estava falhando anteriormente. Assim que a configuração estiver concluída, volte ao Configurações de controle de conta de usuário janela através da etapa 1 e reajuste o controle deslizante de volta ao que era antes.

Lembre-se de que, mesmo que você consiga instalar o software não Windows desativando o UAC, o problema subjacente permanecerá. Seu sistema provavelmente está sofrendo de um corrompido consent.exe Arquivo. Você pode tentar resolver esse problema permitindo que o sistema instale as atualizações e os hotfixes mais recentes. Se isso falhar, considere redefinir o Windows visitando Como redefinir o Windows 10 de fábrica .

4 minutos lidos