Correção: o computador desliga quando o USB é conectado

Se o seu PC desligar sempre que você conectar um dispositivo USB, você definitivamente terá um grande problema a resolver. Existem vários motivos pelos quais o seu PC desligaria quando um USB fosse conectado, principalmente devido a falhas de hardware, mas às vezes também podem ser o hardware.

É provável que seu PC desligue dessa forma quando os contatos metálicos da porta USB estiverem se tocando ou não estiverem conectados corretamente, ou houver um dispositivo integrado (incluindo o dispositivo USB conectado) drenando muita energia, ou a placa-mãe ou energia Unidade de alimentação (PSU) com defeito.

Ajudaremos você a tentar várias soluções para esse problema neste artigo. Certifique-se de tentar as correções de software antes de passar para o hardware.

Método 1: reinstalar drivers USB

Desconecte todos os dispositivos USB do computador e prossiga com as etapas a seguir.

1. Baixe o seguinte arquivo de registro aqui. Clique duas vezes e aceite o prompt do UAC e, em seguida, aplique-o ao seu registro.
  2. aperte o Windows + R chaves, tipo devmgmt. msc . Isso abre o console de gerenciamento de dispositivo.
  3. No Gerenciador de Dispositivos, clique em Exibir> Mostrar dispositivos ocultos . Isso exibirá todos os drivers USB instalados no sistema.
  4. No mesmo Gerenciador de Dispositivos, expanda o Controladores Universal Serial Bus , clique com o botão direito nos dispositivos desta categoria e clique em Desinstalar e depois Está bem para remover os drivers.
  5. Agora desinstale todos os dispositivos em Unidades de disco que você sabe que não estão presentes, e Volumes de Armazenamento .
  6. Reinicie o computador e ele tentará instalar os drivers excluídos. Além disso, você pode iniciar as atualizações do Windows (Iniciar> digite Atualizações do Windows> Pressione Enter) e execute atualizações para instalar drivers adicionais.
  7. Insira um USB neste ponto para confirmar se foi resolvido. Passe para os próximos métodos se o problema ainda persistir.

Nota: Visite também o site do fabricante para saber como atualizar o BIOS dos seus dispositivos.

Método 2: Executar uma restauração do sistema

Alguns usuários corrigiram esse problema após fazer uma restauração simples do sistema. este guia de restauração do sistema mostrará como restaurar o sistema.

Método 3: verifique os conectores USB

Este método requer que você abra o seu PC. Inspecione os conectores metálicos de seus computadores e certifique-se de que estão totalmente conectados à placa-mãe. Se os terminais forem soldados à placa-mãe, como no caso de um laptop, verifique se eles estão soldados corretamente e faça uma solda adequada, se não estiverem.

Método 4: Verifique os dispositivos conectados

Certos dispositivos podem desenvolver falhas e consumir mais energia do que o necessário do seu PC, fazendo com que ele desligue. Certifique-se de que o dispositivo que você está conectando ao PC não consome muita energia. Você pode tentar se conectar a outro PC para confirmar.

Se tudo estiver bem em outro PC, tente desconectar alguns componentes do computador que você suspeita que possam estar consumindo muita energia, por exemplo, câmera, alto-falantes, etc. até descobrir o que está causando o problema.

Método 5: Mudar a unidade de alimentação

A PSU fornece energia para todos os componentes do PC. É mais como o coração do computador. Uma PSU com defeito é um dos motivos mais prováveis ​​para o seu PC desligar quando um dispositivo externo é conectado. Você deve tentar trocar a unidade da fonte de alimentação do computador e confirmar se o problema foi resolvido. Se você usa um laptop, tente trocar o adaptador de alimentação ou o carregador. Você pode obter uma unidade de fonte de alimentação nova ou recondicionada no Ebay ou em várias lojas de hardware online. Certifique-se de obter uma unidade de alta qualidade desta vez.

Método 6: desative as portas USB

Esta realmente não é uma solução duradoura, mas um método de último recurso. Se nenhum dos métodos acima funcionar, tente desativar todas as portas USB juntas. Você pode usar outros meios como usar a rede para transferir seus dados. Você pode desativar suas portas USB:

1. Desligando-o do BIOS. Dependendo do seu PC, as teclas Esc, F2, F9, F12 ou Del levam você ao BIOS, onde você pode desativar a porta USB.
  2. No Windows, no Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc), clique com o botão direito nas entradas da porta USB e selecione Desativar dispositivo.