Como fazer um backup de energia para seu roteador Wifi?

A redução de carga é muito comum em todos os países subdesenvolvidos. Essas áreas incluem principalmente rural áreas onde o fornecimento de eletricidade não é eficiente, ou essas áreas enfrentam problemas de flutuação de tensão. Se a redução da carga for um problema diário e a bateria do UPS morrer após 2-3 horas, todos os aparelhos serão desligados FORA incluindo nosso roteador WiFi. Se estivermos fazendo algum trabalho de escritório importante, fazendo uma atribuição de casa ou conversando com nossos amigos em sites sociais, seríamos restritos porque não teríamos um conexão de internet . Portanto, mantendo esse problema em mente, projetaríamos um Power backup para o nosso Roteador Wi-Fi e nosso Smartphone. Neste projeto, projetaríamos um dispositivo portátil que pudesse ser carregado em qualquer lugar e que fosse capaz de carregar nosso roteador Wifi e smartphone. Junto com esses dispositivos, que fonte de energia seria capaz de carregar qualquer aparelho que requeira 12 V DC e cuja corrente nominal seja 1 Ampere.



Fonte de alimentação reserva

Como fazer uma pequena fonte de alimentação portátil?

Já que conhecemos o resumo do projeto, vamos seguir em frente e reunir diversas informações para começar a trabalhar. Vamos primeiro fazer uma lista dos componentes e, em seguida, montar todos os componentes juntos para fazer um sistema funcional.



Etapa 1: Coletando os Componentes

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista completa de componentes. Esta não é apenas uma forma inteligente de iniciar um projeto, mas também nos poupa de muitos inconvenientes no meio do projeto. Uma lista de componentes, que estão facilmente disponíveis no mercado, é fornecida abaixo:



  • LEDs
  • Fios de conexão
  • Caixa de suporte de bateria 12V
  • Pistola de cola quente
  • Multímetro digital

Etapa 2: escolha dos componentes principais

A espinha dorsal deste projeto é a bateria LiPO que fornecerá a energia para o circuito. A bateria LiPO é a preferida neste projeto por causa de sua longa vida e confiabilidade. Essas baterias têm uma classificação de corrente melhor do que outros tipos de bateria de lítio e são utilizadas em aplicações onde o peso é o recurso mais importante que é levado em consideração ao escolher os componentes. A bateria LiPo pode fornecer um backup de aproximadamente 24 horas e até mais do que isso. Você também pode carregar seu celular em até 40% com esta bateria. O tempo de backup pode ser calculado de acordo com a corrente e a tensão nominal do roteador. Essas baterias são usadas em reprodutores de mídia, periféricos de computador desktop sem fio, etc.



Etapa 3: Diagrama de blocos

Fiz um diagrama de blocos para compreender facilmente o princípio de funcionamento do circuito.

Diagrama de bloco

Etapa 4: Compreendendo o princípio de funcionamento

Depois de entender o Diagrama de Blocos, iremos em direção ao princípio de funcionamento do circuito. O princípio de funcionamento do circuito é muito simples. O cabo USB é usado para tirar a energia da rede elétrica e seria responsável por carregar a bateria LiPo e também ligaria EM o roteador. Quando ocorre a redução da carga, a bateria LiPo seria capaz de operar o roteador. Pode-se observar no Diagrama de Blocos que o módulo de carregamento TP4056 está conectado à bateria LiPo e a saída do módulo está conectada aos dois módulos conversores boost. O primeiro está conectado ao + 12V A porta do roteador e a segunda é conectada na tomada de 5V para carregar o Smartphone. Definiríamos a tensão de saída do módulo conversor de reforço, colocando o Potenciômetro na placa PCB. Vamos girar o botão do potenciômetro até que esteja ajustado para 12V. Você pode ajustar a tensão de acordo com a classificação do seu roteador. A saída do conversor de reforço seria conectada ao conector DC por meio de um botão Rocker.



Etapa 5: Preparando o Hardware

Depois de entender o princípio de funcionamento, seguiremos para a montagem dos componentes de hardware.

1. Fazendo algumas alterações no módulo TP4056.

Os dois LEDs estão localizados no módulo de carregamento e informam o status de carregamento da bateria. É melhor remover esses LEDs e instalar os LEDs da placa de ensaio para que possamos monitorar o status do carregamento da bateria. Vou dessoldar os LEDs que são colocados no módulo com a ajuda da dessolda. Tenha cuidado ao dessoldar os LEDs porque se não for feito com cuidado a placa pode ser danificada.

2. Soldando os LEDs de carregamento

A perna mais longa do LED da placa de ensaio indica o terminal positivo e a perna mais curta do LED indica o terminal negativo. Agora pegue os fios de silício de calibre 24 e solde-os com as pernas do LED. Aplique cola quente na parte superior dos terminais para que os fios não se soltem. Solde os fios do terminal no módulo TP4056 onde os dois LEDs originais foram colocados.

3. Conectando o suporte da bateria e Conversores de reforço

Agora precisamos conectar o suporte da bateria ao módulo TP4056. São dois + B e -B pontos no módulo de carregamento e eles serão conectados aos terminais do suporte da bateria. O ponto + B será conectado ao terminal positivo da bateria e o terminal negativo da bateria será conectado ao ponto -B. Pegue o suporte da bateria e solde o fio vermelho (positivo) ao ponto + B e o fio preto (negativo) ao ponto -B. Conecte o Vinho ponto do conversor de reforço para o Out + ponto do módulo TP4056 e conecte o GND ponto do conversor de reforço para o Fora- ponto do módulo TP4056.

4. Fiação da tomada e do interruptor e configuração do adaptador de energia

Solde dois fios para os terminais do botão Rocker e do conector DC. Existem duas pernas de DC Jack e a menor representa o lado positivo. O maior representa o lado negativo. Insira os componentes em um invólucro de plástico e conecte o botão de pressão e o conector ao módulo conversor de reforço. Dê uma olhada no roteador e verifique qual tamanho de Jack seria necessário. O roteador teria todas as especificações mencionadas e você poderia facilmente decidir se qual Jack precisa ser conectado. Procure o polaridade no roteador. No meu caso, o tamanho do DC Jack é 5,5 × 2,1 mm e a ponta da polaridade é positiva.

Amostras DC Jack para roteadores

Agora, pegarei dois conectores DC machos e soldarei a ponta do conector positivo ao terminal da perna menor e a ponta negativa à perna maior do terminal. Aplique a cola quente nos terminais para que os fios não se soltem dos terminais.

5. Finalizando o Hardware

Vamos montar todos os componentes na caixa de plástico e, em seguida, inserir a bateria lipo no suporte. Manuseie a bateria com muito cuidado porque se você conectou os terminais de polaridade incorreta, a bateria pode morrer para sempre. Agora, montamos o hardware e tudo o que precisa ser feito é o teste. Antes de testar pega um multímetro digital e verifica a tensão da bateria, deve indicar 12V.

Etapa 6: testar o hardware e dar os toques finais

Conecte o dispositivo ao Lipo Carregador de bateria . Observe os dois LEDs que estão colocados fora do dispositivo. o INTERNET LED indica que a bateria Lipo está em modo de carregamento e quando a bateria está totalmente carregada, o LED vermelho apaga e o Verde LED está ligado EM . Agora conecte o fio que foi alterado antes ao roteador e ao dispositivo Power Backup que foi projetado por nós. Você vai observar que o roteador está ligado EM. Verificaremos se nossa porta USB está funcionando corretamente ou não conectando nosso telefone celular a essa porta. Seria observado que o celular entrou no modo de carregamento.

Isso é tudo por hoje. Espero que você tenha gostado de ler este artigo e depois de fazer seu próprio backup para o roteador em casa, não se esqueça de compartilhar sua experiência!