Como fazer um carregador de bateria de ácido-chumbo?

As baterias de chumbo-ácido foram introduzidas há muitos anos, mas devido ao seu melhor desempenho e baixo custo, ainda são utilizadas principalmente pela indústria automobilística. Eles são famosos por sua capacidade de fornecimento de alta corrente e são preferidos a outras baterias convencionais que estão disponíveis no mercado. A bateria deve ser carregada e descarregada corretamente para maximizar o tempo da bateria e garantir uma vida útil mais longa. Neste projeto, farei o circuito de carregamento da bateria de chumbo-ácido usando os componentes eletrônicos já disponíveis no mercado.



Carregador de bateria de chumbo-ácido

Como fazer um circuito de carregador de bateria usando LM7815 IC?

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente. A placa de circuito impresso é preferida para montar o circuito no hardware porque se montarmos os componentes na placa de ensaio eles podem se desprender dela e o circuito ficará curto, portanto, o PCB é o preferido.



Etapa 1: Coletando os componentes (hardware)

  • 1n4007 Diodos (x7)
  • LM7815 Regulador de tensão IC (x1)
  • Diodo 1n4732 (x1)
  • Resistor de 10k Ohm (x1)
  • Potenciômetro de 50k Ohm (x1)
  • Resistor de 1,5 k Ohm (x2)
  • Resistor de 1k Ohm (x2)
  • NPN Transistor de média potência D882 (x1)
  • Resistor de 1,2 k Ohm (x1)
  • Resistor de 1 Ohm (x1)
  • 12 V DC Relay
  • Chave de fenda
  • Mini dissipador de calor
  • Bateria 9 V DC (x2)
  • Clipe de bateria 9V (x2)
  • LEDs (x4)
  • Fios de conexão
  • FeCl3
  • Placa de circuito impresso
  • Pistola de cola quente

Etapa 2: Componentes necessários (software)

  • Proteus 8 Professional (pode ser baixado de Aqui )

Depois de baixar o Proteus 8 Professional, projete o circuito nele. Incluí simulações de software aqui para que seja conveniente para iniciantes projetar o circuito e fazer as conexões apropriadas no hardware.



Etapa 3: Diagrama de blocos

O diagrama de blocos é feito para a conveniência do leitor, de forma que ele possa entender facilmente o princípio de funcionamento do projeto passo a passo.



Diagrama de bloco

Etapa 4: Compreendendo o princípio de funcionamento

Para carregar uma bateria, a tensão que está no lado de entrada seria desceu primeiro, então será retificado e então ele será filtrado para manter um suprimento DC constante. A tensão que estará no lado de saída do circuito será então alimentada no bateria que queremos cobrar. Existem duas opções para a fonte de alimentação. Um é AC e o outro é DC . É a escolha de quem está projetando o circuito. Se tiver bateria DC ela pode ser usada e é recomendada porque o circuito fica complexo quando usamos transformadores para converter AC em DC. Se um não tiver uma bateria DC, o adaptador AC para DC pode ser usado.

Etapa 5: Analisando o circuito

A maior parte do circuito consiste em um Ponte Retificador à esquerda. O 220 V AC é aplicado no lado da entrada e é reduzido para 18 V DC. Em vez de aplicar a tensão CA, uma bateria CC também pode ser usada como fonte de alimentação para operar o circuito. Essa tensão de entrada, seja CA ou CC, é aplicada ao LM7815 regulador de tensão e, em seguida, capacitores são conectados para purificar a tensão de modo que a tensão pura possa ser aplicada ainda mais ao Retransmissão. Depois de passar através do capacitor, a tensão entra no relé e o aparelho que está conectado ao circuito começa a carregar através 1 Ohm resistor. No ponto em que a tensão de carga da bateria chega ao ponto de tropeço, por exemplo, 14,5 V, o diodo Zener começa condução e fornece voltagem de base suficiente para o transistor. Devido a esta condução, o transistor vai para a região de saturação e sua saída torna-se ALTO . Devido a essa saída elevada, o relé torna-se ativo e o aparelho é desconectado da alimentação.



Etapa 6: Simulando o circuito

Antes de fazer o circuito, é melhor simular e examinar todas as leituras em um software. O software que vamos usar é o Suíte Proteus Design . Proteus é um software no qual circuitos eletrônicos são simulados.

  1. Depois de baixar e instalar o software Proteus, abra-o. Abra um novo esquema clicando no ISIS ícone no menu.

    ISIS

  2. Quando o novo esquema aparecer, clique no P ícone no menu lateral. Isso abrirá uma caixa na qual você pode selecionar todos os componentes que serão usados.

    Novo Esquema

  3. Agora digite o nome dos componentes que serão usados ​​para fazer o circuito. O componente aparecerá em uma lista do lado direito.

    Selecionando Componentes

  4. Da mesma forma, como acima, pesquise todos os componentes. Eles aparecerão no Dispositivos Lista.

    Lista de Componentes

Etapa 7: Fazendo um layout de PCB

Como vamos fazer o circuito de hardware em um PCB, primeiro precisamos fazer um layout de PCB para este circuito.

  1. Para fazer o layout do PCB no Proteus, primeiro precisamos atribuir os pacotes do PCB a cada componente do esquema. para atribuir pacotes, clique com o botão direito do mouse no componente que deseja atribuir ao pacote e selecione Ferramenta de embalagem.
  2. Clique na opção ARIES no menu superior para abrir um esquema de PCB.

    Design ARIES

  3. Na Lista de componentes, coloque todos os componentes na tela em um desenho que você deseja que seu circuito se pareça.
  4. Clique no modo de trilha e conecte todos os pinos que o software está dizendo para você conectar apontando uma seta.

Etapa 8: Diagrama de Circuito

Depois de fazer o layout do PCB, o diagrama do circuito ficará assim:

Diagrama de circuito

Etapa 9: Configurando o Hardware

Como agora simulamos o circuito no software e está funcionando perfeitamente bem. Agora, vamos seguir em frente e colocar os componentes no PCB. Depois que o circuito é simulado no software e seu layout de PCB é feito, o layout do circuito é impresso em papel manteiga. Antes de colocar o papel manteiga na placa PCB, use o raspador de PCB para esfregar a placa de modo que a camada de cobre na placa seja diminuída da parte superior da placa.

Removendo a camada de cobre

Em seguida, o papel manteiga é colocado na placa PCB e passado até que o circuito seja impresso na placa (leva aproximadamente cinco minutos).

Passando a placa PCB

Agora, quando o circuito é impresso na placa, ele é mergulhado no FeCl3solução de água quente para remover o cobre extra da placa, apenas o cobre sob o circuito impresso será deixado para trás.

Gravura PCB

Depois disso, esfregue a placa PCB com o raspador para que a fiação fique proeminente. Agora faça os furos nos respectivos locais e coloque os componentes na placa de circuito.

Perfuração de furos em PCB

Solde os componentes na placa. Finalmente, verifique a continuidade do circuito e se ocorrer descontinuidade em algum lugar, desosolde os componentes e conecte-os novamente. Na eletrônica, o teste de continuidade é a verificação de um circuito elétrico para verificar se a corrente flui no caminho desejado (que é com certeza um circuito total). Um teste de continuidade é realizado ajustando-se uma pequena voltagem (ligada em conjunto com um LED ou peça que cria comoção, por exemplo, um alto-falante piezoelétrico) sobre o caminho escolhido. Se o teste de continuidade for bem-sucedido, significa que o circuito está feito adequadamente conforme desejado. Agora está pronto para ser testado. É melhor aplicar cola quente usando uma pistola de cola quente nos terminais positivo e negativo da bateria para que os terminais da bateria não possam ser separados do circuito.

Configurando o DMM para verificação de continuidade

Etapa 10: Testando o circuito

Depois de montar os componentes de hardware na placa PCB e verificar a continuidade, precisamos verificar se nosso circuito está funcionando corretamente ou não, testaremos nosso circuito. A fonte de alimentação mencionada neste artigo é a bateria de 18 Vcc. Na maioria dos casos, uma bateria de 18 V não está disponível e não há necessidade de pânico. Podemos criar uma bateria de 18 V conectando duas baterias de 9 V DC em Series . Conecte o positivo (Internet) fio da bateria 1 para o negativo (Preto) fio da bateria 2 e da mesma forma conecte o fio negativo da bateria 2 ao fio positivo da bateria 1. Para sua facilidade, as conexões de amostra são mostradas abaixo:

Ligação em série

Antes de virar EM o circuito anote a tensão usando o multímetro digital. Defina o DMM para Volts e conecte-o aos terminais positivo e negativo da bateria de chumbo-ácido que precisa ser carregada. Depois de anotar a volta da tensão EM o circuito, espere quase 30 minutos e anote a tensão. Você verá que a tensão aumentou e a bateria de chumbo-ácido está no estado de carga. Podemos testar este circuito em uma bateria de carro porque também é uma bateria de chumbo-ácido.

Etapa 11: Calibrando o circuito

O circuito precisa ser calibrado para o carregamento adequado. Defina a tensão para 15 V na fonte de alimentação de bancada e conecte-a aos pontos CB + e CB- do circuito. Primeiro, defina o jumper entre as posições 2 e 3 para calibração. Depois disso, pegue a chave de fenda e gire o potenciômetro (50k Ohm) até o CONDUZIU no lado esquerdo vira EM . Agora vira FORA a fonte de alimentação e conecte o jumper entre os pontos 1 e 2. Como ajustamos o circuito, podemos carregar qualquer bateria de chumbo-ácido. O 15V que definimos durante a calibração é o tropeçar / tropeçar ponto do circuito e a bateria carregará cerca de 80% de sua capacidade neste ponto. Se quisermos carregá-lo 100%, o LM7815 precisa ser removido e 18 V é fornecido diretamente da fonte para o circuito e não é recomendado de forma alguma, pois pode danificar a bateria.