Correção: Windows 10 demora para desligar



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Desligar o Windows pode parecer um processo simples. Você está apenas desligando o seu PC. Quão difícil isso pode ser?



No entanto, desligar o computador é muito mais do que apenas cortar a fonte de alimentação do computador. O Windows deve desligar sequencialmente os processos do sistema, salvar seus dados e liberar sua memória com dados indesejados presentes. Normalmente, o processo de desligamento não consome mais do que alguns segundos. No entanto, às vezes, a série de etapas complexas pode tropeçar umas nas outras, fazendo com que o Windows demore muito para desligar.



Pode haver muitos problemas responsáveis ​​pelo não desligamento do PC. Listamos alguns deles para que você possa identificar a origem do erro e corrigi-lo.



Solução 1: problemas de software

Os programas são a causa mais comum dos problemas de desligamento. Se o seu computador demorar muito na janela “programas precisam ser fechados” ou não for além disso, significa que você provavelmente tem um problema de software em mãos.

Idealmente, da forma como o Windows 10 foi projetado, o Windows mostrará a lista de programas que precisam ser fechados. Na maioria das vezes, eles serão fechados automaticamente, mas um conflito ou um programa que não está respondendo pode atrasar drasticamente o processo de desligamento. Isso acontece porque esse programa precisa salvar dados antes de poder fechar. Se não for possível salvar os dados, o Windows fica preso aí. Você pode interromper o processo de desligamento pressionando “Cancelar” e depois salvar todos os seus programas e fechá-los manualmente.



Às vezes, esse truque não funciona. Os usuários relataram que uma lista semelhante à acima apareceu em sua tela, mas estava vazia ou apareceu momentaneamente e o processo de desligamento também não prossegue. Isso é um sinal de que um programa está interferindo no processo de desligamento. Você deve abortar o processo, vá até o gerenciador de tarefas ( Pressione Windows + R e digite “taskmgr” ) e examine os aplicativos em execução. Observe o uso de memória / disco e determine qual programa é o culpado.

Consertar um programa depois de identificá-lo não é nada fácil. O software pode precisar ser desinstalado ou pode exigir a reinstalação. É provável que o software não tenha sido instalado corretamente ou pode exigir algumas atualizações. Podem ser necessárias algumas tentativas e erros para determinar o programa exato que está causando problemas.

Solução 2: Problemas de processo

O Windows precisa fechar vários processos antes de desligar completamente. Ele compacta dados para garantir que o Windows inicialize sem problemas na próxima vez que for iniciado. Se um processo for interrompido e encerrado, o processo de encerramento será interrompido até que o processo seja resolvido. Você não será capaz de identificar qual processo está causando o problema, pois a tela de desligamento do Windows não fornece detalhes.

Podemos alterar as configurações do seu registro para fazer o Windows mostrar todos os processos que estão sendo encerrados e demorados. Assim poderemos localizar o problema e resolvê-lo.

  1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' regedit ”Na caixa de diálogo para iniciar o editor de registro do seu computador.
  2. Agora navegue até o seguinte caminho de arquivo usando o painel de navegação presente no lado esquerdo da tela.

HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Microsoft Windows CurrentVersion Policies System

  1. Agora, no lado direito da tela, você verá uma entrada chamada “ VerboseStatus ”. Se você vê-lo, clique com o botão direito sobre ele e selecione Modificar na lista de opções. Mude seu valor para 1 e salve as alterações.

Se você não vir a entrada, podemos fazer a entrada manualmente e definir o status como 1. Clique com o botão direito na parte branca vazia e selecione Novo e escolher Valor DWORD (32 bits) . Nomeie a nova entrada como “ VerboseStatus ”E defina seu status para 1. Salve as alterações e saia.

Agora você verá toda a lista de processos que estão sendo encerrados quando você estiver na tela de encerramento. Você pode então determinar facilmente qual processo está causando problemas e continuar com a solução de problemas. Os processos mais comuns que causam problemas incluem drivers de hardware ou adaptadores de rede.

Nota: O Registro do Windows é uma ferramenta poderosa. Alterações em arquivos / valores errados podem fazer com que seu computador fique instável e até mesmo danifique-o. Proceda com cuidado e sempre verifique as etapas antes de implementar qualquer coisa.

Solução 3: Sistema operacional ou problemas de driver

Muitas pessoas desligam o Windows Update para minimizar o uso da CPU e do disco quando estão trabalhando em seus computadores. As atualizações do Windows contêm correções de bugs para vários problemas, desde drivers até o próprio sistema operacional. É extremamente recomendável que você mantenha a atualização do Windows ativada o tempo todo para não ter problemas ao desligar.

No Windows 10, as atualizações são habilitadas por padrão, a menos que você altere as configurações. Para verificar o status de suas atualizações e instalá-las (se disponíveis), siga as etapas a seguir.

  1. Abra o menu iniciar e digite Configurações na barra de pesquisa. Abra o primeiro resultado que aparece.

  1. Uma vez nas configurações, clique em Atualização e segurança opção presente na parte inferior esquerda da tela.

  1. Agora clique em atualização do Windows . Aqui você verá o status. Você também pode clicar em Verificar atualizações para que o Windows possa baixar todas as novas atualizações (se disponíveis).

Se o Windows exigir uma reinicialização para realizar a atualização, é melhor fazer isso o mais rápido possível. Salve todo o seu trabalho e reinicie.

Solução 4: problemas de arquivo de página

O Windows possui um recurso denominado Arquivo de Página. Seu objetivo é funcionar como uma extensão de sua RAM. Se o seu sistema requer mais memória do que a disponível na RAM, as partes menos usadas da RAM são transferidas para o disco rígido para que o computador possa acessá-lo sempre que necessário.

Por padrão, na maioria dos computadores, limpar o arquivo de paginação é necessário para evitar brechas de segurança. Os dados podem ser recuperados por exploradores ou malware. Limpar o arquivo de paginação pode consumir tempo no processo de desligamento. Podemos verificar se a desativação traz alguma melhora às nossas condições.

  1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' regedit ”Na caixa de diálogo para iniciar o editor de registro do seu computador.
  2. Uma vez no editor do Registro, navegue até o seguinte caminho de arquivo usando a guia de navegação presente no lado esquerdo da tela.

HKEY_LOCAL_MACHINE SYSTEM CurrentControlSet Control Session Manager Memory Management

  1. Agora, observe as entradas presentes no lado direito da tela. Pesquise por eles até encontrar “ ClearPageFileAtShutdown ”. Se seu valor for definido como 1, significa que está habilitado e pode atrasar o processo de desligamento. Clique com o botão direito e selecione Modificar E definir seu valor para 0 . Salvar as mudanças e sair.

Nota: O Registro do Windows é uma ferramenta poderosa. Alterações em arquivos / valores errados podem fazer com que seu computador fique instável e até mesmo danifique-o. Proceda com cuidado e sempre verifique as etapas antes de implementar qualquer coisa.

Solução 5: problemas de unidade de disco

Se o seu problema não for resolvido neste estágio, isso significa que há um problema na sua unidade de estado sólido (SSD) ou disco rígido (HDD). Um setor corrompido ou defeituoso nas unidades pode travar quando os dados estão sendo armazenados, ou pode até mesmo salvar os dados nos setores corrompidos / defeituosos, o que pode fazer com que o desligamento falhe ou consuma muito tempo.

Podemos verificar a integridade de suas unidades usando o recurso “Verificação de erros” do Windows.

  1. Abre o teu ' Meu Computador ”(Também chamado de Meu PC).
  2. Aqui, todos os seus discos rígidos serão listados de acordo. Repita as etapas a seguir para todos os discos rígidos conectados.
  3. Clique com o botão direito no drive e selecione Propriedades na lista de opções disponíveis.

  1. Uma vez nas Propriedades, navegue até a guia “ Ferramentas ”E clique em Verifica presente no Verificação de erros

Agora o Windows irá verificar todos os seus setores um por um e determinar se há algum problema com a unidade. Se sua unidade estiver corrompida, você pode repará-la usando o utilitário de verificação de erros. Se for um problema menor, será corrigido e os setores defeituosos serão isolados. No entanto, se for um dano físico, talvez você precise ir à oficina mais próxima e inspecionar sua máquina.

Solução 6: Localização de serviços que causam atrasos no desligamento

Se você não conseguir identificar os serviços que estão causando o atraso no desligamento, podemos navegar até o Visualizador de eventos e verificar o log para ter uma ideia.

  1. Clique com o botão direito no Botão do Windows presente no lado esquerdo inferior da tela. Selecione Visualizador de eventos na lista de opções disponíveis.

Ou você pode até pressionar o botão Windows + R para iniciar o Corre aplicação e tipo “ eventvwr ”No diálogo para iniciá-lo.

  1. Agora navegue até o caminho a seguir usando o painel de navegação presente no lado esquerdo da tela.

Logs de aplicativos e serviços Microsoft Windows Diagnostics-Performance Operational

  1. Agora clique com o botão direito em Operacional presente no lado esquerdo da tela e selecione “ Filtro de registro atual ”Na lista de opções disponíveis.
  2. Agora digite “ 203 ”Na caixa de diálogo de ID do evento e pressione OK. Isso filtrará todos os logs e mostrará apenas os logs relacionados ao processo de desligamento do Windows.

  1. Agora, dê uma olhada na lista. O Windows mostrará apenas os processos que possuem a marca “ Este serviço causou um atraso no processo de desligamento do sistema ”. Você poderá ver o nome dos serviços que reduzem a velocidade do desligamento do seu computador na guia Geral. Olhe para ' Arquivo Nome ”E“ Nome Amigável ”para determinar a identidade dos processos responsáveis.

As informações extraídas aqui podem facilmente levá-lo a quaisquer serviços que causem um atraso no seu processo de desligamento. Neste exemplo, o serviço VPN demorou muito para desligar e foi um dos motivos pelos quais seu computador ficou preso na fase de desligamento. Se você tem o software instalado e não o usa com frequência, é melhor desativá-lo.

Alguns serviços podem ser serviços do sistema e você não pode desinstalá-los, infelizmente. Porém, na maioria das vezes, os serviços em conflito com o processo de desligamento são instalados pelo usuário. Navegue até o Painel de controle, clique em Desinstalar programas e procure o programa lá. Você pode desinstalá-lo facilmente clicando com o botão direito e selecione a opção Desinstalar.

Solução 7: verificar seu WaitToKillServiceTimeoutValue

O Windows tem um protocolo que permite que os aplicativos sejam desligados por um período de tempo antes de forçar o fechamento. Esta janela de tempo é chamada WaitToKillServiceTimeoutValue . Ele envia uma mensagem “O Windows está fechando” para todos os serviços e aplicativos para que eles possam salvar o trabalho e fechar. Em seguida, aguarda um período de tempo antes de os fechar.

Por padrão, o Windows espera 5 segundos após você clicar em “Desligar” antes de interferir. Se todos os serviços de segundo plano se desligarem antes da janela de 5 segundos, ele será encerrado imediatamente. Caso contrário, isso os forçará a fechar e, em seguida, desligar.

Existem alguns valores que gerenciam quanto tempo seu computador espera. Mas há um valor específico conhecido como WaitToKillServiceTimeoutValue devemos verificar se o seu computador está demorando muito para fechar. Alguns aplicativos aumentam essa janela de 5 segundos para uma muito maior quando você os instala, pois eles exigem algum tempo extra para fechar em comparação com outros. Se este valor for alterado, seu computador demorará mais do que o esperado.

  1. Pressione Windows + R para iniciar o Corre Tipo ' regedit ”Na caixa de diálogo e pressione Enter para abrir o Editor do Registro.
  2. Agora navegue para o seguinte caminho

HKEY_LOCAL_MACHINE SYSTEM CurrentControlSet Control

  1. Olhe para o lado direito da página e selecione a entrada rotulada como “ WaitToKillServiceTimeoutValue ”. Clique duas vezes nele. O valor à sua frente será o tempo em milissegundos que o Windows espera antes de prosseguir com o desligamento. Se estiver definido para 5000 , O Windows vai esperar 5 segundos . Se estiver definido como 20000, o Windows aguardará 20 segundos.
  2. Recomendamos que você não diminua esse valor para menos de 5000, pois esse é o tempo ideal necessário para que os aplicativos sejam encerrados sem travamentos. No entanto, se o valor for alterado, você pode defini-lo de volta para 5000 em clicando duas vezes na entrada e defina o valor como 5000.

Nota: O Registro do Windows é uma ferramenta poderosa. Alterações em arquivos / valores errados podem fazer com que seu computador fique instável e até mesmo danifique-o. Proceda com cuidado e sempre verifique as etapas antes de implementar qualquer coisa.

Se o seu computador ainda não resolver o problema, verifique se há erros no sistema operacional e certifique-se de que ele esteja atualizado para a versão mais recente. Na maioria das vezes, os programas antivírus também se tornam um obstáculo no processo. Tente desinstalá-los ou desativá-los temporariamente.

8 minutos lidos