Correção: há um problema com o certificado de segurança deste site



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows estão enfrentando um problema estranho em que continuamente obtêm erros de certificado HTTPS, como ‘ Há um problema com o certificado de segurança deste site 'Erro ao tentar acessar sites e aplicativos de alto perfil, como Twitter, Google, Facebook, etc. Na maioria dos casos, os usuários afetados estão relatando que recebem o mesmo tipo de erro em todos os navegadores que tentam usar.



Erro ‘há um problema com o certificado de segurança deste site’ em todos os navegadores



Acontece que as causas mais comuns que causam esses erros de certificado são valores de data e hora extremamente desatualizados. E embora o erro mostrado pelo navegador seja diferente, a correção é sempre a mesma - garantindo que o certificado seja validado trazendo a data e a hora do sistema atualizados. (Método 1)



No entanto, se alterar a data e a hora for apenas uma correção temporária, há uma grande chance de que o problema seja realmente originado de um defeito Bateria CMOS . Nesse caso, você pode resolver o problema substituindo a bateria CMOS da placa-mãe por uma nova equivalente. (Método 2)

Depois de se certificar de que a data e hora do sistema não estão causando esse problema, você deve instalar todos os certificados ausentes que podem estar causando erros do navegador desse tipo (Método 3).

E se você instalou recentemente algum PUPs suspeito, investigue para ver se ele não está realmente interrompendo a verificação do seu certificado (Método 4) .



Método 1: Definir a data e hora corretas

De longe, a situação mais comum que levará ao aparecimento desse tipo de erro de certificado é uma data e hora do sistema imprecisas. É possível que a data ou tipo tenha mudado sem você perceber, ou você pode ter feito uma mudança de hardware que acabou interferindo na capacidade de sua máquina de controlar o tempo.

Lembre-se de que, se sua data e hora estiverem distantes, isso causará a maioria dos certificados de segurança para falhar - Isso pode explicar por que você está recebendo erros de certificado em vários navegadores.

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema definindo a data e hora corretas por meio do menu Data e hora. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

Nota: As etapas abaixo são universais e funcionarão independentemente da versão do Windows em que você está encontrando o problema.

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Ao ver a caixa de texto, digite ‘timedate.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Data hora janela.

    Abrindo a janela de data e hora

  2. Neste ponto, você deve pousar diretamente no Data hora janela. Uma vez dentro, selecione o Data hora guia e clique em Alterar data e hora .

    Definir a data e hora corretas

  3. Quando você vê o Controle de conta de usuário (UAC) janela, clique sim para conceder privilégios administrativos.
  4. Assim que estiver dentro do Configurações de data e hora menu, use o calendário sob o Data e hora para definir os valores apropriados de acordo com o fuso horário em que você mora.

    Modificando hora e data

  5. Assim que os valores corretos forem definidos, clique em Aplique para salvar as alterações e reiniciar o computador para ver se o problema foi resolvido.
  6. Depois que a próxima inicialização do computador for concluída, abra uma página que anteriormente mostrava um erro de certificado e veja se o problema foi corrigido.

Se o mesmo erro ainda estiver aparecendo ou você descobriu que a data e a hora mudaram novamente, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: Substituindo a bateria CMOS

Se o método anterior revelou a incapacidade do seu computador de salvar a data e a hora entre as reinicializações, isso só pode significar uma coisa - você está realmente lidando com uma bateria CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) com defeito.

Cada placa-mãe tem uma bateria CMOS. Sua principal tarefa é lembrar as principais informações sobre sua máquina (preferências de BIOS personalizadas, hora e data em todo o sistema, registros de erros críticos, etc.)

Mas, assim como qualquer bateria, essa coisa tende a estragar eventualmente. Se você está encontrando o problema em um antigo modelo da placa-mãe , sua melhor chance de resolver o problema é simplesmente substituir a nova bateria CMOS por uma nova equivalente.

Essas coisas são muito comuns, pois são usadas em uma variedade de dispositivos eletrônicos, então você deve encontrar um em todas as lojas de suprimentos elétricos - você pode até ter um em sua casa.

Depois de ter uma bateria CMOS nova em folha, aqui está o que você precisa fazer para substituí-la por uma com defeito:

  1. Em primeiro lugar, desligue o computador completamente e certifique-se de que ele esteja desconectado da fonte de alimentação.
  2. Equipe-se com uma pulseira estática, se tiver uma. Essas coisas funcionam aterrando você à estrutura do computador, garantindo que você não acabe danificando nenhum componente devido à eletricidade estática.

    Exemplo de pulseira estática

    Nota: Esta etapa é opcional.

  3. Remova a tampa do seu computador, dê uma olhada na sua placa-mãe e identifique a bateria CMOS - Não deve ser tão difícil identificá-la.

    Identificando a bateria CMOS

  4. Depois de ver, use a unha ou uma chave de fenda não condutiva para remover a bateria defeituosa de seu slot.
  5. Insira a nova bateria CMOS e coloque a tampa lateral de volta antes de conectar seu computador de volta a uma fonte de alimentação e reiniciá-lo.

    Removendo a bateria CMOS

  6. Agora que a nova bateria CMOS está instalada, espere até que a inicialização seja concluída e siga Método 1 novamente para definir os valores corretos de hora e data e, em seguida, reinicie para ver se o computador agora é capaz de lembrar as alterações.
  7. Depois de confirmar que tudo está funcionando, abra o Internet Explorer (ou Edge) e veja se você ainda obtém o ‘ Há um problema com o certificado de segurança deste site ‘Erro ao tentar acessar certas páginas da web.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: instalação de certificados ausentes de CAs confiáveis

Se o primeiro método não permitiu que você corrigisse o problema, é claro que a hora e a data não têm nada a ver com o problema. Neste ponto, o maior culpado possível é a falta de alguns certificados raiz de CAs confiáveis ​​(Autoridade de Certificação).

Vários usuários afetados confirmaram que conseguiram consertar o problema depois de baixar e instalar todos os certificados raiz de terceiros por meio do Programa de Certificação Raiz do Windows.

Quando se trata de fazer isso, você pode fazê-lo usando as ferramentas da Política de Segurança Local e do Gerenciador de Certificação juntas ou instalando-as manualmente por meio do Consola de Gestão . Por causa disso, criamos dois guias separados. Sinta-se à vontade para seguir aquele com o qual você se sentir mais confortável:

Opção 1: Instalação de certificados ausentes por meio de Política de Segurança Local e Gerenciador de Certificados

Importante: Você não poderá seguir este guia no Windows 10 Home, pois a Política de Segurança Local está disponível apenas no Windows 10 Pro e no Windows 10 Enterprise.

  1. Primeiro, você precisa fazer o download dos certificados ausentes manualmente de acordo com as páginas da web que estão causando o erro. Você pode usar o Programa de certificação raiz do Windows ou você pode escolher uma alternativa de terceiros, como GeoTrust .
  2. Depois de baixar os certificados ausentes, pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Secpol.msc’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Política de segurança local .

    Abrindo o editor de política de segurança local

    Nota: Se você for solicitado pelo Controle de conta de usuário (UAC) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

  3. Assim que estiver dentro da Política de Segurança Local, selecione o Políticas de chave pública no menu do lado esquerdo. Em seguida, vá para a seção do lado direito e clique duas vezes em Configurações de validação do caminho do certificado .

    Acessando o menu de configurações de validação de certificado

  4. Dentro do recém-inaugurado Propriedades janela, selecione o Lojas guia no menu horizontal na parte superior e, em seguida, comece garantindo que a caixa associada a Defina essas configurações de política está checado.

    Definindo essas configurações de política

  5. Uma vez o Armazenamento de certificados por usuário menu ficar disponível, vá em frente e habilite as caixas associadas a Permitir que CAs raiz confiáveis ​​do usuário sejam usadas para validar certificados e Permitir que os usuários confiem em certificados de mesmo nível .
  6. Em seguida, vá para o menu de armazenamento de certificados raiz e selecione a chave associada a CAs de raiz de terceiros e CAs de raiz corporativa (recomendado).

    Definir as configurações de validação de certificado

  7. Depois de se certificar de que as configurações de validação da Certificação estão definidas corretamente, você pode fechar com segurança a Política de Segurança Local.
  8. Abra outro Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R de novo. Este tipo, tipo ‘Certmgr.msc’ e pressione Entrar para abrir o Gerente de Certificação Utilitário. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Abrindo o utilitário de gerenciamento de certificados

    Nota: Este utilitário listará todos os certificados digitais que você instalou e permitirá que você importe os certificados ausentes baixados na etapa 1.

  9. Assim que estiver dentro Gerente de Certificação , use a seção à esquerda para selecionar Autoridade de certificação raiz confiável.
  10. Em seguida, clique com o botão direito no Certificados submenu e escolha Todas as tarefas> Importar no menu de contexto recém-exibido.

    Importando o submenu Certificados

  11. Depois de conseguir entrar no Assistente de importação de certificado , comece clicando no Próximo botão uma vez. Então, quando chegar à próxima tela, clique em Squeaky toy para localizar e selecionar os arquivos raiz do certificado que você deseja instalar (na etapa 1).

    Importando os certificados CA ausentes

  12. Assim que cada certificado for concluído, clique em Avançar e em Concluir antes de fechar o utilitário.
  13. Reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do computador.

Opção 2: Instalação de certificados ausentes por meio da Política de Segurança Local e Gerenciador de Certificados

  1. Baixe os certificados ausentes manualmente de acordo com as páginas da web que estão causando o erro. Você pode usar o Programa de certificação raiz do Windows ou você pode escolher uma alternativa de terceiros, como GeoTrust .
  2. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite 'Mmc' e pressione Entrar para abrir o Microsoft Management Console . Quando você vê o UAC (prompt de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.
  3. Assim que estiver dentro do Microsoft Management Console , Clique no Arquivo menu (na barra de fita no topo) e clique em Adicionar / Remover Snap-ins .

    Acessando o botão Adicionar ou Remover Snap-ins

  4. Dentro de Adicionar ou remover snap-ins menu, selecione Certificados no menu do lado esquerdo e, em seguida, clique no Adicionar botão no meio.

    Adicionando os certificados ausentes

  5. Você verá um novo menu sendo aberto. Use para selecionar Conta de computador> Conta local , então aperte Terminar para concluir o procedimento. A seguir clique Está bem para fechar o Adicionar ou remover snap-ins .

    Configurando o snap para gerenciar o computador local

  6. Assim que você retornar ao Consola de Gestão , clique com o botão direito em Certificado e use o menu de contexto para escolher Todas as tarefas> Registrar e recuperar certificados automaticamente .

    Inscreva-se e recupere certificados automaticamente

  7. Siga as instruções na tela para instalar os certificados CA ausentes.
  8. Assim que todos os certificados ausentes forem instalados, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Método 4: Desinstalando o Browser Safeguard

Acontece que esse problema específico também pode ser causado por um PuP (Programa Potencialmente Indesejado) chamado Browser Safeguard - pode haver outros programas semelhantes que causarão esse comportamento.

Alguns usuários que lidaram com erros de certificado em todos os navegadores instalados relataram que o problema foi completamente resolvido depois que desinstalaram o aplicativo problemático.

Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Quando solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Abrindo programas e recursos

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características , role para baixo na lista de aplicativos instalados e localize o Browser Safeguard (ou qualquer outro programa que você suspeite que pode estar causando o problema).
  3. Depois de conseguir identificar o culpado, clique com o botão direito sobre ele e escolha Desinstalar no menu de contexto.

    Desinstalando o Browser Safeguard

  4. Siga as instruções na tela para concluir a desinstalação, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.
Tag janelas 8 minutos lidos