MediaTek planeja lançar um chipset móvel 5G de 7 nm ainda este ano

Android / MediaTek planeja lançar um chipset móvel 5G de 7 nm ainda este ano 1 minuto lido

Chipset MediaTek 7nm 5G



Em 2017, um relatório afirmava que a MediaTek trabalharia com a TSMC para produzir seus primeiros chipsets de 7 nm. Embora a MediaTek ainda não tenha anunciado nenhum chip de 7 nm, a empresa agora confirmou que um chipset móvel de 7 nm com capacidade para 5 G será lançado este ano.

Sucessor P90

A informação foi revelada durante uma entrevista concedida por Finbarr Moynihan, vice-presidente de vendas corporativas e desenvolvimento de negócios da MediaTek para as Américas e Europa, ao pessoal da Autoridade Android . Moynihan confirmou que o próximo chipset de 7 nm da empresa será posicionado no segmento principal do mercado. O executivo também afirmou que o chipset será muito mais capaz do que o atual chipset móvel carro-chefe da MediaTek, o Helio P90.



Tanto a Huawei quanto a Apple lançaram seus primeiros chips de 7 nm no ano passado, enquanto a Qualcomm e a Samsung lançaram seus novos chips de 7 nm no início deste ano. Graças ao processo de fabricação de 7 nm mais eficiente, todos os quatro chips móveis de 7 nm lançados até agora oferecem desempenho muito mais impressionante em comparação com seus predecessores. Como a IA está rapidamente se tornando extremamente relevante no mercado de smartphones, os chipsets mais recentes também trazem um processamento de IA muito mais rápido. Podemos esperar que o próximo chip de 7 nm da MediaTek não seja diferente a esse respeito.



Infelizmente, Moynihan não lançou nenhuma luz sobre as possíveis especificações do próximo chipset. No entanto, um executivo da MediaTek afirmou no ano passado que o próximo chipset carro-chefe da empresa utilizaria o poderoso núcleo Cortex-A76 da ARM. A empresa também revelou o modem M70 5G no ano passado, que deve estar disponível para fabricantes de smartphones até o final do ano. Isso significa que podemos esperar ver alguns smartphones acessíveis com capacidade 5G, equipados com chipsets MediaTek, no início do próximo ano.



Uma das principais razões do sucesso da MediaTek nos últimos anos pode ser atribuída ao fato de que os processadores da empresa são geralmente mais baratos em comparação com as ofertas da Qualcomm. Há uma grande chance de que o próximo chipset compatível com 5G de 7 nm do fabricante de chips taiwanês seja muito mais barato do que o Qualcomm Snapdragon 855.

Tag MediaTek