O que é desfragmentação e quanto tempo leva?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Desfragmentador de disco é um utilitário presente no Microsoft Windows que foi projetado para aumentar o tempo de acesso ao disco reorganizando os arquivos armazenados. Ele tenta armazenar todos os dados em locais de armazenamento contíguos. O principal objetivo da desfragmentação é reduzir o tempo de deslocamento do cabeçote (este é o tempo que sua unidade de disco leva para apontar para um local de destino e está em um estado pronto para acessá-lo).



Começando com o Windows Vista, a desfragmentação de disco do Windows foi muito melhorada e é considerada melhor do que seu antecessor. O Desfragmentador de disco executa uma tarefa de baixa prioridade em segundo plano, sem afetar o desempenho do computador. Na maioria dos casos, o desfragmentador só é executado quando o computador está ocioso.



Por que precisamos da desfragmentação de disco?

Vamos falar em termos mais comuns. Quando você apaga um arquivo do computador, seu espaço é marcado como livre. Quando você salva um arquivo, ele é colocado no primeiro espaço livre disponível. Se esse espaço livre não for grande o suficiente para acomodar o arquivo, o arquivo será dividido. Parte dele é armazenada lá enquanto a parte restante é salva no próximo local livre. No entanto, alguns sistemas operacionais não fazem isso no início. Se houver espaço no disco que nunca foi utilizado, ele preferencialmente salva o arquivo lá. Isso significa que toda a sua viagem será preenchida com espaços vazios.



Desfragmentar seu disco é o processo de eliminar todos os espaços livres aleatórios, coletar todos os arquivos e salvá-los em blocos contíguos de memória. Isso torna a recuperação de arquivos em seu sistema muito mais rápida.

Seu disco rígido consiste em uma cabeça a partir da qual lê os dados. O sistema operacional possui um mapeamento de todos os arquivos e onde estão salvos. Ele direciona a cabeça para um local específico e acessa os dados salvos lá. A cabeça deve então atravessar o disco até esse local e ler os dados. Agora imagine se a unidade do seu computador tivesse arquivos salvos com muitos espaços entre eles. A cabeça teria que mudar de localização repetidas vezes para ler um arquivo. Isso aumentará efetivamente o tempo de acesso ao arquivo. A desfragmentação do disco tenta eliminar esse tempo extra gasto.



Qual é a mecânica da desfragmentação de disco?

Por padrão, a ferramenta de desfragmentação irá desfragmentar apenas os arquivos com menos de 64 MB. Fragmentos deste tamanho já contêm pelo menos 17.000 clusters contíguos. Isso significa que arquivos grandes, como jogos e filmes, não serão desfragmentados usando a desfragmentação padrão. Você precisará passar um comando específico para se certificar de que o faz (-w conforme explicado mais tarde).

Antes que o computador possa começar a desfragmentar sua unidade, ele precisa fazer um mapa de todo o disco, especialmente todos os espaços vazios e os tamanhos dos arquivos. Ele escolhe o arquivo do primeiro espaço livre a ser movido. Se o espaço livre for grande o suficiente, ele armazena o arquivo diretamente lá. Caso contrário, ele encontra o arquivo próximo ao espaço livre e o move para algum lugar temporariamente. Isso aumenta o espaço livre até que seja grande o suficiente para mover o primeiro arquivo em uma única parte contagiosa (contagioso significa não quebrar o arquivo e armazená-lo como um todo). Ele continua fazendo isso até que não haja mais nenhum espaço livre no disco.

Existem alguns pontos a serem lembrados:

  • O Desfragmentador de disco não desfragmentará os arquivos que já estão em uso.
  • O Desfragmentador de disco não desfragmenta os arquivos presentes na Lixeira. Isso é compreensível, pois você estará desperdiçando seus recursos se o arquivo for excluído de qualquer maneira.
  • O Desfragmentador de disco não desfragmenta os seguintes arquivos: Safeboot fs, Bootsec DOS, Safeboot CSV, Hiberfil sys, Safeboot RSV, arquivo de página do Windows e Memory Dump. Existem alguns parâmetros que podemos usar para garantir que ele também desfragmente os arquivos de inicialização.

Quanto tempo leva a desfragmentação ou quantas passagens são necessárias?

A desfragmentação realmente depende do hardware que você está usando. Quanto maior for o disco rígido, mais tempo demorará; quanto mais arquivos armazenados, mais tempo o computador levará para desfragmentar todos eles. O tempo varia de computador para computador, pois cada um tem seu próprio gabinete exclusivo.

O tempo pode variar de vários minutos a várias horas para terminar. Claro, você pode continuar usando seu computador enquanto o processo estiver em andamento, mas é recomendável evitar copiar ou mover arquivos, pois isso só tornará o processo muito mais longo. O tempo pode até chegar a 24 horas se você tiver uma enorme movimentação cheia de todo tipo de coisa.

A desfragmentação também realiza as tarefas em etapas. Ele faz uma passagem bruta no início e o refina na próxima vez. Após cada passagem, seu disco rígido fica mais organizado e mais rápido de acessar.

Quais são os comandos adicionais que podemos passar para o módulo?

Existem algumas opções de linha de comando para você declarar que farão com que o processo de desfragmentação mude conforme você desejar. O comando principal na linha de comando é “ desfragmentar C: ”, Onde“ C: ”é a unidade que você está tentando desfragmentar.

-r Esta é a configuração padrão da desfragmentação e só desfragmenta segmentos de arquivo com menos de 64 MB

-c Este comando desfragmenta todos os volumes em seu computador. Você não precisa especificar uma letra de disco ao usar este comando.

-dentro Isso executa uma desfragmentação completa de arquivos de todos os tamanhos em um disco especificado, independentemente do tamanho.

-Eu Isso faz com que a desfragmentação só execute quando o computador estiver ocioso.

-v Este comando garante que os módulos de desfragmentação exibam relatórios completos para você após a conclusão.

-b Ele otimiza apenas os arquivos de inicialização.

-para Este comando irá analisar a unidade selecionada e exibir um relatório, consistindo em relatórios de análise e desfragmentação.

Você pode passar facilmente as linhas de comando usando o prompt de comando ao iniciar o desfragmentador de disco manualmente. Por exemplo, podemos executar o comando “-w” no disco local C executando o seguinte comando:

desfragmentar C: -w

Você também pode passar vários parâmetros de uma vez, separando o comando com um espaço entre eles. Por exemplo, podemos executar o “-w” e “-i” executando o seguinte comando:

defrag D: -w –i

4 minutos lidos