Anunciados os primeiros núcleos de arquitetura de ampère de empacotamento de placa gráfica profissional NVIDIA RTX A6000

Hardware / Anunciados os primeiros núcleos de arquitetura de ampère de empacotamento de placa gráfica profissional NVIDIA RTX A6000 2 minutos lidos Nvidia

Logotipo da Nvidia



A primeira placa gráfica profissional da NVIDIA, pertencente à arquitetura Ampere de última geração, agora é oficial. A placa de vídeo NVIDIA RTX A6000 também é o primeiro SKU a pertencer a um esquema de nomenclatura unificado, simplificado e homogeneizado.

Há alguns meses, a NVIDIA anunciou que lançará dois produtos profissionais baseados em GPUs Ampere. O NVIDIA RTX A6000 e A40 teriam os processadores gráficos GA102 e GA104 respectivamente. Essas novas placas gráficas, destinadas aos criadores e editores profissionais de conteúdo multimídia, eram esperadas. No entanto, a NVIDIA surpreendeu seus compradores leais ao abandonar a marca Quadro ou Tesla por completo para essas novas placas de vídeo profissionais baseadas em Ampere.



Especificações e recursos da placa gráfica NVIDIA RTX A6000 Professional:

A NVIDIA RTX A6000 é a única placa gráfica baseada na GPU GA102 a apresentar todos os núcleos CUDA habilitados. Isso significa que a poderosa GPU possui 10752 núcleos CUDA. Com esse poder, a GPU tem um desempenho de computação de precisão única de até 38,7 TFLOPs. Isso é 3,1 TLFOPs mais alto do que a placa de vídeo topo de linha da NVIDIA para o consumidor e centrada em jogos, a NVIDIA GeForce RTX 3090.



Com 48 GB, o NVIDIA RTX A6000 possui o dobro da capacidade de memória do RTX 3090. A propósito, esses módulos de memória de alta densidade são GDDR6, e não GDDR6X ainda. Portanto, a largura de banda total da memória disponível para o RTX A6000 é um pouco menor.



O NVIDIA RTX A6000 possui quatro conectores DisplayPort 1.4. No entanto, falta saída HDMI 2.1. Apenas duas placas RTX A6000 podem ser conectadas por meio de uma nova ponte NVLink de baixo perfil. A propósito, esta placa de estação de trabalho também suporta tecnologias de virtualização NVIDIA vGPU.

A placa gráfica é atualmente listado na própria loja da NVIDIA por 4.650 USD. Desnecessário mencionar que o preço pedido é bem menor do que o do NVIDIA RTX A6000 baseado na arquitetura de Turing.

NVIDIA renomeia drivers Quadro em drivers NVIDIA RTX Enterprise:

A NVIDIA descontinuou oficialmente sua série Quadro e Tesla, com nomes. Doravante, ela oferecerá uma única série de produtos com a marca NVIDIA RTX Axx ou NVIDIA Axx. Seguindo em frente, a marca RTX será importante porque essas placas substituirão a série Quadro. Enquanto isso, o cartão não RTX A40 é essencialmente um sucessor do Tesla que acompanhará o já lançou acelerador GA100 A100 .

De acordo com a mudança na marca, a NVIDIA também anunciou que renomeará seus drivers Quadro para driver NVIDIA RTX Enterprise. Essa foi uma mudança óbvia, pois a NVIDIA já descontinuou a série de produtos Quadro em favor de seus aceleradores e soluções de estação de trabalho da marca RTX.

Além da mudança de nome, nada mais será alterado, confirmou a NVIDIA. É óbvio que a empresa estava se referindo ao seu compromisso em oferecer qualidade, confiabilidade, desempenho e segurança de classe empresarial. A propósito, o nome do ramo do driver também mudará de “Driver ideal para empresas” para “Filial de produção”. O novo nome do branch agora permitirá que os tipos de driver sejam referenciados de forma consistente em outros produtos de GPU corporativos, como GPUs de data center.

Tag nvidia