Como corrigir o erro '403 Forbidden'

• Erro 403 - Proibido
  • Erro Http 403 - Proibido
  • Erro HTTP 403.14 - Proibido
  • Nota: Se você estiver usando o Internet Explorer, poderá ver esse erro encapsulado em uma mensagem dizendo “O site recusou-se a mostrar esta página” .

Às vezes, o proprietário do site personaliza a aparência do erro 403, mas esses casos são raros.

Do lado do servidor ou do lado do cliente?

Se você seguir a documentação HTTP, os códigos de status começando com 4xx (403, 404, etc.) são considerados respostas de erro do cliente. Mas o fato é que, muitas vezes, o código de resposta é exibido no lado do cliente (seu navegador da web), mesmo se o servidor da web é o que está causando problemas.

Os administradores da Web têm o poder de limitar o acesso a um determinado domínio ou diretório. Eles podem optar por impedir que usuários anônimos acessem certos conteúdos ou impor restrições geográficas.

Não há um guia garantido que dirá com certeza se o problema é local ou se vem do servidor da web. Ao lidar com essas situações, o melhor curso de ação seria realizar uma sessão sólida de solução de problemas com as correções mais eficazes. Este guia visa ajudar usuários regulares a corrigir o erro 403 Forbidden, não webmasters.

Se você estiver lidando com um Erro 403 Proibido, siga os métodos abaixo na ordem. Se você não conseguir fazer com que ele desapareça, pelo menos você saberá com certeza que seu dispositivo não é o culpado. Vamos começar.

Método 1: verifique novamente o URL

Eu sei que isso parece muito básico, mas este é um dos culpados mais comuns do erro 403 Forbidden. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o URL que você está tentando acessar está correto. Se você estiver tentando acessar um determinado arquivo manualmente digitando o URL, certifique-se de especificar o nome e a extensão do arquivo real, não apenas o diretório.

Sites protegidos não permitirão a navegação no diretório, portanto, o erro 403 Proibido é esperado ao tentar acessar diretórios de arquivos ou páginas privadas sem saber o nome exato do arquivo ou sua extensão.

Nota: Usamos o Google Chrome por ser o navegador de PC mais popular. No entanto, as etapas são praticamente semelhantes em todos os navegadores. Se você não conseguir encontrar as etapas equivalentes em seu navegador, pesquise online por um guia específico.

1. Selecione o menu de ação (três pontos) no canto inferior direito e clique em Configurações .
    2. Role até o final da página e clique em Avançado .
    3. Role para baixo até a parte inferior de Privacidade e segurança e clique em Navegação limpa dados .

Método 3: limpar o cache

No entanto, é possível que sua versão em cache do site que você está visitando esteja em conflito com a versão ativa. Às vezes, isso produzirá o Erro 403 Proibido como resultado. Veja se é esse o caso, limpando o cache do seu navegador e revisitando o site que está causando problemas. Aqui está um guia rápido:

Nota: As etapas exatas para limpar o cache também dependem do navegador. Se você não estiver usando o Chrome, pesquise on-line as etapas em seu navegador.

1. Selecione o menu de ação (três pontos) no canto inferior direito e vá para Mais ferramentas> Limpar dados de navegação .
    2. Assim que estiver na janela Limpar dados de navegação, defina o filtro superior para o começo do tempo.
    3. Agora marque a caixa ao lado de Imagens e arquivos armazenados em cache e desmarque tudo o mais. Finalmente, clique em Limpar dados de navegação .

Método 3: Reautenticar no aplicativo da web

Quando você carrega um aplicativo da web que requer autenticação, o servidor enviará um token de sessão ao cliente para identificá-lo facilmente em solicitações futuras. Mas se algo der errado e o servidor não reconhecer o token de sessão ou vê-lo como inválido, você pode ver o Erro 403 Proibido como resultado.

Para a maioria dos sites com um sistema de login, fazer o logout e depois o login novamente forçará o servidor a criar e enviar um novo token de sessão, o que fará com que o Erro 403 Proibido desapareça.

Método 4: desative suas extensões, plug-ins ou add-ons

Extensões, módulos ou plug-ins, etc. (dependendo do seu navegador) têm a capacidade de expandir os recursos nativos do seu navegador. Mas algumas extensões podem ter mais controle do seu sistema do que o esperado. Alguns deles vão até tentar fazer alterações no código, o que a maioria dos sites sérios não permite.

Se você estiver enfrentando o erro 403 Forbidden, vale a pena tentar desabilitar todas as extensões, módulos ou o que quer que sejam chamados em seu navegador e recarregar a página da web.

Conclusão

Se os métodos acima não funcionarem, você deve perguntar ao proprietário do site se o problema está no servidor. Mas se o site está funcionando normalmente para outras pessoas, você também deve perguntar se eles usam critérios de geolocalização ao conceder permissões de usuário. Houve casos em que grandes listas de endereços IP foram colocadas na lista negra com base na localização por motivos de segurança.

Lembre-se de que seu ISP também pode impor restrições a certos sites para evitar que você baixe coisas ilegais. Alguns ISPs na Europa Ocidental e Oriental têm filtros automáticos que irão bloquear seu IP se você estiver gastando muito tempo navegando em sites de torrent. Em qualquer caso, você só saberá com certeza depois de entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet.