Migrando do Gmail para o Office 365



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

As novas empresas geralmente começam com o Gmail como seu sistema de e-mail principal, que atende às necessidades de indivíduos e organizações de vários tamanhos. Com o crescimento dos negócios, eles migram para o Office 365 depois que seus requisitos começam a ficar mais complexos, percebendo a adequação do Office 365 para uso em nível empresarial. Especialmente no mundo corporativo, o Office 365 é um produto indispensável para a produtividade empresarial



Migrar do Gmail para o Office 365



Existem vários métodos de migração para mover caixas de correio IMAP para o Office 365. Se você tiver um pequeno número de caixas de correio para migrar, pode exportar o arquivo PST do Gmail (no Outlook) para o Office 365 (no Outlook). Existem muitas ferramentas disponíveis para fazer isso, ou você pode entrar em contato com o provedor de serviços de migração do Office 365 para fazer essa tarefa para você. Também há outra maneira de migrar usando Fastrack Specialists da Microsoft se o ambiente for grande o suficiente. Seu ambiente do Google deve consistir em APIs e SDK Admin, que são ativados para funcionalidades estendidas.



Além disso, migrações IMAP manuais podem ser realizadas pelo usuário, mas os contatos e as informações da agenda não serão migrados.

Pré-requisitos

Aqui estão algumas limitações a serem consideradas antes de prosseguir com a migração.

  • Apenas itens em um usuário caixa de entrada ou outro enviar pastas irão migrar . Contatos, itens de calendário ou tarefas não serão migrados. Embora, mais tarde, você possa importar / exportar contatos / calendários usando o Outlook.
  • Um número máximo de 500.000 os itens da caixa de correio de um usuário serão migrados. Observe que os e-mails serão migrados de do mais novo para o mais antigo .
  • O maior e-mail que pode ser migrado será de 35 MB no tamanho.
  • Se as conexões com o seu Gmail forem limitadas, aumentar essas conexões limites para melhorar o desempenho da migração. Os limites de conexão geralmente incluem conexões totais de cliente / servidor, conexões de endereço IP e conexões por usuário no servidor / firewall.

As etapas necessárias para migrar do Gmail para o Office 365

As seguintes etapas principais serão usadas durante o processo de migração.



Etapas para migração

Etapa 1: preparações

A primeira etapa seria se inscrever no Office 365, se ainda não o fez. Se você não tiver certeza sobre qual assinatura do Office 365 escolher, escolha a versão mais básica se ela atender aos seus requisitos e, mais tarde, você pode adicionar outras coisas a ela. Para obter detalhes, você pode compare os planos do Office 365 .

Compare os planos do Office 365

Depois de se inscrever, você criará uma conta que será uma conta de administrador. Mais tarde, se quiser, você pode alterar essa conta para uma conta normal e fazer outra conta como administrador. Vamos precisar de um conta de administrador do Office 365 para concluir a operação de migração.

O Gmail vê o Outlook como um aplicativo menos seguro e, portanto, os usuários do G Suite são obrigados a usar um senha e Verificação em 2 etapas para conectar o aplicativo ao Office 365. Se você não for usar a caixa de correio dos usuários com o Outlook até a conclusão da migração, não há necessidade de usar a senha e a verificação em duas etapas.

Para a migração, as caixas de correio dos usuários serão inicialmente criadas no office 365 e, em seguida, conectadas às caixas de correio do Gmail correspondentes. Os e-mails serão sincronizados continuamente até que você faça o cut-over final, que permitirá aos usuários enviar e receber e-mails via Gmail e a sincronização está ocorrendo em segundo plano até que o cut-over final seja feito.

Etapa 2: verifique seu domínio no Office 365

Em primeiro lugar, o usuário deve verificar para o Office 365 se ele possui o domínio que é usado para a conta do Gmail. Se você conseguir fazer login com êxito em sua conta de registro de domínio, poderá criar o registro DNS para seu domínio. Isso é suficiente para o Office 365 para que você seja o proprietário do nome de domínio. Se estiver tendo problemas para fazer login na conta do registrador de domínio, você pode optar por usar

companyname.onmicrosoft.com

como o domínio, que faz parte da assinatura do Office 365 e, em seguida, adiciona usuários ao Office 365.

Se você optou pela verificação de domínio, será solicitado a concluí-la durante a configuração do Office 365, adicionando o registro TXT que o assistente de configuração fornece no provedor de host de domínio da empresa.

  1. Conecte-se para Portal Office 365 .
  2. Agora clique no botão “ Admin ”Bloco da página inicial e você será redirecionado para o“ Centro de Administração ”.
  3. Uma mensagem estará mostrando que “ A configuração do seu office 365 está incompleta ”. Clique em ' Vá para a configuração ' daqui.
  4. Nas opções selecione “ Adicione um domínio ”.

    Adicionar um domínio no Office 365

  5. Em seguida, verifique o botão de opção “ Eu já possuo um domínio ' e depois tipo em seu nome de domínio e clique em Próximo .
  6. Verifique o domínio : Agora o Office 365 descobrirá automaticamente quem é o provedor de domínio e as 2 opções a seguir serão mostradas:
    • Faça login no provedor de domínio : Nesta opção, você será redirecionado para a página da web do provedor de domínio e terá apenas que entrar usando as credenciais do seu provedor de domínio. Isso confirmará à Microsoft que você possui este domínio.
    • Verificar registro TXT : Se você não puder ou não quiser usar a opção acima, a adição manual do valor TXT fornecido pela Microsoft ao domínio verificará o domínio. Você receberá um nome TXT, um valor TXT e um TTL.

    Verificar domínio no Office 365

  7. Entrar esses valores em seu registro de domínio e depois volte a esta página e clique em “ Verificar ”. A seguir está um exemplo de registro TXT:

Nome TXT: @
Valor TXT: MS = ms1234567
TTL: 3600

Verificar domínio por meio de TXT no Office 365

Etapa 3: Criar caixas de correio de usuário e atribuir licenças do Office 365

Antes de criar usuários, certifique-se de ter adquirido o número apropriado de licenças para os usuários. Por exemplo, se você deseja adicionar 20 usuários, primeiro obtenha a licença para 20 usuários. Você também pode adicionar os usuários e atribuir a licença posteriormente. Mas para a adição em massa, é uma boa ideia atribuir as licenças nesta fase, pois será mais fácil agora.

  1. Abra o ' Centro de Administração ”Do Office 365 e, em seguida, clique em“ Faturamento ”.
  2. Agora clique em “ Inscrição ”.
  3. Em seguida, clique em “ Adicionar / remover licenças ”.

    Adicionar / remover usuários na assinatura do Office 365

  4. Agora selecionar o número total de licenças que você deseja comprar.
  5. No ' Centro de Administração ' Clique no ' Comercial '
  6. Em seguida, clique em “ Usuários ativos ”.
  7. Agora clique no botão “ Mais ”Botão
  8. Se você deseja adicionar apenas alguns usuários, adicione-os um por um clicando em “ Adicionar um usuário ”Na tela da etapa anterior e, a seguir, insira os valores manualmente.
  9. Você também receberá o “ Importar vários usuários ”Opção usando um Arquivo CSV .
  10. Crie um arquivo CSV (um arquivo MS Excel) com a seguinte linha de títulos na mesma ordem:
    1. Nome do usuário. Lembre-se do endereço de e-mail do usuário no formato xyz@example.com será inserido no “ Nome do usuário ”Coluna.
    2. Primeiro nome
    3. Último nome
    4. Nome em Exibição
    5. Titulo do trabalho
    6. Departamento
    7. Número do escritório
    8. Telefone Comercial
    9. Celular
    10. Fax
    11. Endereço
    12. Cidade
    13. Estado ou Província
    14. CEP ou Código postal
    15. País ou região.
  11. Quando ' Importar vários usuários ”For clicado, o usuário terá a opção de baixar um arquivo excel de amostra, que também pode ser usado como uma referência para adicionar os usuários.

    Importar vários usuários no Centro de administração do Office 365

  12. Agora do 2ª linha , começar adicionando detalhes dos usuários em cada linha. Por exemplo, se você deseja adicionar 20 usuários no Office 365, este arquivo excel terá 21 linhas. A primeira linha é a linha de cabeçalho , e as próximas 20 linhas serão preenchidas com os detalhes dos usuários.
  13. Agora, quando seu arquivo CSV estiver pronto, clique em “ Criar e enviar arquivo ”.
  14. Agora ' Squeaky toy ' para selecionar o arquivo CSV.
  15. Agora clique em “ Verificar ”, Que confirmará se o formato do arquivo CSV está correto ou não. Após a conclusão da verificação, a mensagem “ Arquivo parece bom ”Aparecerá e clique em“ Próximo ”.

    Verificação de arquivo CSV para adição de usuários no Office 365

  16. Agora, para esses usuários, personalize o opções de acordo com sua exigência. Será melhor atribuir as licenças de produto para esses usuários neste estágio. Você pode optar por não atribuir as licenças aos usuários selecionando a opção “ Criar usuários sem licença de produto ”. Se você optou por esta opção, terá que atribuir a licença mais tarde manualmente . Depois de concluir a personalização, clique em “ Próximo ”Para criar esses usuários.

    Usuários no Centro de administração do Exchange

Etapa 4: Criar pontos de extremidade de migração com Gmail IMAP

O Office 365 estabelece um canal de comunicação simplificado com o Gmail para concluir a migração, chamado endpoint de migração. Depois de criar usuários no office 365, iremos criar “Migration Endpoints” no 365 para conectar o ponto ao Gmail e então migrar os emails do Gmail para o 365.

  1. No ' Centro de Administração ', Clique em ' Centros Administrativos ”Link na parte inferior do painel esquerdo.
  2. Em seguida, clique em “Exchange” que irá abrir o Centro de administração do Exchange .

    Abra o Exchange Admin Center

  3. Agora no painel esquerdo das janelas, clique em “ destinatários '
  4. Agora clique no botão “ migração ”Localizado na barra superior (o último opção).
  5. Agora clique em Mais (os três pontos…) e, em seguida, clique em “ Endpoints de migração ”.

    Adicionar “Migration Endpoint” no Exchange Admin Center

  6. Agora, nas janelas de endpoints de migração, clique no botão “ + ”Ícone para criar novos endpoints de migração.
  7. Você terá opções de
  • Exchange Remoto
  • Outlook em qualquer lugar
  • IMAP (selecione isto)

Selecionar ponto final de migração IMAP

Selecione “ IMAP '

  1. Agora insira os seguintes valores para o Gmail.
  • Servidor IMAP:
    imap.gmail.com
  • Autenticação:
    Básico
  • Criptografia:
    SSL
  • Porta:
    993

Configuração de migração IMAP do Google

Então clique em Próximo .

  1. Agora, o serviço de migração usará essas configurações para estabelecer uma conexão com o Gmail. Se a conexão funcionar perfeitamente, o ' Insira a página de informações gerais ' vai abrir.
  2. Na “Página Inserir Informações Gerais”, insira o nome por esta ' Endpoint de migração ”Por exemplo RN-test-migration e não há necessidade de inserir nenhum valor nos campos de:
  • Máximo de migrações simultâneas
  • Sincronização incremental simultânea máxima.

Deixe esses dois campos vazio.

Nome dos terminais de migração

Etapa 5: Criar lista de usuários para lote de migração

Antes de iniciar o processo de migração, você deve primeiro listar todas as caixas de correio do Gmail que precisam ser migradas em um arquivo CSV (MS Excel). A própria lista pode ser migrada em lotes ou de uma só vez, mas apenas 50.000 as caixas de correio podem ser importadas em um único lote. Além disso, o tamanho do arquivo CSV deve ser menor ou igual a 10 MB e os dados de cada usuário devem ter seu linha .

Ao criar arquivos de migração, você deve saber o senha para cada ID do Gmail que será migrado. É praticamente impossível saber todas as senhas, redefinir a senha do usuário no Gmail e atribuir senhas temporárias durante a migração para cada caixa de correio do Gmail. Isso só pode ser realizado por um Administrador do G Suite .

Observe que este CSV (arquivo MS Excel) será diferente daquele que usamos para criar novos usuários nos Centros Administrativos do Office 365. Este arquivo CSV será usado apenas para migrar caixas de correio do Gmail para o Office 365 para os usuários que temos já adicionado no Office 365. A 1ª linha deste arquivo CSV será uma linha de cabeçalho com os seguintes três cabeçalhos de coluna:

  • Endereço de e-mail : A ID de email do Office 365
  • Nome do usuário : ID do Gmail
  • Senha : Senha do ID do Gmail

Explicação do padrão do arquivo CSV

E na 2ª linha, insira a lista de caixas de correio que precisam ser migradas. O campo de senha conterá uma senha do Gmail para a caixa de correio correspondente que estamos migrando.

  1. Agora assinar em ao Admin Console do G Suite e selecione ‘ Comercial '.

    Selecione Usuários no Admin Console do G-Suite.

  2. Com o console do G Suite aberto, faça login no Centro de administração do Office 365 .
  3. Selecione ‘ Comercial ' e depois ' Usuários ativos ”.
  4. Mantenha o Office 365 Admin Center aberto e depois inicie Excel .
  5. No Excel, rótulo
  • A1 como “ Endereço de e-mail ”ID da caixa de correio do Office 365
  • B1 como “ Nome do usuário ”ID da caixa de correio do Gmail,
  • C1 como “ Senha ”Senha do aplicativo de caixa de correio do Gmail / redefinir a senha temporária.
  1. Agora, nas próximas linhas, entrar uma caixa de correio por linha no formato conforme discutido na etapa acima, usando o G-Suite Admin Console e o Office 365 Admin Center. Os dois endereços de e-mail, ou seja, do Office 365 e do Gmail, também podem ser semelhantes, mas o ambiente (do G Suite ao Office 365) será diferente.
  2. Depois que todos os IDs de e-mail forem inseridos, Salve  o arquivo no Formato CSV . Este arquivo será usado na próxima etapa.

Etapa 6: Criar lote de migração para migrar caixas de correio

É hora de migrar um lote de caixas de correio do Gmail para o Office 365. Para garantir que o processo corra bem, primeiro migre um pequeno número de caixas de correio como um lote de teste. Se tudo correr bem, você terá uma ideia de quanto tempo levará o processo de migração. Você pode então iniciar o processo de migração de uma vez ou em vários lotes de migração ao mesmo tempo (recomendado). Os fatores que impactam as migrações são o tamanho do lote, largura de banda da Internet, velocidade e número de conexões simultâneas permitidas ao Gmail.

  1. Em “Exchange Admin Center” clique em Destinatários
  2. Em seguida, clique na última opção da linha superior “ Migração ', Clique no ' + Ícone ”e depois clique em“ Migrar para o Exchange Online ”.

    Migrar para o Exchange Online

  3. Agora crie um novo “ Lote de migração ”. As 4 opções a seguir serão exibidas.
  • Migração de movimentação remota
  • Migração em estágios
  • Migração de transição
  • Migração IMAP (selecione isto)

IMAP em novo lote de migração

Agora selecione o “ Migração IMAP ”.

  1. Agora na janela “Selecionar os usuários”, clique em “ Squeaky toy ”E selecionar a Arquivo CVS criado na última etapa (que contém o nome de usuário e a senha das contas do Gmail a serem migradas). Em seguida, clique em “ Próximo ”.
  2. Depois de validação , O Office 365 exibe as caixas de correio do Gmail. Certifique-se de que o número de usuários que o Office 365 está mostrando é o número correto que você deseja migrar. Então clique Próximo .
  3. Os valores de configuração de migração IMAP que já inserimos serão exibidos. Os seguintes valores serão exibidos:
  • Servidor IMAP:
    imap.gmail.com
  • Autenticação:
    Básico
  • Criptografia:
    SSL
  • Porta:
    993
  1. Clique em ' Próximo ”E entre no Nome do lote de migração (sem espaços ou caracteres especiais) e clique em “ Novo ”, Que criará o lote de migração. Além disso, forneça os nomes das pastas a serem excluídas (ou seja, lixo eletrônico, excluídas etc.). Clique Adicionar (+) ícone para adicioná-los à lista de excluídos.

    Excluir pastas na configuração de lote de migração

  2. Então começar migrando os e-mails automaticamente .

    Iniciar automaticamente o lote de migração

  3. O status deste lote de migração será inicialmente mostrado como “ Na fila ”, Que, posteriormente, mudará para“ Sincronizando ”. E assim que a migração for concluída, ela mudará para “ Sincronizado ”. No processo de migração, você pode clicar em “ Ver detalhes ”Para verificar quantos emails foram migrados até agora para cada caixa de correio.

    O lote de migração está sendo sincronizado

  4. Se ocorrer um erro, as informações específicas estarão nos relatórios de status da caixa de correio associados
  5. Se tudo funcionou bem, os usuários devem ser capazes de Conecte-se com seu nome de usuário e senha temporária. Eles deviam crio uma nova senha e defina o fuso horário correto. Finalmente, eles devem enviar um email de teste para garantir que sua caixa de correio contém os e-mails e as pastas corretas.
  6. Lembrar de mais baixo a tempo de Viver cenário no Servidor dns para garantir que não haja entrega de correio atrasos . Você pode fazer isso nos registros do servidor de mensagens / registros MX do sistema de e-mail dentro do DNS público da empresa. Deve ser definido em 3.600 segundos ou menos. Isso deve ser redefinido para um momento superior quando a sincronização for concluída.

Etapa 7: Atualize DNS e reponte registros MX para o Office 365

Os sistemas de e-mail implantam um registro DNS (registro MX) para descobrir o endereço exato para a entrega do e-mail. Ainda assim, o registro MX está apontando para o Gmail. Agora é o ponto para alterar o registro MX para se referir ao Office 365. Depois de alterar seu registro MX, o email enviado para sua conta do Gmail é entregue às caixas de correio do Office 365.

Os registros DNS precisam verificar se seu domínio foi alterado do Google para o Office 365. Existem muitas instruções para alterar o registro MX para diferentes sistemas DNS. Antes de interromper a sincronização com o Gmail, você precisa esperar um mínimo de 72 horas já que é necessário muito para outros sistemas de e-mail reconhecerem a alteração do registro MX. Após 72 horas, você pode interromper a sincronização com o Gmail.

  1. No ' Centro de Administração ', Clique em ' Configurações ”.
  2. Em seguida, clique em “ Domínios ”.

    Abra Domínios em Configurações

  3. Agora clique no seu nome de domínio. Isso vai dizer “ Configuração em andamento ”. Você também pode ver outra linha aqui, que dirá “ Configuração concluída ”. Por exemplo, se o seu nome de domínio for example.com
  • example.com ( Padrão ) - Configuração em andamento
  • onmicrosoft.com - Instalação concluída

Abra o site padrão

Agora clique no padrão example.com

  1. Você verá ' Configure seus serviços online ”Tela com as duas opções a seguir:
  • Adicione registros para mim : Esta opção será usada para se conectar ao domínio DNS (por exemplo, GoDaddy) & automaticamente atualizar os registros MX.
  • Vou gerenciar meus registros DNS : Esta opção fornecerá uma lista de entradas DNS (valores de registro MX) que você precisará adicionar manualmente em sua conta de registro de domínio.
  1. Selecione a segunda opção, para ver os registros MX que você deve adicionar ao seu DNS. A seguir está um exemplo dos registros: MX, TXT e CNAME. Lembre-se disso para seu domínio , a Registro MX os valores serão diferente .

    Configurações de DNS exigidas do Office 365

  2. Depois de atualizar seu DNS com os valores acima, você começará a receber novos e-mails em nosso Office 365.
  3. Antes de excluir o lote de migração e interromper a sincronização, certificar-se de que que todos os e-mails estão sendo roteados para o Office 365. Para excluir o lote de migração, vá para o centro de administração do Exchange e selecione ‘ Destinatários ’E, em seguida, clique em‘ Migração .
  4. Escolha o lote e selecione ‘ Excluir ’. Você precisa verificar se o lote de migração não é exibido no painel de migração, o que significa que a migração funcionou.

Etapa 8: importar contatos e calendário

Assim que a migração for concluída, você pode independentemente importar seus Contatos e Calendário do Google para o Office 365. Se você tiver uma versão do Outlook para desktop instalada, poderá criar um CSV arquivo dos contatos do Gmail e importe-o para o Outlook com o assistente de importação / exportação. Além disso, o Outlook oferece um assistente para importar o google calendário .

Importar calendário no Outlook

Felizmente, você migrou do Gmail para o Office 365 com sucesso.

Tag Gmail Office 365 11 minutos lidos