Correção: falha do File Explorer após clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho no Windows 10

Depois de atualizar para o Windows 10 de uma versão mais antiga do sistema operacional, muitos usuários reclamam do File Explorer ( explorer.exe ) travando com eles sempre que clicarem com o botão direito em qualquer lugar de seus Área de Trabalho para exibir um menu de contexto. Este problema parece ser localizado para os usuários afetados Desktops uma vez que não se apresenta quando um usuário afetado clica com o botão direito em outro lugar que não Área de Trabalho .

A raiz desse problema, em quase todos os casos, é uma extensão de shell de terceiros. As extensões de shell são pequenos insetos que criam entradas de menu de contexto para todos os programas e aplicativos em seu computador. Uma vez que este problema não pode ser causado por uma extensão de shell para um programa ou aplicativo embutido (não é assim que a Microsoft faz), esse problema é quase sempre causado por uma extensão de shell para um aplicativo ou programa de terceiros em seu computador que está em conflito com o Windows 10 e não é realmente compatível com ele. Se você for afetado por este problema e clicar com o botão direito no seu Área de Trabalho , seu computador tentará exibir o menu de contexto e, quando não conseguir fazê-lo devido a uma extensão de shell de terceiros com defeito, o File Explorer irá travar.

Felizmente, tudo que você precisa fazer para corrigir esse problema é se livrar da extensão shell do culpado, o que você pode fazer usando ShellExView . ShellExView é um aplicativo gratuito de terceiros que pode ser usado para gerenciar, desabilitar e habilitar todas as extensões de shell que você tem em seu computador. Aqui está o que você precisa fazer para resolver esse problema:

Clique aqui baixar ShellExView .

Descompacte o ShellExView .ZIP pasta para uma nova pasta usando um programa de compactação como WinRAR.

Abra o recém-descompactado ShellExView

Lançamento ShellExView clicando com o botão direito no aplicativo chamado Shexview e clicando em Executar como administrador .

Você verá uma lista de todas as extensões de shell instaladas em seu computador assim que o programa terminar de compilá-lo. Depois de ver a lista, clique em Opções > Filtrar por tipo de extensão > Menu contextual .

Na lista recém-compilada, você verá as entradas com fundos rosa. Todas essas entradas são extensões de shell instaladas em seu computador por aplicativos de terceiros.

Segure o Ctrl e clique em cada uma das entradas de “fundo rosa” para selecioná-las.

Uma vez que todas as entradas de “fundo rosa” tenham sido selecionadas, clique com o botão direito sobre elas e clique em Desativar itens selecionados para desativar todos eles.

Clique em Opções > Reiniciar o Explorer . Tente clicar com o botão direito no seu Área de Trabalho , e Explorador de arquivos não deve mais travar.

Falha do File Explorer após clique com o botão direito

Depois de consertar o problema, o próximo passo é identificar o culpado e desabilitá-lo para sempre. Para fazer isso, você terá que:

Clique com o botão direito em qualquer uma das extensões de shell de 'fundo rosa' que você desativou e clique em Habilitar itens selecionados para habilitá-lo.

Clique em Opções > Reiniciar o Explorer , clique com o botão direito no seu Área de Trabalho e ver se Explorador de arquivos

E se Explorador de arquivos não trava, fica repetindo passos 1 e 2 , permitindo uma extensão de shell de terceiros diferente a cada vez, até Explorador de arquivos trava e você começa a ter o problema novamente.

A extensão de shell de terceiros que você ativou antes de o problema retornar é a culpada. Você pode ir em frente e habilitar todas as extensões de shell de “fundo rosa” que você desabilitou, exceto esta, pois esta é a culpada. Mantenha esta extensão shell desabilitada para sempre - na verdade, é recomendável que você desinstale o aplicativo de terceiros que instalou esta extensão shell em seu computador.