Melhores scanners de fotos para comprar em 2020

Periféricos / Melhores scanners de fotos para comprar em 2020 8 minutos lidos

Na era de hoje, tornou-se uma necessidade fazer backup de tudo em seu computador ou na nuvem. Com tudo se tornando digital, só faz sentido preservar fotos antigas também digitalmente. A qualidade das imagens impressas começa a degradar-se com o tempo e, portanto, resta uma memória do que era a imagem original. Um bom scanner fotográfico deve ser investido para que as memórias antigas possam ser salvas com a maior precisão. No entanto, muitas especificações complexas a serem consideradas levantam a questão de como fazer a escolha final.



Fomos adiante e dividimos esses pontos difíceis de entender e escolhemos cuidadosamente os melhores dos melhores scanners. Continue pesquisando e você encontrará o ajuste perfeito para você.



1. Epson Perfection V600

Com Adobe Photoshop Elements



  • Vem com Adobe Photoshop Elements
  • O ICE digital remove defeitos de forma eficaz com muita facilidade
  • OCR funciona perfeitamente
  • A digitalização de slides é muito lenta
  • A fonte de alimentação externa ocupa ainda mais espaço

Tipo de scanner: Flatbed | Digitalizando DPI: 6400 x 9600 | OCR integrado: Sim | Profundidade de cor: 48 bits



Verifique o preço

O domínio da Epson no mercado de papel tornou-se quase uma rotina. O V600 é, como o nome sugere, uma perfeição. Ele oferece uma quantidade insana de recursos, tipos de digitalização e é muito versátil no sentido de que possui várias opções de edição.

O V600 tem uma pegada bastante grande, com plástico preto como cor primária e revestimentos prateados nas bordas. Na frente, existem 4 botões que, nas configurações de fábrica, fazem coisas como digitalizar para e-mail, copiar, digitalizar e converter para PDF. No painel traseiro, há um soquete de fonte de alimentação para a fonte externa que ele usa e uma porta USB 2.0 para conectividade. Ao levantar a tampa, você encontrará os estofamentos da mesa, as placas de vidro nas quais o documento é digitalizado e os suportes de filme. Esses suportes de filme vêm em slides de 35 mm (4 quadros), tiras de filme de 35 mm (12 quadros) e filmes de formato médio de 22 cm (2 quadros).

Ele tem uma resolução muito alta de 6400 x 9600 dpi e também pode ampliar fotos em até 17 ”x 22”. A digitalização do papel pode ser feita em velocidades muito altas, no entanto, a digitalização dos slides leva muito tempo. Mas, a cama transparente permite que mais de um slide seja encaixado de cada vez, então isso meio que compensa.



A capacidade do Epson V600 de digitalizar fotografias antigas é seu principal ponto de venda. O Digital ICE e o Easy Photo Fix fazem muito mais do que simplesmente satisfazer a cota. Com o Digital ICE, uma quantidade absurda de correções pode ser feita com a precisão do pino. E com o Easy Photo Fix, as correções de cores podem ser feitas com apenas um clique do botão. No entanto, o resultado final com o encaixe certo é maravilhoso.

Este scanner de mesa tem flexibilidade de digitalização limitada, pois o software não oferece muitas predefinições. No entanto, quem busca restaurar fotos antigas com as melhores qualidades pode conviver com isso. As ótimas opções de edição, juntamente com o salvamento online direto, o tornam utilizável até mesmo para proprietários de residências. No geral, é um produto notável, com resoluções de digitalização extraordinárias, embora com uma etiqueta um pouco cara.

2. Canon CanoScan LiDE220

Conexão USB Única

  • Fio USB único para alimentação e conexão
  • Corta automaticamente as partes indesejadas
  • Muito eficiente em termos de energia
  • Precisa de muitos ajustes para digitalizar acima de 600 dpi
  • As opções de digitalização no software são desorganizadas, portanto, às vezes causa confusão

Tipo de scanner: Flatbed | Digitalizando DPI: 4800 x 4800 | OCR integrado: Sim | Profundidade de cor: 48 bits

Verifique o preço

Em seguida, em nossa lista, temos o CanoScan LiDE220, um scanner com um nome um tanto obscuro. É um scanner fino e leve que vem com uma tonelada de recursos. Este também é um scanner de mesa, embora haja um suporte que permite que você coloque o LiDE220 verticalmente. O baixo peso e a capacidade de ser usado em qualquer lugar simplesmente conectando um fio USB o tornam viável para consumidores de todos os tipos.

O plástico preto e os sublinhados brancos parecem muito bem construídos. Existem 5 botões que funcionam imediatamente, sem a necessidade de instalar os drivers. As contas de armazenamento online podem ser conectadas para salvar as digitalizações diretamente na nuvem. Este produto também parece móvel, pois um único cabo USB fornece energia e conexão.

O LiDE220 tem resolução de 4800 x 4800 dpi. Os drivers Twain permitem que os usuários ajustem as configurações antes da digitalização para ajudar a economizar tempo. As imagens digitalizadas são muito brilhantes e destacam os pontos de sombra de luz de forma muito eficaz. O recurso AutoScan seleciona as melhores configurações e tipo de digitalização, dependendo do tipo de entrada. Além disso, o software corta a parte extra - digamos, a pequena porção de uma página desnecessária ao digitalizar um livro e salva de acordo.

O CanoScan LiDE220 tem sido um produto amplamente apreciado devido ao preço baixo e os recursos são comparáveis ​​a alguns dos leitores de última geração. Ele oferece excelente qualidade de imagem, economia imediata na nuvem, mobilidade e saída rápida. Vários usuários relataram que o software às vezes falha ao digitalizar a mais de 600 dpi e não houve uma atualização oficial para corrigir isso. Quer você seja um designer procurando digitalizar sua obra de arte ou um fotógrafo que deseja salvar as fotos com a mais alta qualidade possível, o LiDE220 é a pessoa certa para você.

3. Epson Perfection V39

Com tampa removível

  • Tampa removível para digitalizar livros grossos com facilidade
  • Pode digitalizar mais de uma foto de uma vez
  • Fica muito barulhento ao digitalizar em altas resoluções
  • O software não permite que você nomeie os arquivos antes de salvar
  • OCR não funciona para Mac OSX

Tipo de scanner: Flatbed | Digitalizando DPI: 4800 x 4800 | OCR integrado: Sim | Profundidade de cor: 48 bits

Verifique o preço

Se você deseja salvar a caixa antiga da coleção de fotos virtualmente, o Epson Perfection V39 é um scanner barato e fácil de instalar, ideal para o trabalho. Junto com as impressões fotográficas, ele também pode digitalizar documentos de tamanho médio, tornando-o uma escolha inteligente de orçamento.

O formato e o tamanho do V39 são muito semelhantes aos do CanoScan LiDE220. No entanto, a tampa superior do scanner pode ser removida, tornando a digitalização de livros grossos muito fácil. Artistas que têm seus trabalhos em cadernos acham isso extremamente útil. Os 4 botões funcionam de forma semelhante aos scanners anteriores mencionados, permitindo que seu trabalho seja salvo em diferentes formatos. O V39 tem um ciclo de trabalho efetivo estimado de 10.000 varreduras e o cabo USB atende aos requisitos de energia e conectividade.

A resolução no V39 é de 4800 x 4800 dpi com profundidade de cor de 48 bits e profundidade de tons de cinza de 16 bits. O pacote de driver vem com uma tonelada de utilitários que permitem combinar várias digitalizações, alterar as configurações antes de cada digitalização e muito mais. Os utilitários, embora muitos, são bastante desatualizados e antigos. As possibilidades não estão nem perto daquelas que você obtém com o CanoScan LiDE220.

A qualidade da digitalização é excelente, com apenas um pouco mais de tons de azul e verde na saída. Mas, as sombras não são suficientes para realmente piscar. Com a separação automática, o V39 identifica várias fotos colocadas na mesa do scanner. O scanner salva os arquivos separadamente por conta própria usando esta tecnologia.

O V39 emprega tecnologia Contact Image Sensors (CIS). Somente a parte em contato direto com a cama de vidro sai com a melhor qualidade. As varreduras parecem detalhadas e focadas, no entanto, devido ao CIS, acertar prova ser uma tarefa difícil às vezes. A tampa removível compensa um pouco por isso, no entanto, mesmo depois de remover a tampa, algumas partes de um escaneamento apresentam qualidade significativamente inferior do que o resto.

Não há muitas opções de correção disponíveis após a digitalização, então o teste deve ser feito antes de cada digitalização. Esses obstáculos são entediantes, mas não impossíveis de encontrar uma solução. E uma vez feito isso, o V39 sai como um scanner de fotos incrivelmente econômico e econômico com tempos muito rápidos. Tudo isso o torna ideal não apenas para uso doméstico, mas também para digitalização de texto em escritórios.

4. Plustek Photo Scanner Z300

Design simplista

  • O rolo automático não mancha a imagem original em si
  • Fácil de usar
  • Adequado apenas para digitalizações de papel único
  • O interior precisa de limpeza frequente
  • Apenas dois modos de resolução selecionáveis

Tipo de scanner: Roller | Digitalizando DPI: 600 x 600 | OCR integrado: Não Profundidade de cor: 24 bits

Verifique o preço

No 4º lugar da nossa lista, temos o scanner fotográfico Plustek Z300 com aparência de micro-ondas. Ao contrário dos scanners de mesa tradicionais, este possui um rolo automático que permite alimentar as imagens a serem digitalizadas para resultados rápidos.

O Z300 é feito de plástico leve azul com uma ponte branca como a tampa frontal responsável pela digitalização. Ao contrário das camas anteriores mencionadas, esta é totalmente automática. Tudo o que precisa ser feito é deslizar o documento para baixo e o scanner automaticamente realizar seu trabalho. Na parte traseira estão duas portas - uma para USB e outra para alimentação.

Suportando uma resolução de 600 x 600 dpi, ele está muito aquém do que a maioria dos scanners oferece atualmente. Isso não deixa muito espaço para otimização das verificações. Mas não é esse o foco principal do Z300. O principal destaque deste scanner é seu alimentador automático. O alimentador é delicado e suave para que a imagem em si não sofra danos ao passar por ela. Além disso, a digitalização de fotos de tamanho 8 × 16 é concluída em apenas 2 segundos. Isso é incrível e realmente útil quando muitas fotos precisam ser digitalizadas e transformadas em sua cópia digital.

Com apenas dois modos de resolução e opções de edição limitadas, o software parece um tanto restrito. Uma vez que o foco principal deste scanner é sua capacidade de digitalizar rapidamente um balde de imagens, não há muitas coisas que o Z300 oferece. A única coisa extra oferecida com o software é o modo de correção de cores.

Como não há proteção contra poeira, o interior deve ser limpo regularmente. Se houver poeira sobre os LEDs, a imagem digitalizada também terá o mesmo efeito. Evidentemente, o único ponto de bônus do Z300 é sua velocidade notável, já que você pode digitalizar 1000 fotos de álbuns em apenas algumas horas. A qualidade das digitalizações não é especial, mas, dado que o foco principal é digitalizar fotos antigas, os 600 dpi podem ser suficientes. Para pessoas que estão se afogando no papel, o Plustek Photo Scanner Z300 é nada menos do que um cavaleiro de armadura brilhante.

5. Epson Expression 12000XL

Desempenho Extremo

  • A grande tampa aplica pressão para máximo contato com a cama
  • As fotos refletidas também podem ser digitalizadas
  • OCR só é compatível quando o software está instalado
  • Incrivelmente caro
  • Sem opção de conectividade Ethernet

9 avaliações

Tipo de scanner: Flatbed | Digitalizando DPI: 2400 x 4800 | OCR integrado: Sim | Profundidade de cor: 48 bits

Verifique o preço

Chegou a hora de abordar o elefante - ou, neste caso, o scanner de tamanho monstruoso - na sala. O 12000XL da Epson não é fácil nem barato. Mas a questão que surge nos faz pensar se esse gigante realmente cumpre o que promete.

O 12000XL pesa cerca de 20,5 kg com a unidade de transparência acoplada a ele. Como seria de esperar com uma etiqueta de preço como esta, a qualidade de construção é extraordinária. Ele vem com uma unidade de transparência que pode digitalizar suportes de filme, slides montados em 35 mm e tiras de filme de 35 mm. Até 48 quadros de negativos e 30 slides e 8 quadros de suportes de filme de 4 ”x 5” podem ser colocados dentro da unidade de transparência. Infelizmente, este scanner de alto preço não vem com um scanner automático.

Com uma resolução surpreendente de 2400 x 4800 dpi, o resultado final é incrível. Além disso, você também pode digitalizar fotos de tamanhos diferentes, pois o software detecta automaticamente os vários tamanhos e cria arquivos separados para cada digitalização. As digitalizações em si são vibrantes e coloridas e podem ser ainda mais ajustadas usando os utilitários Epson Scan 2 e SilverMedia. A velocidade ainda é mais lenta do que suas contrapartes mais baratas.

O software oferece opções de edição, no entanto, nada muito ruim. O V600 e o CanoScan LiDE220 oferecem quase a mesma quantidade de recursos de edição que o 12000XL tem com um preço muito mais amigável. Além disso, além de poder distinguir e salvar várias fotos ao mesmo tempo, nada realmente se destaca que nos faça realmente apreciar o lado do software das coisas. As coisas essenciais de que os designers essencialmente precisam estão lá, mas sem nenhum talento extra que poderíamos esperar.

O 12000XL tenta justificar o preço altíssimo com sua resolução e tamanho da mesa de digitalização. No entanto, o 12000XL provará ser um exagero para quase todos, exceto para os consumidores que procuram apenas o que ele oferece. Apenas uma parte dos consumidores faz uso de altas resoluções, como 2400 x 4800. A qualidade de saída é fenomenal, mas considerando tudo, opções mais baratas estão disponíveis que fazem o trabalho com bastante facilidade.