Como corrigir “tela roxa da morte” no Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

As falhas do sistema não são novidade para os usuários do Windows. Normalmente, essas falhas são acompanhadas por uma tela azul ou preta da morte, mas isso não é tudo. O Windows também tem uma tela roxa da morte, que pode ser causada por um ou mais dos seguintes motivos:





  • Problema de hardware – qualquer um dos dispositivos de hardware conectados ao seu computador pode estar corrompido ou com defeito, fazendo com que seu sistema funcione.
  • Driver desatualizado ou corrompido – esse problema está relacionado principalmente aos drivers da GPU, que, se corrompidos ou desatualizados, podem acionar o erro. Nesse caso, você pode atualizar ou reinstalar os drivers para corrigir o problema.
  • Erro genérico de corrupção – O sistema também pode ser afetado por um bug ou falha temporária, impedindo-o de funcionar como deveria.
  • Overclock Programas – se você estiver usando um software de overclock, há uma boa chance de ser o culpado também. Se isso se aplica a você, você pode desativar o software e ver se isso faz alguma diferença.

Agora que sabemos sobre as possíveis causas por trás do erro, vamos dar uma olhada nos métodos de solução de problemas que podem corrigir o problema de uma vez por todas.



1. Remova os periféricos USB

Certifique-se de que seu PC não esteja conectado a nenhum periférico USB antes de começar. Se os dispositivos de hardware que você está usando (teclado ou mouse, por exemplo) estiverem corrompidos, você terá problemas ao tentar usar o sistema.

Depois de remover todos os periféricos, aguarde alguns minutos para ver se algo mudou. Caso contrário, avance com o próximo método abaixo.

2. Atualize o driver da GPU

Como mencionamos anteriormente, o problema da tela roxa da morte geralmente está relacionado ao driver da GPU instalado em seu sistema. O driver da sua placa gráfica pode estar corrompido ou apenas desatualizado, levando você a ver uma tela roxa no seu computador.



A maneira mais eficiente de corrigir problemas com o driver da GPU é atualizando-o. Se isso não funcionar, você pode reinstalar o driver.

Este método é dividido em duas partes. Na primeira parte, mostraremos como atualizar o driver. Caso isso não funcione, orientaremos você nas etapas de reinstalação do driver do zero usando uma ferramenta de terceiros.

Para o primeiro passo, recomendamos inicializando no modo de segurança antes de prosseguir com as etapas.

Quando estiver no modo de segurança, aqui está tudo o que você precisa fazer:

  1. Digite Gerenciador de dispositivos nas pesquisas do Windows e clique em Abrir .
  2. Na janela a seguir, expanda o Adaptadores de vídeo seção e clique com o botão direito do mouse em seu driver gráfico.
  3. Escolher Atualizar driver no menu de contexto.

    Clique na opção Atualizar driver

  4. Em seguida, clique em Pesquise automaticamente por motoristas e siga o procedimento na tela para concluir o processo.

Depois que o driver for atualizado, verifique se o problema foi resolvido.

Caso a atualização do driver não conserte a tela roxa da morte, tente reinstalá-los do zero. Siga os passos abaixo para isso:

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Inicialize no modo de segurança como o primeiro passo.
  2. Quando estiver no modo de segurança, instale o Desinstalador do driver de vídeo .
  3. Após o download do arquivo, extraia-o.
  4. Um arquivo 7-zip deve aparecer após a extração. Clique duas vezes nele.
  5. O arquivo será extraído novamente assim que você fizer isso e, em seguida, você terá o desinstalador pronto para uso.
  6. Clique com o botão direito do mouse no desinstalador e escolha Executar como administrador no menu de contexto.
  7. Agora, expanda a lista suspensa para Selecione o driver gráfico e escolha o seu condutor.
  8. Clique em Limpar e reiniciar e aguarde a conclusão do processo.
      Selecionando a GPU e seu fornecedor

    Selecionando a GPU e seu fornecedor

  9. Você precisará reinstalar o driver após a reinicialização no site do fabricante.

Espero que você não enfrente a tela roxa depois de reinstalar o driver.

3. Desative o software de overclock

Foi relatado que os usuários conseguiram resolver a tela roxa da morte desativando as ferramentas de overclock da GPU.

Como regra geral, você não deve fazer overclock em sua placa gráfica, a menos que tenha certeza de que seu hardware pode lidar com isso, pois alguns softwares de overclock colocam muita pressão em seu hardware. Se você estiver usando um software de overclock, recomendamos desativá-lo e verificar se o problema foi corrigido.

4. Execute o aplicativo no modo de compatibilidade

O modo de compatibilidade da Microsoft permite que aplicativos mais antigos sejam executados em versões mais recentes do Windows. Se você estiver enfrentando a tela roxa de erro ao usar um aplicativo ou jogo específico, tente executar o programa no modo de compatibilidade.

Aqui está como você pode fazer isso:

  1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo na área de trabalho.
  2. Escolher Propriedades e dirija-se ao Guia de compatibilidade .
  3. Marque a caixa associada ao Execute este programa em modo de compatibilidade para .

    Execute o aplicativo no modo de compatibilidade

  4. Em seguida, expanda o menu suspenso abaixo dele e escolha uma versão do Windows.
  5. Clique Aplicar > OK para prosseguir.

5. Execute uma inicialização limpa

É possível solucionar vários problemas com o Windows executando uma inicialização limpa. A inicialização limpa desativa a maioria dos recursos e funções usuais do sistema e carrega apenas os drivers essenciais.

Os administradores de sistema fazem isso para diagnosticar e identificar problemas nos componentes do sistema.

Se nenhum dos métodos mencionados acima estiver funcionando para você e você ainda estiver encontrando a tela roxa da morte, recomendamos realizando uma inicialização limpa . Isso irá ajudá-lo a identificar os problemas profundamente enraizados no sistema.

Quando estiver no estado de inicialização limpa, verifique se o erro aparece novamente. Caso contrário, há uma chance de que um dos aplicativos de terceiros instalados no sistema seja o culpado. Se esse cenário se aplicar a você, prossiga com a desinstalação de todos os programas que você instalou recentemente. Caso algum desses programas tenha sido o culpado, você poderá resolver o problema com sucesso.

Depois de resolver o problema, reinicie o sistema para inicializar o Windows normalmente.