Como corrigir o erro de tempo de execução Atibtmon.exe no Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o Erro de tempo de execução atibtmon.exe é normalmente encontrado quando os usuários fazem login em seus computadores Windows. Esse problema é confirmado em todas as versões do Windows. Você verá esse erro com mais frequência ao desconectar seu laptop do cabo ou inicializar diretamente com a duração da bateria.



  Atibtmon.exe Erro de tempo de execução do Windows 10

Atibtmon.exe Erro de tempo de execução do Windows 10



Observação: O Atibtmon.exe é um executável pertencente ao software ATI Brightness Monitor. Essa ferramenta permite que os usuários acessem suas opções de brilho para a tela diretamente pela bandeja do sistema do Windows. Geralmente, é seguro encerrar ou remover, mas isso provavelmente significará que você não terá mais controle sobre o brilho do seu monitor caso esteja usando um laptop.



O erro de tempo de execução atibtmon.exe geralmente ocorre devido a um conflito entre as configurações internas de economia de energia do Windows e as configurações do carro de exibição ATI.

1. Defina as configurações de energia dos gráficos ATI para desempenho máximo

Há uma solução fácil se você estiver enfrentando esse problema devido a um conflito entre as configurações internas de economia de energia do Windows e o conjunto de placas de vídeo ATI.

Tudo que você tem a fazer é fazer o seu caminho para o ATI Graphics Power configurações e defina ambos os comportamentos (conectado e desconectado) para Maximize o desempenho. Depois de fazer isso e reiniciar seu PC, você não deve mais enfrentar esse problema.



Veja o que você precisa fazer para aplicar essa correção:

  1. Primeiro, certifique-se de conectar seu laptop ou ultrabook em um fonte de energia .
  2. A seguir, digite 'powercfg.cpl' dentro do programa Executar e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Configurações de energia em seu computador Windows.
      Acesse as configurações da opção de energia

    Acesse as configurações da opção de energia

  3. Clique Sim para conceder acesso de administrador no Controle de Conta de Usuário (UAC).
  4. Uma vez dentro do Configurações de energia, Clique no Alterar configurações do plano hiperlink associado ao plano de energia ativo.
      Alterando as configurações do plano

    Alterando as configurações do plano

  5. Na tela seguinte, clique em Altere as configurações avançadas de energia.
      Altere as configurações avançadas de energia

    Altere as configurações avançadas de energia

  6. Debaixo de Configurações avançadas tela, role até a parte inferior e você deve encontrar o Configurações de energia de gráficos ATI.
  7. Clique no 'mais' ícone para expandir o Configurações de energia de gráficos ATI.
  8. Expandir o Configurações do ATI Powerplay.
  9. A seguir, certifique-se de que ambos Na bateria e Conectado as configurações estão definidas para Performance máxima.
      Ajustando as configurações

    Ajustando as configurações

  10. Clique Aplicar para salvar as alterações.
  11. Reinicie o seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Se o problema ainda não for resolvido, vá para o próximo método abaixo.

2. Execute uma verificação de segurança

Se o primeiro método acima não funcionou para você, considere um possível problema de segurança. O malware geralmente finge ser um processo real para evitar ser encontrado.

Se o arquivo atibtmon.exe não estiver em seu lugar habitual, esse deve ser o primeiro sinal de que algo está errado. Se Atibtmon.exe não estiver no C:\Windows\System32 pasta, você deve usar um scanner poderoso para fazer uma verificação de segurança profunda.

O Malwarebytes é o melhor software para usar neste caso porque tem um histórico de lidar com vírus que têm a capacidade de se passar por processos do sistema. É gratuito e encontrará a maioria dos malwares que atuam assim.

Siga isso artigo para aprender a usar a versão gratuita do Malwarebytes para fazer uma varredura profunda e se livrar do vírus. Isso tornará as coisas mais fáceis para você.

Implantar uma verificação do Malwarebytes

Se a verificação for bem-sucedida e o vírus desaparecer, reinicie o computador e verifique se o erro de tempo de execução Atibtmon.exe ainda está ocorrendo.

Se o Atibtmon.exe ainda estiver causando problemas na inicialização depois de ter certeza de que é real, passe para o próximo método abaixo.

3. Renomeie atibtmon.exe

Se nenhuma das soluções apresentadas acima o ajudou, uma abordagem não convencional é navegar até o local do atibtmon.exe arquivo e renomeie-o.

Isso servirá para forçar seu sistema operacional a desconsiderar completamente o arquivo atibtmon.exe. Se você fizer isso, provavelmente deixará de receber o erro de tempo de execução de inicialização na próxima inicialização do sistema, pois não há mais um atibtmon.exe ser chamado.

Observação: Este método pressupõe que você já seguiu o método acima para garantir que não está lidando com uma infecção por vírus. Se você acabar aplicando esse método, saiba que a alteração do brilho da tela será tratada pelo componente interno do Windows (isso geralmente é uma coisa boa).

Siga as instruções abaixo para renomear o atibtmon.exe Arquivo:

  1. Primeiro, verifique se você está conectado com uma conta de administrador. Você não poderá renomear ou editar arquivos do sistema com uma conta padrão do Windows.
  2. Em seguida, abra o Explorador de Arquivos (tecla Windows + E) e navegue até o seguinte local:
    C:\Windows\System32
  3. Assim que chegar ao local correto, localize o escritor executável, clique com o botão direito nele e escolha Re n ame no menu de contexto que acabou de aparecer.
      Renomeando o arquivo

    Renomeando o arquivo

  4. Nomeie o arquivo para algo diferente ou adicione a extensão '.old' no final antes de salvar as alterações.
  5. Reinicie o seu PC e veja se o erro de tempo de execução foi corrigido.

Se o erro atibtmon.exe ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

4. Desative o Vari-Bright no Catalyst Control Center (se aplicável)

Se você estiver usando o AMD Catalyst Control Setting, você deve saber que é quase certo que uma configuração entrará em conflito com o escritor executável ( Vari-Bright ).

Observação: O Vari-Bright ajustará o nível de brilho da tela automaticamente, mesmo que o laptop não tenha um sensor de luz ambiente integrado.

Esse recurso é ativado por padrão e limitará automaticamente o brilho máximo da tela quando não estiver em alimentação CA. Por causa disso, você pode esperar que ele entre em conflito com o processo de controle de brilho interno de todas as versões recentes do Windows.

Felizmente, se você tiver esse recurso ativado, desativá-lo não produzirá consequências não intencionais, pois todos os ajuste automático funções podem ser executadas pelo componente interno do Windows.

Siga as instruções abaixo para desabilitar o Vari-Bright (se você o tiver habilitado em seu sistema):

  1. Abra o Configurações Radeon menu clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho e clicando em Configurações da AMD Radeon no menu de configurações que acabou de aparecer.
      Abra o menu Configurações da AMD Radeon

    Abra o menu Configurações da AMD Radeon

  2. Uma vez dentro do Configurações AMD Radeon, Clique em Exibição, então alterne Vari-Bright Off.
      Modifique as configurações de varibright

    Desativando o brilho variável

  3. Salve as alterações, reinicie seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

5. Crie uma nova conta do Windows

Esse problema também pode ser causado por um problema com os arquivos de sistema da sua conta do Windows. No Windows 10 e no Windows 11, isso é conhecido por causar erros de tempo de execução.

Para corrigir esse problema, crie uma nova conta de usuário e verifique se o problema ainda existe. Para fazer isso, vá para a guia Outras contas da sua instalação do Windows e crie uma conta local com direitos administrativos.

Importante: Esta ação eliminará quaisquer dependências quebradas vinculadas ao seu perfil de usuário.

Se você ainda não tentou isso, siga as etapas abaixo para criar uma nova conta de usuário e veja se isso corrige o erro de tempo de execução atibtmon.exe:

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir o Corre caixa.
  2. Modelo “ms-settings:otherusers” na caixa de texto e pressione Digitar ir para o Família e outras pessoas guia no Definições aplicativo.
      Acesse a guia Outros usuários

    Acesse a guia Outros usuários

  3. No Família & outro menu de usuários, role para baixo até o de outro usuário aba e clique em “ Adicione outra pessoa a este PC.
      Adicionando outra pessoa a este PC

    Adicionando outra pessoa a este PC

    Observação: Dependendo da sua versão do Windows, você precisará selecionar uma conta local e atribuir o nome de usuário, senha, dica de senha e opções de recuperação antes de clicar Próximo.

  4. Conclua as etapas restantes para criar uma nova conta, reinicie o PC e entre com a conta do Windows recém-criada para ver se o erro de tempo de execução foi corrigido.

Se o problema persistir depois que você mudar para uma conta diferente, passe para o próximo método.

6. Atualize os drivers da placa gráfica AMD

Se você já estiver usando os drivers dedicados da AMD e ainda estiver recebendo o erro de tempo de execução toda vez que iniciar o computador, é provável que haja um conflito entre os drivers e a função de ajuste integrada.

Observação: Isso geralmente acontece com laptops DELL e alguns outros modelos de laptops de OEMs que usam GPUs AMD dedicadas.

Felizmente, isso será resolvido automaticamente se você atualizar para a versão mais recente do driver AMD.

Para corrigir esse problema, acesse Gerenciador de Dispositivos e desinstale o drivers AMD atuais. Em seguida, use os canais oficiais da AMD para instalar a versão mais recente do driver que funciona com seu computador.

Importante: Depois de desinstalar os drivers AMD atuais, você experimentará a tela piscando à medida que seu sistema operacional migra para os drivers genéricos. Não se assuste; isso é completamente normal.

Aqui está o que você precisa fazer para atualizar seus drivers AMD para o mais recente:

  1. aperte o Tecla Windows + a letra R para trazer à tona Corre caixa.
  2. A seguir, pressione Digitar depois de digitar “devmgmt.msc” abrir Gerenciador de Dispositivos.
      Abrindo o Gerenciador de Dispositivos

    Abrindo o Gerenciador de Dispositivos

    Observação: Se você for solicitado pelo Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.

  3. Uma vez que você está em Gerenciador de Dispositivos, role para baixo na lista de dispositivos instalados e abra o menu suspenso para Drivers de exibição.
      Abra os drivers de vídeo

    Abra os drivers de vídeo

  4. Clique com o botão direito do mouse na entrada do seu GPU AMD no Adaptadores de vídeo cardápio e escolha “Desinstalar dispositivo” no novo menu que aparece.
  5. Em seguida, siga as instruções na tela para concluir a instalação do driver e feche o Gerenciador de Dispositivos janela.
  6. aperte o Tecla Windows + R novamente para abrir um segundo corre caixa.
  7. No próximo prompt, digite “appwiz.cpl” e pressione Digitar para abrir o Programas e características cardápio.
      Abra o menu Programas e Recursos

    Abra o menu Programas e Recursos

  8. Uma vez que você está no Programas e características cardápio, clique no botão Editor coluna para facilitar a localização de todos os softwares que pertencem ao seu GPU.
      Encomendar itens por editor

    Encomendar itens por editor

  9. Em seguida, desinstale todos os drivers assinados pela AMD Corp. Isso inclui os principais Software catalisador bem como qualquer outro software que você possa ter instalado para ajudá-lo a funcionar.
      Desinstalando o software AMD

    Desinstalando o software AMD

    Observação: Depois de desinstalar os drivers, seu computador deve alternar para as versões genéricas por conta própria.

  10. Depois que todas as partes importantes forem removidas, reinicie o computador e aguarde a conclusão da inicialização.
  11. Depois que seu computador reiniciar, vá para a página oficial de download do driver AMD, use o Recurso de detecção automática ou escolha seu modelo de GPU manualmente . Em seguida, baixe e instale a versão mais recente dos drivers compatíveis.
      Baixe a versão mais recente de um driver AMD compatível

    Baixe a versão mais recente de um driver AMD compatível

  12. Siga as instruções na tela para concluir a instalação do driver AMD mais recente, reinicie seu PC e veja se você ainda está enfrentando o erro de tempo de execução atibtmon.exe.

Se o problema ainda não for corrigido, vá para o próximo método abaixo.

7. Atualize as dependências do Visual C++

Esse erro de tempo de execução também pode ocorrer devido a um pacote Redistributable 2013 do Visual C++ ausente. Lembre-se de que o conjunto AMD (ATI Brightness Monitor) que utiliza o atibtmon.exe pode exigir certas dependências do Visual C++ que seu sistema está faltando no momento.

Observação: Isso é muito mais comum no Windows 11, onde determinadas dependências são do Visual C++ Redist. Os pacotes do Visual Studio 2013 usados ​​principalmente por programas herdados foram preteridos.

Se for esse o caso, você pode corrigir esse problema acessando o site da Microsoft e baixando e instalando os pacotes mais recentes.

Você pode fazer isso e instalar quaisquer requisitos de sistema do Visual C++ ausentes seguindo estas etapas:

  1. Para começar, acesse o Site da Microsoft e baixe a versão compatível do Visual C++ (x86 ou x64).
      Baixar Pacotes Redist Visual C+

    Baixar Pacotes Redist Visual C+

    Observação: Lembre-se de que você deve confirmar que deseja que o Chrome permita o download de mais de um arquivo simultaneamente, pois provavelmente será necessário baixar o executável de 32 bits e o de 64 bits simultaneamente.

  2. Quando ambos os instaladores terminarem o download, clique duas vezes para instalar o Requisitos do Visual C++ (em qualquer ordem).
  3. Após a instalação, reinicie o computador.
  4. Aguarde para ver se o problema ainda persiste depois que o computador for ligado novamente.

Se você ainda receber o mesmo erro de tempo de execução, passe para o próximo método.

8. Execute uma inicialização limpa

Se nenhum dos métodos apresentados acima permitir que você corrija o erro de tempo de execução acionado pelo escritor executável, certifique-se de que o problema não seja causado por um processo ou serviço de terceiros ao atingir um estado de inicialização limpa.

Isso irá ajudá-lo a determinar o que está errado e ver se está interferindo com escritor exe aciona o erro de tempo de execução.

Observação: Isso ocorre principalmente com conjuntos de segurança menos conhecidos. Em alguns casos documentados, esse problema começou a aparecer devido a um programa de segurança superprotetor que inibe a Software ATI Brightness Monitor.

A melhor maneira de corrigir esse problema é fazer uma inicialização limpa e ver se o erro de tempo de execução de inicialização aparece quando nenhum serviço ou processo de terceiros está sendo executado em segundo plano.

Se não for, torna-se uma questão de descobrir o processo ou serviço de terceiros responsável.

Importante: Quando você faz uma inicialização limpa, apenas os serviços e processos de inicialização necessários poderão ser executados. Você perderá muitas funcionalidades, portanto, certifique-se de que essa alteração seja apenas temporária.

Siga este artigo para fazer uma operação de inicialização limpa .

  Execute uma inicialização limpa

Execute uma inicialização limpa

Observação: Se você reiniciou a instalação do Windows e não vê mais o erro de tempo de execução atibtmon.exe durante a inicialização, comece a reativar todos os serviços e processos que você desativou anteriormente até descobrir o culpado.

Tente a próxima correção se chegar a um estado de inicialização limpa não resolver o problema.

9. Implantar varreduras SFC e DISM

Se você não conseguiu encontrar uma solução viável até este ponto, talvez queira investigar se uma possível corrupção de arquivo está causando esse erro de tempo de execução.

Se você não quiser usar ferramentas de terceiros, seria inteligente usar algumas ferramentas que vêm com o programa ( SFC e DISM) .

Observação: Verificador de arquivos do sistema e Gerenciamento e manutenção de imagens de implantação são duas ferramentas internas que podem ser usadas para corrigir arquivos de sistema corrompidos que podem impedir que seu sistema operacional resolva dependências usadas pelo Windows Update.

O Verificador de arquivos do sistema é o melhor lugar para começar, pois pode ser executado sem uma conexão com a Internet.

Siga este artigo para implantar uma verificação SFC .

Observação: A ferramenta SFC trocará partes quebradas dos arquivos do sistema por partes íntegras usando um cache armazenado localmente. Essa verificação não deve ser interrompida até que seja concluída para evitar erros mais lógicos. Se você usar um HDD antigo em vez de um SSD moderno, espere que essa operação demore várias horas.

  Implantar uma verificação SFC

Implantar uma verificação SFC

Importante: Se a verificação do Verificador de arquivos do sistema parar de funcionar durante a execução, NÃO FECHE A JANELA até que o procedimento seja feito. Está perfeitamente bem.

Quando a verificação SFC estiver concluída, reinicie o computador para ver se o erro de tempo de execução para de ocorrer.

Executar uma verificação do DISM se o problema ainda estiver lá.

  Implantar uma verificação do DISM

Implantar uma verificação do DISM

Observação: Como o DISM usa uma parte do Windows Update para substituir arquivos corrompidos por outros que não são, certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja estável.

Após as verificações de SFC e DISM, reinicie o computador para ver se o erro de tempo de execução foi corrigido.

Se o problema continuar acontecendo, passe para a última correção abaixo.

10. Execute uma instalação limpa ou instalação de reparo

Se nenhuma das soluções deste artigo o ajudou a resolver seu problema, ainda há mais uma opção. Você pode ser capaz de corrigir o atibtmon.exe erro de inicialização de uma vez por todas, atualizando todos os componentes do Windows.

Neste ponto, a melhor coisa a fazer é substituir cada arquivo do sistema por uma cópia que você sabe que está íntegra e não corrompida, já que muitos arquivos do sistema se encaixam na descrição do infrator.

Qualquer uma dessas duas maneiras funcionará:

  • Instalação limpa: Tente isso se precisar de uma solução imediatamente. O maior problema com uma instalação limpa do Windows é que, se você não fizer um backup dos seus dados primeiro, ele excluirá todos os seus arquivos e aplicativos que estão atualmente no mesmo disco do seu sistema operacional. Isso ocorre porque uma nova instalação do Windows permite alterar todos os arquivos do sistema sem usar CDs de instalação.
  • Instalação de reparo (reparo no local): Se você tiver tempo extra, sugerimos usar um reparo no local em vez de uma instalação de reparo. O principal benefício desse método é que todos os seus arquivos, jogos e programas são mantidos, mesmo que demore um pouco mais, e você precisa dos DVDs de instalação do Windows 11 corretos.