O processador ARM Cortex-A78C para PCs executa o sistema operacional Windows 10 em laptops

janelas / O processador ARM Cortex-A78C para PCs executa o sistema operacional Windows 10 em laptops 2 minutos lidos BRAÇO

BRAÇO



O Microsoft Windows 10 no projeto ARM agora conta com o suporte oficial diretamente do fabricante dos processadores. ARM acaba de anunciar o processador ARM Cortex-A78C que está sendo projetado especificamente para alimentar laptops que executam Versão do Windows em ARM (WoA) . Espera-se que o anúncio aumente significativamente o suporte ao projeto WoA, não apenas da Microsoft, mas também de fabricantes de hardware .

ARM anunciou um novo processador que se destina a executar o sistema operacional Windows 10. Até o momento, apenas a Microsoft estava tentando desenvolver uma versão do Windows 10 que pudesse ser executada em processadores diferentes da plataforma x86 tradicional. Com chips ARM baseados na arquitetura Cortex-A78 de alto desempenho, os fabricantes de laptops terão em breve um SoC capaz de alimentar seus dispositivos que executam o Windows no sistema operacional ARM.



Processador ARM Cortex-A78C para Windows em ARM, especificações, recursos:

O ARM Cortex-A78C é uma variante do Cortex-A78 Cores topo de linha que irá alimentar a próxima geração de smartphones emblemáticos. A empresa lançou o Cortex-A78 no início deste ano e afirma ser o CPU Cortex-A premium. De acordo com a ARM, o SoC com a CPU pode fornecer um upgrade de desempenho sustentado de 20 por cento e um aumento de 50 por cento na economia de energia em relação ao Cortex-A77 do ano passado.



A nova CPU ARM Cortex-A78C, destinada principalmente para a próxima geração de dispositivos móveis, como laptops sempre ligados, suportará até 8 grandes clusters de núcleo de CPU para uma “computação multi big core homogênea”. Em comparação, o Cortex-A78 de última geração da ARM suporta 4 grandes núcleos de CPU e 4 pequenos núcleos de CPU (Cortex-A55) no DynamIQ proprietário da ARM ou arranjo big.LITTLE. O Cortex-A78 deverá fazer parte do Snapdragon 875 da Qualcomm e SoCs para smartphones Samsung Exynos 1080 .



Além da inclusão de 8 grandes núcleos de CPU, o ARM Cortex-A78C será compatível com a GPU Mali-G78 lançada recentemente. O A78C é projetado especificamente para oferecer oito núcleos de desempenho de CPU “grande”, com 256 KB ou 512 KB de cache L2 por núcleo e até 8 MB de cache L3 para todos os CPUs compartilharem. O tamanho do cache L1 pode ser 32 KB ou 64 KB para cada um dos caches de instrução e dados. O cache L3 supostamente suporta até 60 GB / s de largura de banda sustentada. Isso deve se traduzir diretamente em maior desempenho, especialmente ao trabalhar com grandes conjuntos de dados, afirma o blog oficial da ARM .



Além do Cortex-A78C, há também o Cortex-A78AE que se destina a aplicações automotivas e embarcadas. Todos esses novos processadores obtêm vários recursos de segurança, incluindo um novo recurso Pointer Authentication Code (PAC) embutido na extensão do conjunto de instruções ARMv8.3. Essencialmente, a medida de segurança detecta tentativas de violação e é capaz de restaurar os valores originais do ponteiro. ARM garante que isso ajudará a manter os dados seguros, mesmo ao instalar aplicativos de terceiros.

Quando os laptops com Windows em ARM chegarão com processadores ARM Cortex-A78C?

ARM acaba de anunciar o processador ARM Cortex-A78C. A empresa não ofereceu nenhum cronograma. No entanto, espera-se que o mero anúncio conduza significativamente a decisão dos fabricantes de se concentrar no Windows no ARM. Isso ajudará diretamente a Microsoft a acelerar o desenvolvimento do sistema operacional.

O sistema operacional Windows, incluindo o Windows 10, tem funcionado de forma confiável em CPUs x86 feitas pela Intel e AMD. No entanto, este duopólio agora foi claramente desafiado pela ARM. A propósito, é a Microsoft que quer mais CPUs para executar o Windows de forma confiável. No entanto, é a comunidade de desenvolvimento e entusiasta que deseja SO Windows para rodar em múltiplos computadores de placa única e dispositivos IoT.

Tag BRAÇO janelas