Correção: o Chromium não desinstala

  • O Chromium não está listado no Painel de controle> Programas e recursos e não pode ser desinstalado de maneira convencional.
  • o Mecanismo de pesquisa padrão é substituído automaticamente por um provedor de pesquisa obscuro.
  • Você obtém redirecionamentos constantes, pop-ups e novas guias enquanto navega.
  • Você começa a ter inicializações extremamente baixas e seu PC fica cada vez mais lento.
  • De vez em quando, você recebe pop-ups de anúncios e notificações que não podem ser bloqueados. Eles costumam te alertar para baixar software adicional (que também é malware).
  • Se o seu PC está apresentando alguns dos sintomas acima, provavelmente você está lidando com uma versão infectada do Chromium. Ignorar uma infecção como essa não é aconselhável, pois pode causar enormes problemas ao longo do caminho. Aqui está uma lista de navegadores baseados em Chromium que são conhecidos por se envolverem em atividades de malware:



    • BoBrowser
    • Chedot
    • dúvida
    • BrowseAir
    • MyBrowser
    • Olcinium
    • Palikan
    • Tartaruga
    • Qword
    • Navegador WebDiscover

    Nota: Lembre-se de que esta é apenas uma lista restrita de navegadores obscuros baseados no Chromium que vêm com malware. No topo desta lista, há muitos clones do Chromium que se parecem e se comportam exatamente como o Chromium real (mesmo ícone, mesmo nome, mesmos menus).

    Identifique se o seu navegador Chromium é um malware

    Se atualmente você não consegue desinstalar o Chromium, é importante identificar se você está lidando com uma versão infectada por malware ou com o Chromium limpo. Uma maneira rápida de determinar isso é abrir Gerenciador de tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e veja se você tem várias instâncias do navegador Chromium em seu Processos aba.





    Nota: Vários processos do Chromium que usar alta CPU recursos são um sinal claro de uma infecção por malware. Se você tem vários Cromo casos, há uma grande chance de que você esteja lidando com uma infecção por malware - neste caso, os dois primeiros métodos e comece diretamente com Método 3 . Lembre-se de que esse cenário específico também pode ser encontrado com o Chrome (onde você tem vários processos do Chrome).



    Caso você veja apenas um processo do Chromium (com pouco uso de recursos), pode não estar lidando com uma infecção por malware - neste caso, comece com o primeiro método e siga o restante na ordem até encontrar uma correção que consiga remova o Chromium do seu PC.

    Abaixo, você tem uma coleção de métodos que ajudaram os usuários a desinstalar o Chromium de seus sistemas. Se você não viu vários processos do Chromium no Gerenciador de tarefas, siga cada método na ordem até encontrar uma correção que seja eficaz para sua situação.

    Etapas para desinstalar o Chromium à força

    1. Desinstale do Painel de Controle e exclua a pasta AppData

    Houve alguns relatórios em que os usuários não conseguiram instalar a versão limpa do Chromium. Alguns usuários relataram que o Chromium ainda estava carregado na inicialização, apesar de ter sido desinstalado do Programas e características. Acontece que essa é uma falha conhecida e não tem nada a ver com uma infecção por malware. Nesse caso, a solução seria encontrar a pasta Chromium no Dados do aplicativo pasta e exclua-o manualmente.



    Siga as etapas abaixo para remover a versão legítima do Chromium:

    Nota: Pule as duas primeiras etapas se você já desinstalou Cromo de Programas e características .

    1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma janela Executar. Tipo ' appwiz.cpl ”E bateu Entrar abrir Programas e características.
    2. Percorra o Programas e características lista, clique com o botão direito em Cromo e escolher Desinstalar . Siga as instruções na tela para removê-lo do computador.
      Nota: Reinicie seu computador e veja se você ainda está vendo vestígios do Chromium. Se você ainda estiver vendo um ícone do Chromium em seu Bandeja do sistema , continue com as próximas etapas.
    3. Abra um Explorador de arquivos janela e navegue para C (Windows Drive)> Usuários> “Sua pasta pessoal”> AppData> Local .
      Nota: Se você não conseguir localizar a pasta AppData, provavelmente é porque você desativou as pastas ocultas por padrão. Neste caso, abra uma janela Executar ( Tecla Windows + R ), tipo ' pastas control.exe ”E bateu Entrar abrir Opções de Pasta . Então, vá para o Visão guia e selecione Mostrar arquivos, pastas e drives ocultos debaixo Arquivos e pastas ocultos. Acertar Aplique para confirmar as alterações.
    4. Dentro Dados do aplicativo , localize a pasta Chromium e exclua-a completamente - certifique-se de limpar seu Lixeira de reciclagem depois de excluí-lo de Dados do aplicativo.
      Nota:
      Se você tem o “Pasta em uso” erro ao tentar excluir a pasta AppData, certifique-se de que o Chromium está completamente fechado. Verifique o seu Bandeja do sistema para um ícone do Chromium - se você vir o ícone do Chromium, clique com o botão direito do mouse nele e escolha Sair e tente excluir a pasta do Chromium novamente.

    Agora que você removeu a pasta AppData do Chromium, reinicie o computador e veja se conseguiu desinstalá-lo completamente. Se você ainda estiver vendo vestígios de Chromium, continue com Método 2.

    2. Use um software desinstalador

    Como o Chromium vem em muitos formatos e tamanhos diferentes, alguns pacotes podem ter bugs que impedirão a desinstalação do software com êxito. Se o primeiro método não foi eficaz, vamos ver se uma ferramenta de remoção especializada pode resolver o problema.

    Existem muitos desinstaladores poderosos por aí, então fique à vontade para usar aquele com o qual você se sentir mais confortável. Aconteceu de usarmos Desinstalador iOBit porque já foi instalado. Você também pode usar CCleaner ou Revo para atingir o mesmo propósito.

    Se você estiver tendo problemas para usar uma ferramenta especializada para desinstalar o Chromium, aqui está um guia rápido para fazer isso com Desinstalador iOBit:

    1. Baixar e instalar Desinstalador iOBit do link oficial ( aqui ) Certifique-se de verificar Instalação customizada e evitar que qualquer software incluído seja instalado em seu PC.
    2. Abrir Desinstalador iOBit, Clique em Todos os programas no painel esquerdo, em seguida, encontre Cromo no painel direito. Em seguida, clique no ícone de lixeira associado à entrada do Chromium.
    3. Marque a caixa ao lado de Remover arquivos residuais automaticamente , então acertar o Desinstalar botão.

    Assim que o software for desinstalado, reinicie o sistema e veja se isso removeu algum sinal do Chromium.

    Se ainda estiver vendo sinais do Chromium (ícone da bandeja do sistema ou processos no Gerenciador de tarefas), provavelmente você está lidando com uma infecção por malware. Nesse caso, siga os métodos abaixo para removê-lo do computador.

    3. Remova o Malware Chromium manualmente

    O malware derivado de cromo é conhecido por ter propriedades regenerativas. Como alguns usuários apontaram, o vírus tem a capacidade de reinfectar o seu PC se não for removido corretamente na primeira vez. O vírus é conhecido por ser bastante pesado nos recursos do sistema, portanto, espere que o desempenho geral do seu PC piore cada vez mais se você deixar a infecção por malware sem supervisão.

    Se os dois métodos anteriores foram ineficazes na remoção do Chromium (ou se você descobriu vários processos do Chromium no Gerenciador de Tarefas), é claro que você está lidando com uma infecção por malware.

    Felizmente, existe uma maneira de remover o malware permanentemente do seu computador. Faça isso seguindo as instruções completas abaixo:

    Nota: Lembre-se de que, dependendo do malware com o qual você está lutando, o nome exato das pastas pode ser diferente, mas o processo é exatamente o mesmo.

    1. Abrir Gerenciador de tarefas (Ctrl + Shift + Esc), vou ao Processos guia e localize os processos do Chromium. Em seguida, clique com o botão direito em qualquer um deles e escolha Abrir local do Ficheiro.
    2. Agora, você deve ter conseguido acessar a localização do malware. Mas antes de remover a pasta de malware, precisaremos fechar todos os processos do Chromium. Se você não fizer isso, ele dirá que os arquivos estão em uso e você não terá permissão para excluir o malware. Com isso em mente, feche todos os processos do Chromium ( Clique com o botão direito> Finalizar Tarefa ) no gerenciador de tarefas e vá rapidamente para a próxima etapa.
      Nota: Esses processos serão reabertos automaticamente com o tempo, portanto, execute as etapas o mais rápido possível.
    3. Assim que cada processo do Chromium for fechado, volte para a pasta de localização do malware e exclua o executável principal ( Explore.exe ) O executável hospeda a grande maioria dos dados relacionados ao malware - excluí-lo deve impedir que novos processos sejam gerados novamente.
      Nota: E se clique com o botão direito> Excluir não funcionar, arraste manualmente o arquivo para o seu Lixeira de reciclagem.
    4. Assim que o executável for removido, exclua o resto dos arquivos do Explorar pasta. Assim que todos os arquivos forem removidos, clique no botão Acima seta e exclua o Explorar pasta como um todo.
      Nota: Você não pode excluir a pasta como um todo, a menos que remova seu conteúdo primeiro.
    5. Em seguida, exclua o restante Dados pasta e sobe na hierarquia de pastas para Local.
    6. Finalmente, exclua o Bot de jogos pasta de Local.
    7. Certifique-se de esvaziar o conteúdo do seu Lixeira de reciclagem e reinicie seu sistema. Seu sistema deve reiniciar sem nenhum traço do malware Chromium.

    Mesmo que esse método tenha sido eficaz, siga em frente com o método final para garantir a remoção de todos os vestígios do malware.

    4. Remova os restos de malware

    Como mencionado acima, este vírus em particular tem propriedades regenerativas. Se não for totalmente removido, ele pode baixar novamente os arquivos ausentes e continuar com ele. Ainda mais, se você o tivesse por um tempo, pode ter infectado outros processos também.

    Para garantir a remoção de todos os vestígios dele, vamos fazer uma verificação anti-malware para remover todos os vestígios do malware. Este malware derivado do Chromium em particular é conhecido por deixar para trás entradas de registro que podem resultar em sequestros de navegador bem-sucedidos. Você pode usar várias ferramentas para fazer esse trabalho, mas recomendamos o Malwarebytes porque é uma solução completa e gratuita.

    Siga o guia abaixo para remover qualquer vestígio do Malware Chromium:

    1. Baixe e instale Malwarebytes do link oficial ( aqui )
    2. Abrir Malwarebytes e clique Varredura no painel mais à esquerda. Então selecione Verificação de ameaças e acertar o Inicia escaneamento botão.
    3. Aguarde até que a verificação seja concluída, pode levar algumas horas, dependendo do seu sistema.
    4. Quando estiver concluído, veja se ele removeu alguma entrada de registro ou arquivos relacionados ao navegador clicando em Exibir ameaças identificadas. Então, certifique-se de que todas as ameaças sejam selecionadas e acerte o Quarentena selecionada botão.
    5. Independentemente do resultado, reinicie o sistema uma última vez. Na próxima inicialização, não deve haver nenhum vestígio do malware Chromium.
    8 minutos lidos