Apple iPhone 12 fará o A14 SoC no processo de fabricação de 5 nm, mas os custos aumentarão, relatório de reclamações

maçã / Apple iPhone 12 fará o A14 SoC no processo de fabricação de 5 nm, mas os custos aumentarão, relatório de reclamações 3 minutos lidos

iPhone 11



A atual geração do Apple iPhone 11 tem um poderoso A13 Bionic System em um Chip. Embora bastante poderoso, a Apple já está olhando para a próxima geração de processadores para sua próxima linha do iPhone. Um novo relatório afirma que a Apple já recebeu amostras de pré-produção e engenharia de CPU de próxima geração para os iPhones não anunciados até agora. Os chips do protótipo podem ser nomeados A14. O que é importante notar é que esses novos chips serão fabricados em um novo e revolucionário processo de fabricação de 5 nm.

Um novo relatório afirma que a Apple Inc. está atualmente em posse do SoC A14 de próxima geração, que foi fabricado no EUV de 5 nm . Os chips são fabricados pelo atual parceiro da Apple, a empresa taiwanesa TSMC. Embora o relatório permaneça sem corroboração no momento, a Apple pode estar envolvida no desenvolvimento da próxima geração de iPhones da Apple. Além disso, dado o fato de que a Huawei é a única empresa hoje que está usando o primeiro processador de smartphone fabricado em EUV do mundo, a Apple certamente tentaria entrar no novo processo de fabricação para criar processadores melhores, mais rápidos e mais eficientes em termos de energia para iPhones.



Apple em posse de amostras A14 SoC da TSMC feitas no processo EUV de 5 nm:

A Apple tem o hábito de controlar rigidamente todos os aspectos da produção do iPhone. Isso inclui a maioria dos componentes e, mais especificamente, o processador. A Apple seguiu esse processo e desenvolveu sua própria microarquitetura de processador para chips tão complexos como o A13 e tão simples como o H1. Essa metodologia permite que a Apple ajuste cada aspecto da produção e otimize melhor a relação software-hardware, o que acaba resultando em uma operação mais suave dos iPhones em configurações do mundo real.



https://twitter.com/dell_servers/status/1186266530545188866



maçã varia muito sua abordagem ao hardware em comparação com o ecossistema do sistema operacional Android. A empresa tradicionalmente escolhe seus fabricantes de hardware e parâmetros de microarquitetura de seus processadores para smartphones a partir do zero. A geração atual do Apple A13 SoC é inegavelmente um dos processadores para smartphones mais rápidos que existem hoje. No entanto, a velocidade e a potência exigiram a necessidade de uma bateria mais robusta, o que indica por que os iPhones da Apple mais recentes são um pouco mais grossos do que o normal.

O Apple A13 SoC de geração atual é fabricado pela TSMC em seu processo de fabricação de 7 nm de 2ª geração. É uma CPU de seis núcleos ARMv8.3-A de 64 bits, com dois núcleos de alto desempenho rodando a 2,65 GHz chamados Lightning e quatro núcleos com eficiência energética chamados Thunder. Ele integra uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) de quatro núcleos projetada pela Apple. O SoC consegue incorporar 8,5 bilhões de transistores. Desnecessário acrescentar que o SoC Apple A14 de próxima geração, supostamente construído no processo de fabricação de 5 nm da TSMC, teria ainda mais transistores compactados em uma matriz menor.

A Apple irá realmente avançar no processo de fabricação de 5 nm para o SoC A14 de próxima geração?

É importante notar que a Apple investiu pesadamente no aperfeiçoamento do processo de produção de 7 nm em colaboração com a TSMC. Portanto, há uma grande probabilidade de que a Apple continue com o mesmo processo de produção e aprimore outras áreas do SoC. A TSMC está sem dúvida avançando ou experimentando o processo de fabricação de 5 nm. Ao falar com os participantes, o vice-presidente e CEO da TSMC, Wu Wei, declarou recentemente: “Com o N5, estamos expandindo ainda mais nosso portfólio de produtos para clientes e aumentando nosso mercado endereçável. A rampa inicial será conduzida por aplicativos móveis e HPC. Estamos confiantes de que 5 nanômetros terão uma rampa forte e serão um nó grande e duradouro para a TSMC. ”



Curiosamente, a TSMC tem reduzido constantemente o tamanho da matriz, mas o último processo de 5 nm será o primeiro salto de nó verdadeiro da TSMC de 7 nm. Se a Apple decidir avançar para este processo de produção, será em parte para manter sua vantagem competitiva contra os gostos da Huawei. O HiSilicon Kirin 1000 SoC, prestes a estrear em 2020 na série Mate 40, poderia ser produzido comercialmente no processo de fabricação de 5 nm. Se a Apple não for capaz de acompanhar, isso pode afetar a percepção do consumidor, e a Apple certamente não vai querer isso.

Tag maçã Iphone