O Google pode reduzir o alto uso de RAM do navegador Chrome se a Microsoft concordar em fazer alterações nas configurações do sistema operacional Windows 10

Programas / O Google pode reduzir o alto uso de RAM do navegador Chrome se a Microsoft concordar em fazer alterações nas configurações do sistema operacional Windows 10 2 minutos lidos

Modo escuro no Google Chrome



O navegador Google Chrome é conhecido por seu uso de RAM significativamente alto, especialmente em computadores que executam o Windows 10. Parece que o Google pode ser capaz de reduzir o consumo de memória do navegador Chrome. O gigante das buscas, no entanto, requer alguns ajustes específicos e mudanças nas configurações da Microsoft dentro do Windows 10 para alcançar o tão esperado Recurso de redução de uso de RAM .

Microsoft tinha recentemente ofereceu maneiras de reduzir o alto consumo de RAM do navegador Google Chrome . O fabricante do sistema operacional Windows 10 indicou que seu próprio navegador Edge, baseado no mecanismo Chromium fornecido pelo Google, reduziu com sucesso o uso de RAM. No entanto, o Google rejeitou a técnica alegando que impactou negativamente o desempenho da CPU . Agora, o Google afirma que pode reduzir com sucesso o uso de RAM do navegador Chrome se a Microsoft ajustar o Windows 10 OS.



A Microsoft lançou o ‘Segment Heap’ para reduzir o uso de RAM dos aplicativos, mas o Google Chrome não coopera?

Com a atualização do Windows 10 de maio de 2020, também chamada de atualização 20H1 ou v2004, a Microsoft introduziu um novo recurso chamado ‘Segment Heap’. Ele foi projetado para reduzir o uso de memória com alguns aplicativos Win32 da área de trabalho, como Google Chrome e Edge. A técnica envolve uma “implementação de heap moderna” que supostamente reduz o uso geral de memória dos aplicativos.



É, no entanto, importante observar que Segment Heap é algo que os desenvolvedores precisam usar em seus aplicativos. A Microsoft já está usando isso em seu Chromium Edge. Na verdade, a empresa afirma que essa nova técnica registrou uma redução de 27% no uso de memória do navegador Edge.



A propósito, o Google estava disposto a adotar a técnica 'Segment Heap' para o navegador Google Chrome. No entanto, o gigante das buscas observou que a correção de economia de RAM que a Microsoft desenvolveu não será habilitada em versões futuras do Chrome, incluindo a versão 85. O Google afirmou que o Segment Heap reduziu o uso de RAM de seu navegador, mas também terminou causando regressão de desempenho, incluindo alto uso da CPU.



Até o momento, o Google tem usado o método de manifesto .exe para habilitar o heap de segmento. Google notado que a técnica antiga tem algum impacto positivo no uso de RAM, mas consome tempo de CPU, “A economia vem principalmente do navegador e dos processos de rede, enquanto o custo vem principalmente do processo de renderização.”

O Google precisa da Microsoft para ajustar o Windows 10 para reduzir o uso de RAM do navegador Chrome:

O Google afirma que seria muito fácil usar Segment Heap sem regressão de desempenho da CPU se a Microsoft concordasse em adicionar uma função ao sistema operacional Windows 10 que definiria ou limparia o bit 'segment-heap-enabled' em RtlpHpHeapFeatures em ntdll.dll.

O desenvolvedor sênior do Google também enviou uma postagem formal sobre Github que buscou a assistência da Microsoft para implementar as duas opções a seguir:

  1. HEAP_ENABLE_SEGMENT_HEAP - cria um heap de segmento em vez de um heap de NT.
  2. HEAP_DISABLE_SEGMENT_HEAP - cria um heap NT em vez de um heap de segmento, mesmo se o heap de segmento foi solicitado no manifesto do aplicativo.

Nem é preciso mencionar que os sinalizadores seriam úteis para todos os navegadores da web baseados no mecanismo Chromium do Google. No entanto, não é provável que a Microsoft se desfaça avidamente de sua própria tecnologia de economia de RAM para o método do Google. Google e Microsoft poderiam trabalhar em conjunto no Segment Heap. Mas até então, o Chrome não funcionará com a técnica de economia de RAM da Microsoft.

Tag cromada Google Microsoft