CPU AMD EPYC ‘Milan’ baseada em ZEN 3 aparece online, possivelmente com 32 núcleos e desempenho equivalente ao Intel Xeon?

Hardware / CPU AMD EPYC ‘Milan’ baseada em ZEN 3 aparece online, possivelmente com 32 núcleos e desempenho equivalente ao Intel Xeon? 2 minutos lidos

A AMD revelou sua arquitetura Zen 3 em 8 de outubro de 2020 - Imagem: Wccftech



AMD lançou recentemente o CPUs Ryzen série 5000 baseadas em ZEN 3 . Esses processadores para desktop são bastante poderosos e é natural que a AMD também desenvolva CPUs para servidores baseados na arquitetura ZEN 3 Core. Parece que uma amostra de engenharia de estágio inicial da CPU de nível de servidor AMD EPYC, codinome ‘Milan’, pode ter vazado online.

Fotos e informações das CPUs EPYC Milan de próxima geração da AMD foram publicadas online. Embora não haja uma maneira confiável de garantir a autenticidade das informações, é bem possível que a AMD tenha começado a testar a nova geração de CPUs de nível de servidor EPYC baseadas na nova arquitetura ZEN 3 Core.



CPU AMD ZEN 3 EPYC Milan para servidores em teste:

A AMD deve começar a oferecer CPUs de nível de servidor EPYC para empresas e grandes empresas de tecnologia no início do próximo ano. Portanto, é lógico que a empresa já tenha desenvolvido protótipos das novas CPUs de servidor baseadas no ZEN 3 e tenha começado a ajustá-los. Agora informação parcial sobre essas CPUs apareceu online na forma de uma única captura de tela que parece ser do software CPU-z.



A captura de tela da CPU-z não é muito detalhada e mostra apenas uma seção parcial do número de núcleos que parecem ir até 8. No entanto, a barra de rolagem é obviamente muito longa e, estimando pelo comprimento, é bem possível que a amostra de engenharia da CPU AMD EPYC Milan contém cerca de 32 núcleos.



Além da imagem, o vazador também afirma que as CPUs AMD EPYC Milan de próxima geração apresentarão desempenho de núcleo único que estará no mesmo nível das CPUs Xeon topo de linha da Intel. Embora não haja nenhuma captura de tela, o benchmark inicial do suposto teste foi de 500 pontos. É bem provável que o vazamento se referisse ao benchmark CPU-z.



Se os números forem exatos, as próximas CPUs EPYC Milan com ZEN 3 Cores terão um salto de 23 por cento no desempenho em relação à CPU EPYC 7742 de 2ª geração com o codinome ‘Rome’. Correlacionando os números e estimativas com o Cinebench R20, esses números significariam um salto de desempenho de 25 a 30 por cento em cargas de trabalho de thread único. Desnecessário acrescentar, isso é bastante esperado a partir dos rumores anteriores que afirmavam que as CPUs EPYC Milan podem apresentar uma melhoria de desempenho de cerca de 20 por cento em relação a seus predecessores.

Curiosamente, o vazador adicionou o testbench composto de uma plataforma dual-socket (2P). Nem é preciso acrescentar que essa plataforma não se destina ao mercado consumidor e é reservada para chips EPYC de primeira linha. Se os números e o aumento de desempenho forem precisos, as CPUs de nível de servidor Xeon da Intel têm um sério concorrente em termos de desempenho e eficiência. As novas CPUs AMD vão competir com Cooper Lake-SP 14nm da Intel e CPUs de 10nm Ice Lake-SP que estará disponível este ano.

Aqui está um rápido resumo das informações sobre as CPUs de nível de servidor AMD EPYC Milan baseadas em ZEN 3:

  • Núcleos Zen 3 avançados de 7 nm (~ 64 núcleos / 128 thread)
  • Pino compatível com soquete SP3
  • SKUs TDP 120W-225W
  • Suporte PCIe 4.0
  • Suporte de memória DDR4
  • Lançamento em 2020
Tag amd