O que é ucmapi.exe e devo removê-lo?

e você não instalou o pacote Office em um local personalizado, há uma grande chance de que você esteja lidando com um executável malicioso.



Se a investigação acima revelou um local suspeito onde o ucmapi.exe arquivo estiver armazenado, você deve prosseguir verificando se o executável está infectado ou não. A melhor ação aqui é verificar o arquivo em um grande banco de dados de vírus para descobrir se você está lidando com um falso positivo ou uma violação de segurança legítima.

Existem muitos serviços diferentes que permitem que você faça isso, mas encorajamos você a usar o banco de dados do VirusTotal, pois é o maior e é totalmente gratuito. Para fazer upload do arquivo para análise no VirusTotal, acesse este link ( aqui ), carregue o arquivo e aguarde a conclusão da análise.



Nenhuma ameaça detectada com o VirusTotal



Nota: Se a análise do VirusTotal não levantou nenhuma preocupação, pule a próxima seção abaixo e vá diretamente para o ‘Devo remover ucmapi.exe?’ seção.



Por outro lado, se a análise acima teve alguns pontos de exclamação vermelhos, continue com a próxima seção abaixo para obter instruções passo a passo sobre como lidar com a infecção por vírus.

Lidando com a ameaça à segurança

Se você está seguindo esta seção, significa que a investigação acima levantou algumas preocupações sobre a infecção por vírus. Nesse caso, é altamente recomendável que você implante um scanner de segurança que seja 100% capaz de identificar e remover malware com recursos de camuflagem.

Lembre-se de que, ao lidar com malware de auto-cloaking, esses executáveis ​​são notoriamente difíceis de detectar e eliminar. Nem todos os scanners são capazes de lidar com eles de forma eficaz - especialmente as versões gratuitas de scanners de segurança.



Mas se você estiver procurando por uma segurança que seja capaz de lidar com esses tipos de ameaças de segurança sem pedir a você para comprar uma assinatura premium, recomendamos o Malwarebytes. Uma varredura profunda com essa segurança permitirá que você remova a grande maioria dos malwares programados para evitar a detecção, passando-se por processos com privilégios aprimorados.

Se você não tiver certeza de como realizar uma varredura profunda do Malwarebytes, siga as instruções descritas neste artigo ( aqui )

Digitalize a tela concluída no Malwarebytes

Se a verificação acima conseguiu identificar e colocar em quarentena os itens infectados, reinicie o computador e veja se o processo ucmapi.exe desaparece da lista de processos ativos dentro do Gerenciador de Tarefas.

Se esse método não era aplicável ou você ainda está tendo o mesmo comportamento em relação ao ucmapi.exe, vá para a próxima seção abaixo.

Devo remover o ucmapi.exe?

Se a investigação acima não revelou nenhum problema de segurança, você pode assumir com segurança que o ucmapi.exe executável com o qual você está lidando é genuíno.

Lembre-se de que o ucmapi.exe é um módulo SFC que facilita a comunicação entre o SFC e o Outlook. A remoção deste módulo interromperá a sincronização entre os dados de calendário / programação, histórico de conversas de mensagens instantâneas e informações de contato.

Se você estiver preparado para enfrentar essas consequências, poderá potencialmente remover o processo, se desejar. Mas excluir o processo manualmente não será muito bom, pois o programa do Office provavelmente o regenerará durante a próxima inicialização do sistema.

Como corrigir problemas relacionados ao ucmapi.exe?

Vários problemas diferentes estão relacionados ao ucmapi.exe processo. Alguns usuários estão relatando que esse processo bloqueia o arquivo OST do Outlook até a próxima inicialização, alguns dizem que o processo está consumindo uma quantidade excessiva de recursos mesmo quando o Office não está em execução, enquanto outros relatam que esse processo acaba causando o Skype sempre que é iniciado .

Independentemente de seus problemas com este processo, analisamos cada cenário em parte e testamos as várias estratégias de reparo que são recomendadas pelos usuários afetados que conseguiram resolver esse problema específico. Acontece que vários cenários diferentes causarão problemas com o processo ucmapi.exe. Aqui está uma lista de possíveis culpados:

  • O suplemento Lync Meeting está instalado - Acontece que esse problema também pode ocorrer devido a um suplemento do Outlook chamado Lync Meeting instalado no Office 2013. Essa combinação é conhecida por causar alto uso de recursos consumidos por ucmapi.exe. Nesse caso, você pode resolver o problema removendo o suplemento Lync Meeting.
  • O modo de compatibilidade está ativado - Se o executável principal do Lync estiver configurado para ser executado no modo de compatibilidade (com uma versão mais antiga do Windows), o processo ucmapi.exe provavelmente será provável que o processo ucmapi.exe vá para o ponto em que permanecerá aberto mesmo quando o programa principal está fechado. Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema desativando o modo de compatibilidade na tela Propriedades.
  • Instalação corrompida do Office - De acordo com vários relatórios de usuários, esse problema também pode ocorrer devido a algum tipo de corrupção dentro da pasta de instalação do Office, que foi desencadeada por uma instalação incorreta ou por um item de escritório em quarentena. Neste caso, o problema pode ser resolvido reparando a instalação do escritório.

Método 1: Removendo o suplemento de reunião do Lync

Acontece que esse problema também pode ocorrer devido a um suplemento do Outlook chamado Reunião do Lync. Acontece que o uso deste suplemento com o Microsoft Office 2013 tem a chance de causar um uso excepcionalmente alto de recursos causado por ucmapi.exe.

Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema acessando a tela Opções do Outlook e removendo o suplemento de reunião do Lync. Vários usuários afetados confirmaram que esse método permitiu que eles resolvessem o problema totalmente

Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

  1. Abra o aplicativo Outlook e clique em Arquivo da barra de fita no topo. Em seguida, clique em Opções no menu vertical à esquerda.
  2. Assim que estiver dentro do Opções do Outlook , selecione os Adicionar em guia no menu vertical na seção esquerda da tela.
  3. Dentro de Opções de suplemento tela, vá para a seção inferior da tela e clique no menu suspenso associado a Gerir .
  4. Na próxima janela, selecione Suplementos COM e clique em Ir para ver a lista de suplementos instalados.
  5. Quando você está dentro do Suplemento COM tela, procure por Suplemento de reunião do Lync , selecione-o e clique em Retirar para se livrar dele.
  6. Reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

    Desinstalando os suplementos responsáveis

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: Desativando o modo de compatibilidade do Lync

Acontece que esse problema específico pode ocorrer em situações em que o executável principal do Lync está configurado para ser executado no modo de compatibilidade (com uma versão mais antiga do Windows). Isso acaba em conflito com o ucmapi.exe com o potencial de levá-lo a um ponto em que permanecerá aberto mesmo que o programa principal do Office seja fechado.

Vários usuários que se encontravam em uma situação semelhante conseguiram resolver o problema desabilitando o modo de compatibilidade no arquivo Lync.exe.

Aqui está um guia rápido sobre como desativar o modo de compatibilidade no executável principal do Lync:

  1. Clique com o botão direito no principal Lync executável e escolha Propriedades no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando a tela Propriedades do aplicativo que encontrou o problema

  2. Assim que estiver dentro da tela de propriedades, selecione o Compatibilidade guia na parte superior da tela e, em seguida, desmarque a caixa associada a Execute este programa em modo de compatibilidade para.

    Executando o programa em modo de compatibilidade

  3. Clique Aplique para salvar as alterações, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.

Se você ainda está encontrando o mesmo problema relacionado ao ucmapi.exe mesmo depois de executar as etapas acima, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Reparando a instalação do Office

Acontece que esse problema específico pode ocorrer devido a algum tipo de corrupção de arquivo do sistema dentro da pasta de instalação do Office. Isso pode ser causado por uma instalação incorreta ou pode surgir devido a um item de escritório em quarentena.

Alguns usuários que também encontraram esse problema relataram que finalmente conseguiram resolver o problema usando a função de reparo rápido incluída na versão mais recente do Microsoft Office. Lembre-se de que você deve ser capaz de seguir o procedimento abaixo, independentemente do pacote Office que estiver usando.

Aqui está o que você precisa fazer para reparar a instalação do seu escritório:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e arquivos janela.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Depois de conseguir entrar no Programas e características janela, localize a instalação do Microsoft Office e clique com o botão direito sobre ela. Em seguida, no menu de contexto recém-exibido, clique em Mudança.

    Alterando a instalação do Microsoft Office

  3. Assim que estiver dentro do menu de reparo, escolha Reparo rápido na lista de opções disponíveis para iniciar o processo de reparo.

    Reparando a instalação do Office

  4. Assim que o processo for concluído, reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.
    Nota: Você também pode tentar executar um reparo online se o primeiro procedimento falhar.
7 minutos lidos