O que é: serviço do agente de softthinks e como desativá-lo

O Serviço do Agente SoftThinks ocorre como um processo denominado “SftService.exe” no gerenciador de tarefas. Para alguns usuários, está intimamente relacionado a “toaster.exe”. O SoftThinks Agent Service faz parte do utilitário Dell Backup and Recovery que pertence ao Dell Backup and Recovery ou Dell DataSafe Local Backup ou AlienRespawn nos PCs Dell Alienware. Simplificando, este é um utilitário de backup que cria um backup do seu sistema de forma que, em caso de um problema fatal no seu PC, você possa recuperar o seu sistema para o último estado de funcionamento do qual foi feito backup. Sempre que o sistema é inicializado ou acordado com êxito da hibernação ou do modo de suspensão, o utilitário de backup Dell faz uma cópia do sistema, pois considera esta a melhor configuração mais recente para o sistema.

Como o backup não precisa de uma janela física para ser executado, ele usa um serviço chamado “SftService.exe” para executar a atividade. A incompatibilidade com a versão do Windows que você está executando faz com que este programa aproveite 100% do uso do disco e, conseqüentemente, mais de 80% do uso da CPU. Como se trata de um serviço, você não encontrará esse arquivo nos programas de inicialização, mas sim nos serviços do sistema.

Muitos usuários de PC reclamaram que seu computador congela devido ao alto uso do disco por cerca de 10 minutos a 3 horas. Em uma inspeção mais detalhada, os usuários são capazes de restringir o problema a um processo específico denominado SoftThinks Agent Service no gerenciador de tarefas. Classificando seus processos por uso de disco no gerenciador de tarefas, você pode dizer qual processo está usando mais espaço em disco.

Este alto uso do disco também eleva a CPU para mais de 80% do uso e esgota a bateria muito rápido. Dado o uso do disco e da CPU, o SoftThinks Agent domina o sistema por 10 minutos a algumas horas. O problema pode desaparecer por um tempo, mas quando você reiniciar o PC ou sair do modo de suspensão ou hibernação, o PC levará o mesmo tempo para ser utilizável. Agora, o que é o SoftThinks Agent Service e o que ele faz? É essencial para executar o Windows; e pode ser desativado se não for essencial? Estas são as perguntas que este artigo vai responder.

O SoftThinks Agent Service é essencial para executar o Windows?

‘SftService.exe’ não é essencial para o Windows e costuma causar problemas. Ele não faz nada diferente do que o utilitário de Backup do Windows integrado faz. Você pode usar o utilitário de backup e restauração do Windows (Painel de controle> Exibir ícones pequenos / Todos os itens do painel de controle> Backup e restauração) em seu lugar. Se você realmente deseja continuar usando o Dell Backup, você pode tentar a versão atualizada que pode corrigir este bug disponível para download aqui ou aqui . Se desejar, você pode desabilitar este serviço ou desinstalar o utilitário de backup dell. Veja como você pode fazer isso.

Método 1: Desative o serviço do agente SoftThinks

Você pode manter o software de backup dell interrompendo o início automático do SoftThinks Agent Service. Seus arquivos não serão alterados, mas isso impedirá o serviço de sequestrar automaticamente o uso do disco e direcionar o uso da CPU a um ponto em que o computador congela.

1. Pressione a tecla Windows + R para abrir Executar
  2. Digite ‘Serviços’ e pressione Enter para abrir a janela Serviços
  3. Procure um serviço denominado ‘SoftThinks Agent Service’. Clique com o botão direito e selecione propriedades.
  4. Na janela de propriedades, clique na caixa de combinação suspensa chamada ‘tipo de inicialização’ e altere para “Desativado” (ou “Manual”: o manual permitirá que você abra o utilitário de backup Dell posteriormente, se desejar).
  5. Na seção ‘status do serviço’, clique em “Parar” para encerrar o serviço do Agente SoftThinks que já estava em execução no seu sistema.
  6. Clique em ‘Aplicar’, ‘OK’ e feche a janela de serviços. O problema agora deve ser corrigido.

Método 2: desinstale o utilitário Dell Backup

Se você não precisa do utilitário de backup Dell, pode desinstalá-lo. Isso também removerá o SoftThinks Agent Service e limpará o bug de uso do disco.

1. Pressione a tecla Windows + R para abrir Executar
  2. Digite ‘appwiz.cpl’ e pressione Enter para abrir a janela Programas e Recursos
  3. Olhe para Dell Backup and Recovery ou Dell DataSafe Local Backup ou AlienRespawn em PCs Dell Alienware. Todos esses são utilitários de backup que instalam este serviço.
  4. Clique no programa para selecioná-lo e clique em “Desinstalar”
  5. Siga as instruções na tela para desinstalar completamente o programa
  6. Reinicie seu computador.

Nota: Uma atualização do utilitário Dell Backup disponível aqui pode corrigir esse problema. Não se esqueça de que um alto uso do disco também é uma indicação de um disco rígido com defeito. Se você não consegue ver uma causa aparente para o alto uso do disco no gerenciador de tarefas e até mesmo reinstalou o Windows e removeu todos os vírus, então este deve ser o melhor momento para clonar seu disco rígido e instalar um novo disco antes da falha completa.