Correção: ERR_SSL_Protocol_Error



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Cada um de nós usa a Internet diariamente. Usamos navegadores de internet como Firefox e Google Chrome para acessar vários sites diferentes. Mas, às vezes, você pode ver um erro ao acessar um site específico ou um conjunto de sites. A mensagem de erro pode variar dependendo do navegador que você está usando, mas será algo na linha de “Erro de protocolo SSL”, algo a ver com o protocolo SSL. O erro irá impedir você de acessar o site. Você pode ver esse erro em todos os navegadores ou apenas em um deles.



Se olharmos para o cerne do problema e sua mensagem de erro, ele indica um erro de protocolo SSL. O erro de protocolo SSL significa basicamente que seu navegador não consegue estabelecer uma conexão segura com o site. Agora, isso pode ser causado por uma ampla gama de coisas. Isso pode ser simplesmente um problema do final do site, pode ser por causa de problemas com o navegador, também pode ser causado por alguns aplicativos de segurança bloqueando a conexão e várias outras coisas. Como existem inúmeras coisas que podem fazer com que isso aconteça, cobriremos todas as possibilidades e suas soluções. Portanto, passe por cada método listado abaixo até que o problema seja resolvido.



Dica

  • Tente desabilitar seu antivírus ou outros aplicativos de segurança por um tempo e verifique se isso resolve o problema. Antivírus e outros aplicativos de segurança podem estar bloqueando sua conexão. Nota: Não mantenha seu antivírus desativado por um longo período de tempo. Os antivírus são essenciais para a segurança do seu sistema. Portanto, ligue o antivírus novamente quando a solução de problemas estiver concluída.
  • Às vezes, o problema pode ser simplesmente a data ou hora errada. Data e hora incorretas podem causar esse problema, especialmente se você estiver usando o Google Chrome. Portanto, certifique-se de que a hora e a data estejam corretas
  • Você verá esse erro se o seu computador identificar o site de destino como um site não seguro. Sites não seguros ou conhecidos por atividades maliciosas serão bloqueados automaticamente. Portanto, certifique-se de que está tentando acessar um site seguro. Se o site de destino não for seguro, o bloqueio automático existe por uma razão que é para protegê-lo. Se for um site inseguro, os métodos fornecidos a seguir não serão úteis para você.

Método 1: reiniciar e / ou aguardar

Isso pode parecer estúpido, mas realmente funciona. Às vezes, uma simples reinicialização e nova tentativa resolverão o problema. Se reiniciar não resolver o problema, aguardar um pouco também é uma opção. Isso funciona porque na maioria das vezes o problema pode ser simplesmente do servidor ou do final do site. Esse tipo de problema geralmente é resolvido depois de um tempo.



Portanto, se você não estiver com pressa, reinicie e verifique se o problema foi resolvido. Se a reinicialização não resolver o problema, espere alguns minutos ou algumas horas.

Método 2: Excluir arquivo Hosts

Quase todo computador possui um arquivo chamado hosts. Este arquivo, em palavras simples, é um arquivo de texto que contém o mapeamento de nomes de domínio e endereços IP. Excluir este arquivo resolve o problema para uma quantidade considerável de usuários. Então, aqui estão as etapas para localizar e excluir este arquivo.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo C: Windows System32 drivers etc e pressione Entrar



  1. Localize o arquivo chamado “Hosts”
  2. Clique com o botão direito em hosts e selecione Excluir . Clique sim para quaisquer prompts adicionais

Uma vez feito isso, reinicie o navegador com o qual você estava tendo problemas e verifique se os problemas foram resolvidos

Nota: Se você não pode excluir o arquivo hosts, pode não ter as permissões adequadas. Para obter as permissões adequadas, clique com o botão direito arquivo hosts > selecione propriedades > selecione Aba de segurança > Clique Editar > Selecione o nome de usuário com o qual você está conectado e marque todas as caixas em Permitir > Clique Está bem . Agora tente.

Método 3: limpar estados SSL

Basicamente, sempre que você tenta se conectar a um site, seu computador pede ao site um certificado que permite ao seu sistema verificar se o site é seguro ou não. Assim que a verificação é feita, uma conexão segura é estabelecida. Todo esse processo de verificação leva tempo, então os certificados do seu site são armazenados no seu computador para acelerar a fase de estabelecimento da conexão. Esses certificados armazenados localmente podem ser corrompidos, o que acabará criando problemas na conexão com aquele site específico ou um grupo deles.

Esses caches de certificados armazenados localmente podem ser limpos limpando o estado SSL. Uma vez limpo, seu computador irá armazenar novamente os certificados em cache e, com sorte, resolver o problema.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo inetcpl.cpl e pressione Entrar

  1. Isso abrirá o opções de Internet janela
  2. Clique no Conteúdo aba
  3. Clique em Limpar Estado SSL botão
  4. Clique Está bem confirmar. Uma vez feito isso, clique Está bem para fechar a janela Opções da Internet

Isso deve resolver o problema caso tenha sido causado por certificados corrompidos. Uma vez feito isso, reinicie seu navegador para ver se você pode se conectar ao site ou não.

Método 4: verificar as configurações de firewall

O Firewall do Windows é uma forma eficaz de manter seu computador seguro. O Firewall do Windows controla o tráfego de entrada e saída do seu computador. Às vezes, seus sites (ou um grupo deles) podem ser bloqueados pelo seu Firewall. Isso pode ser intencional ou não, mas sempre vale a pena verificar. Normalmente, é uma boa coisa bloquear sites não seguros, mas se você estiver vendo esse erro em um site seguro, remover o site da lista negra do seu Firewall resolverá o problema.

Siga as etapas abaixo para verificar as configurações do seu Firewall

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo firewall.cpl e pressione Entrar

  1. Clique Configurações avançadas do canto superior esquerdo. Isso deve abrir uma nova janela

  1. Clique Regras de entrada
  2. Dê uma olhada nesta lista. Qualquer entrada com um sinal de bloqueio vermelho é bloqueada. Se houver um endereço de site em qualquer uma dessas entradas, selecione-o e clique em Desativar regra ou Excluir do painel direito

  1. Uma vez feito isso, clique no Regras de saída e repita a etapa acima neste também

Feche a janela quando terminar. Se você desativou algum site, abra seu navegador e verifique se o site está acessível ou não. Se não houver sites nesta lista, vá para o próximo método.

Método 5: Verificar vírus

Nota: Este método é para pessoas que não podem acessar o site de qualquer um dos navegadores. Você ainda pode seguir o método e escanear seu sistema, porém, não há nenhum dano nisso.

Embora tenhamos instruído você a desabilitar seus aplicativos de segurança na seção de dicas, vírus e malware podem estar por trás desse problema. É altamente improvável, mas não impossível, que um malware esteja causando esse problema. Se o seu sistema estiver infectado, os certificados podem estar sendo corrompidos por esse vírus. É aconselhável fazer uma verificação completa do sistema e eliminar quaisquer ameaças que seu antivírus encontrar.

Método 6: redefinir o roteador

Se você está enfrentando esse problema em todas as suas máquinas em uma única rede e não consegue acessar o site de nenhum navegador, este método é para você. Isso soa mais como um problema de rede ou roteador. Simplesmente redefinir ou reiniciar o roteador provavelmente resolverá o problema.

5 minutos lidos