Os processadores AMD Athlon são bons para jogos?

A linha AMD Athlon é conhecida como a linha de desempenho relativamente baixo da empresa. Mas essa linha costumava ser a oferta de última geração da empresa no passado. Agora, foi substituído pelos processadores Ryzen. Os processadores Athlon ainda vivem como uma alternativa de preço relativamente baixo às ofertas Ryzen. Mas, esses chips são bons para jogos? Vamos descobrir.

Quais são os processadores AMD Athlon atualmente disponíveis?

O único processador Athlon que a AMD fabrica e está disponível no mercado hoje é o Athlon 3000G. Ele substituiu o antigo processador Athlon 2000GE e ainda não viu um sucessor da série 5000. O Athlon 3000G é um processador dual-core com tecnologia hyperthreading integrada. Possui 1 MB de cache L2 e 4 MB de memória cache L3. Os núcleos rodam a 3,5 GHz e tem um TDP de 35 W.

O 3000G é uma APU, pois tem um 'G' no final de seu nome. O processador gráfico integrado é o Vega 3, que é decentemente poderoso para um processador que está sendo vendido na marca de 60$.

Os processadores AMD Athlon são suficientes para jogos?

No que diz respeito ao desempenho dos jogos, os processadores Athlon da geração atual não foram projetados para lidar com os jogos AAA mais recentes do mercado. Esses processadores são projetados principalmente para tarefas de baixo consumo de energia e baixo desempenho e são adequados para computadores de escritório ou PCs de mídia. O máximo que a AMD recomenda nesses processadores é multitarefa moderada.

Mas, se você quiser jogar com eles, seu desempenho será abaixo do ideal. O 3000G é mais poderoso que o processador Pentium Gold, mas qualquer i3 barato de algumas gerações atrás ou o Ryzen 3 2200G o vencerá facilmente. Esses processadores não custam mais do que os 3000G, tornando a compra do processador Athlon um pouco inútil. Este processador foi desenvolvido para uso em escritório, então as empresas que estão comprando peças a granel podem economizar bastante pagando 20$ a menos por processador.

No entanto, se você emparelhar este processador com qualquer processador gráfico decente, como a GeForce GTX 1050 Ti ou a GeForce GTX 1650, poderá reproduzir a maioria dos títulos AAA modernos em predefinições gráficas baixas a médias. O processador ainda pode afunilar essas GPUs de nível básico.

No geral, não recomendamos obter o Athlon 3000G para jogos. O Vega 3 que vem incluído também é bastante fraco. Então, pegue um i3 barato ou um Ryzen 3 e combine-o com uma GPU de nível básico. Se você está com o orçamento apertado, dê uma olhada no Ryzen 5 3400G. O Vega 11 que ele contém elimina a necessidade de uma GPU dedicada em grande parte.