Nvidia finalmente mostra Freesync algum amor

Hardware / Nvidia finalmente mostra Freesync algum amor 1 minuto lido

Nvidia

Freesync e G-Sync são os dois lados da mesma moeda, mas estão na vanguarda do debate quando se trata de um padrão para a tecnologia de sincronização adaptativa. Os casos podem ser feitos para qualquer um deles, mas não houve uma adoção clara do vencedor.

FreeSync - o padrão aberto

A maioria dos monitores de baixa taxa de alta taxa de atualização, na verdade, vem com suporte para freesync. Isso porque são mais baratos de implementar. Freesync é integrado ao padrão DisplayPort 1.2a, mas requer hardware escalonador adicional para funcionar. Mas muitos fabricantes são licenciados para fazer o hardware e isso mantém o preço competitivo.

G-Sync

Este padrão é exclusivo da Nvidia e é altamente padronizado. Os fabricantes precisam instalar um módulo de escalonamento específico para implementar o G-Sync em seus monitores, o que é caro. Embora G-Sync tenha um desempenho melhor e tenha um alcance maior.

Nvidia finalmente suporta Freesync

A Nvidia se recusou a implementar o freesync todos esses anos, embora fosse um padrão de código aberto. Eles poderiam ter habilitado isso com uma única atualização de driver, mas isso teria prejudicado suas receitas de vendas do G-Sync.

Finalmente, eles chegaram, anunciando o suporte para o padrão freesync em sua palestra no CES deste ano. A Nvidia lançará uma atualização de driver em 15 de janeiro que habilitará Freesync em suas placas.

• Acer XFA240
  • Acer XG270HU
  • Acer XV273K
  • Acer XZ321Q
  • Agon AG241QG4
  • AOC G2590FX
  • Asus MG278Q
  • Asus XG248
  • Asus VG258Q
  • Asus XG258
  • Asus VG278Q
  • BenQ XL2740

Estes são os monitores que a Nvidia irá suportar oficialmente, mas você pode habilitá-los manualmente no painel de controle.

O que significa daqui para frente

A Nvidia é o maior player no espaço de GPU do consumidor e sua adoção do padrão Freesync certamente ajudará os jogadores com monitores Freesync existentes. Também veremos muito mais monitores lançando o Freesync nos próximos meses.

Isso não significa que o G-Sync será desativado. Não há dúvida de que a implementação da Nvidia é melhor do que o padrão aberto, então o G-Sync continuará a dominar a extremidade superior.

Até a Intel anunciou no ano passado que suas GPUs integradas Gen 11 suportariam Adaptive-Sync (Freesync). A adoção de um único padrão beneficia muito os consumidores, permitindo que façam compras sem se preocupar com o suporte de hardware.