Como verificar a quantidade de VRAM que você possui no Windows 10

VRAM (Video RAM) é um tipo específico de RAM (Random Access Memory) que é usado em unidades de processamento gráfico (GPUs) para computadores. As placas gráficas dedicadas para computadores têm sua própria RAM, separada da RAM do computador em que estão instaladas, a qual é reservada para funções de memória relacionadas a telas e gráficos. Diferentes placas gráficas têm diferentes quantidades de VRAM. A regra geral é que quanto mais VRAM uma placa de vídeo tiver, melhor será, pois mais VRAM significa que uma placa de vídeo pode lidar com mais gráficos e exibir operações ao mesmo tempo.

Uma vez que a quantidade de VRAM de uma placa de vídeo desempenha um papel importante na determinação de quão boa é uma placa de vídeo, quase todo usuário de computador com uma placa de vídeo dedicada deseja saber quanta RAM de vídeo sua GPU possui. Felizmente, fazer isso é moleza, mesmo no Windows 10 - a versão mais recente e melhor do sistema operacional Windows. No Windows 10, um usuário pode verificar a quantidade de VRAM que tem em seu computador de duas maneiras diferentes - uma delas é um processo bastante simples que envolve nada além de utilitários de sistema integrados, enquanto a outra usa um aplicativo de terceiros que é capaz de fazer muito mais do que apenas dizer a quantidade de VRAM que sua placa de vídeo tem. Para verificar a quantidade de VRAM de um computador com Windows 10, você pode usar um dos seguintes métodos:

Método 1: usando as configurações de exibição

Tudo o que um usuário do Windows 10 precisa fazer é acessar seu Configurações do visor e, desde que eles saibam exatamente para onde ir em seguida, eles serão capazes de descobrir exatamente quanto VRAM seu computador tem. Para usar este método para verificar a quantidade de VRAM de sua placa gráfica, você precisa:

1. aperte o Logotipo do Windows tecla do seu teclado para abrir o Menu Iniciar .
  2. Tipo exibição e pressione Entrar .
  3. No painel esquerdo da tela que se abre, clique em Exibição debaixo de Sistema seção.
  4. No final da página, após o Múltiplos monitores seção, clique em Propriedades do adaptador de vídeo . Isso abrirá uma janela contendo informações sobre o seu adaptador de vídeo (que é apenas outro nome para a placa gráfica do seu computador).
  5. A quantidade de VRAM da placa gráfica do seu computador será listada ao lado de Memória de vídeo dedicada: debaixo de Informações do adaptador seção.
  6. Quando terminar de verificar a quantidade de RAM de vídeo que seu computador possui, basta clicar em Está bem para fechar o Propriedades janela.

Método 2: usando CPU-Z

Os usuários do Windows 10 também podem usar um aplicativo de terceiros conhecido como CPU-Z para verificar exatamente a quantidade de RAM de vídeo que o computador possui. CPU-Z , no entanto, é bom para muito mais do que apenas verificar a quantidade de VRAM que uma placa de vídeo tem - ela pode ler os genes de uma GPU e exibir cada bit e parte das informações que puder encontrar relacionadas a ela (desde o número completo do modelo até sua execução atual temperatura e mesmo quando foi fabricado). Além do que, além do mais, CPU-Z também não se limita a uma placa gráfica de computador - ele ainda obtém informações sobre todos os outros hardwares importantes, como a CPU, a RAM do computador e seus ventiladores. Usar CPU-Z para verificar a quantidade de RAM de vídeo do seu computador, simplesmente:

1. Ir aqui e baixe a versão (32 ou 64 bits) do CPU-Z que se adapte ao hardware do seu computador no idioma (inglês ou chinês) de sua preferência.
  2. Instalar CPU-Z e execute-o.
  3. Esperar por CPU-Z para detectar a placa gráfica do seu computador. Depois de fazer isso, navegue até o Gráficos guia e você verá todas as informações que conseguiu encontrar sobre sua GPU, incluindo quanto Memória de Vídeo Dedicada ou VRAM que tem.

Método 3: usando DxDiag

Muitas pessoas não sabem sobre isso, mas há uma ferramenta integrada no Windows onde você pode verificar as especificações do seu computador e conhecer um pouco mais sobre ele. É conhecido como DxDiag , DxDiag é uma ferramenta oficial da Microsoft que permite visualizar informações do sistema e informações do DirectX relacionadas à placa de vídeo e placa de som. Para usar esta ferramenta você terá que seguir estes passos: -

1. Pressione e segure as teclas Windows + R juntas, digite “ DxDiag ”Sem aspas na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Agora vá para o Exibição guia presente na parte superior da tela. Aqui embaixo do Dispositivo mesa, você poderá ver todos os detalhes da placa gráfica no seu computador. Como você pode ver no exemplo abaixo, a placa de vídeo pertence à série Intel UHD, que faz parte da placa padrão nos processadores Intel.
  3. Quando terminar de verificar a quantidade de VRAM que seu computador possui, basta clicar em Está bem para fechar o DxDiag janela.