Microsoft provoca 'todo novo' Windows 1.0 com executivo MS-DOS completo com logotipo retrô

janelas / Microsoft provoca 'todo novo' Windows 1.0 com executivo MS-DOS completo com logotipo retrô 4 minutos lidos

Fonte de disquete do Windows 1.0 - Bigibarn



A Microsoft iluminou a plataforma de microblog Twitter com um anúncio interessante, mas desconcertante. Um Tweet de duas partes mencionou a introdução do Windows 1.0 “totalmente novo”. O tweet ainda mencionava as primeiras versões comerciais do MS-DOS, Clock e outros aplicativos dos bons velhos tempos. Curiosamente, isso não é um erro de digitação ou falha. A conta oficial da Microsoft no Twitter não apenas reconheceu a autenticidade e precisão do tweet, mas também seguiu outro tweet, prometendo algo “tubular”.

Nas últimas horas, a Microsoft postou duas atualizações em suas contas do Twitter e Instagram. Em ambas as plataformas, contas oficialmente reconhecidas da Microsoft, a empresa provocou o lançamento do Windows 1.0. Para afirmar o óbvio, os usuários do Twitter ficaram confusos sobre as verdadeiras intenções do fabricante do sistema operacional Windows.



https://twitter.com/Windows/status/1145731141695168512



A Microsoft tweetou e postou no Instagram um vídeo de 13 segundos sobre seu “novo” sistema operacional Windows 1.0. O vídeo tem uma aparência dos anos 80 e exibe os logotipos de versões anteriores do software, terminando com o logotipo original para 1.0.



https://www.instagram.com/p/BzYX_Zehmo2/

O curto vídeo é essencialmente um resumo dos ícones do sistema operacional Windows que a Microsoft lançou para usuários de PC. O vídeo é completo com música de fundo no estilo dos anos 1980. Começando a partir do ícone do Windows 10 mais recente, que carrega o design de material plano, o vídeo muda rapidamente para o Windows 8.1, Windows 7, Windows XP, Windows 98, Windows 95, Windows 3.1 e, finalmente, culmina no Windows 1.0. O ícone do Windows 1.0, entretanto, não está em preto e branco. Em vez disso, ele apresenta uma tonalidade azul clara distinta. A Microsoft até adicionou categoricamente uma legenda que dizia:

“Apresentando o novo Windows 1.0, com MS-DOS Executive, Clock e muito mais !!,”



A propósito, a conta do Twitter da Microsoft ostenta orgulhosamente o logotipo do Windows 1.0. Até mesmo a imagem grande no topo da página de destino oficial do Twitter consiste em dois profissionais trabalhando com o Windows 1.0. Desnecessário dizer que, se considerarmos puramente o conteúdo, parece que a Microsoft está planejando lançar o Windows 1.0 em uma nova forma.

O que é ainda mais chocante é o fato de que a Microsoft parece ter apagado a conta do Instagram. Atualmente, exceto pela nova postagem que anuncia a chegada ou re-chegada iminente do Windows 1.0, a conta do Instagram da Microsoft está completamente em branco.

A Microsoft está reintroduzindo o Windows 1.0?

O Windows 1.0, o primeiro sistema operacional (SO) para PC comercialmente disponível, foi lançado há mais de três décadas. O sistema operacional aparentemente rudimentar foi revolucionário na época. Ele consistia essencialmente no shell gráfico de 16 bits que foi construído sobre o MS-DOS, o conjunto de instruções do sistema operacional da Microsoft. O Windows 1.0 foi puramente planejado para ser operado com um teclado grande e robusto porque os ratos de computador ainda não eram comuns ou mesmo bem desenvolvidos.

Ainda assim, em uma etapa bastante progressiva, a Microsoft construiu suporte para um mouse de computador dentro do Windows 1.0. Em uma postagem de blog bastante antiga, a Microsoft mencionou o suporte ao mouse, afirmando: “ Na verdade, o mouse era um pouco curioso na época, percebido por muitos usuários experientes como ineficiente, pesado, não ergonômico e difícil de aprender a usar. O rato era certamente exótico . '

Dada a natureza arcaica do sistema operacional totalmente obsoleto, é altamente improvável que a Microsoft considere relançar o Windows 1.0. A Microsoft já tem um sistema operacional Windows 10 em constante evolução. Com cada atualização significativa, a Microsoft oferece cada vez mais novas funcionalidades e correção de bugs.

Embora seja altamente improvável que o Windows 1.0 esteja de volta, existem várias possibilidades por trás da nova campanha de mídia social enigmática da Microsoft. A Microsoft poderia estar oferecendo o antigo sistema operacional como software de código aberto. Se a Microsoft decidir abrir o código-fonte do Windows 1.0, ela simplesmente seguirá seus próprios passos. A empresa ofereceu recentemente o MS-DOS, seu conjunto de instruções executáveis, como um software de código aberto. Além disso, a empresa adquiriu recentemente um repositório de código aberto GitHub . Aliás, além dos milhares de software que o GitHub hospeda abertamente para consumo gratuito, o MS-DOS da Microsoft e até mesmo o aplicativo Calculadora do Windows estão hospedados na plataforma.

Surpreendentemente, em resposta a um dos usuários do Twitter, a Microsoft chegou a afirmar, 'Windows 1.0, chegando em breve' e ofereceu um tweet de acompanhamento que mencionava que seu antigo jogo Reversi também seria incluído, além de outros nostálgicos aspectos como Autoexec.bat, Config.sys e muitos outros remanescentes do ecossistema do sistema operacional Windows muito mais antigo.

Muitos usuários de mídia social suspeitam fortemente que as contas de mídia social da Microsoft podem ter sido hackeadas. No entanto, não houve nenhuma indicação oficial ou confirmação sobre qualquer violação de segurança. Curiosamente, os tweets de acompanhamento indicam claramente que a Microsoft está interagindo com os seguidores. Em resposta a uma pergunta: “O quê? Por quê? Agora? Sério? ”, Respondeu a Microsoft,“ Em ordem: Windows 1.01. Por que não? Parece que está acontecendo. Tome uma pílula gelada e aproveite a viagem, cara. ;-) ”Outras respostas incluem“ Fique ligado ”e“ Aguarde atualizações! ”

A Microsoft poderia estar lançando um mash-up do Windows e do Linux?

Microsoft tem sido mostrando muita afinidade com o Linux . Além de incluir suporte nativo para rodar Linux, existem várias distribuições Linux populares na Microsoft Store. Algumas das menções notáveis ​​incluem Arch Linux, Ubuntu, SUSE, etc.

O Windows 1.0 pode ser uma tentativa interessante da Microsoft de oferecer uma distro Linux com um nome Windows. A versão 1.0 serviria como um ponto de partida ideal, já que seria o primeiro mash-up de seu tipo de Windows e Linux. Alguns até sugerem que a Microsoft está tentando oferecer suporte legado para aplicativos de 16 bits. Várias empresas se recusaram veementemente a atualizar seus sistemas. Embora a execução nativa de sistemas de 16 bits em plataformas obsoletas seja muito arriscada, a Microsoft pode oferecer suporte em nuvem para tais aplicativos antigos, mas ainda teimosamente usados.

Um dos mais verossímeis e razões plausíveis para provocar a reintrodução do Windows 1.0 pode ser por causa de Coisas Estranhas , uma série emocionante que está sendo transmitida pela Netflix. Curiosamente, a nova temporada da série se passa no ano de 1985. Nem é preciso dizer que é o mesmo ano em que a Microsoft estreou o Windows 1.0

Tag Microsoft janelas